Métricas que Movem Negócios: intensivo em indicadores de alto impacto

Online ao Vivo

Inscrições até: 01/6/2025

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*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

Domine indicadores estratégicos e transforme dados em insights para decisões que impulsionam negócios, explorando o poder das métricas para ampliar resultados. Uma imersão na aplicação estratégica e eficiente de KPIs, do planejamento de indicadores à tomada de decisão baseada em dados, incorporando as melhores práticas e casos de mercado.

Para quem se destina?

​​O curso é ideal para quem deseja aplicar uma abordagem estratégica ao uso de indicadores, dominar boas práticas de gestão de métricas e explorar tendências e ferramentas tecnológicas que potencializam a análise de dados. Este curso contempla para profissionais que desejam ampliar competências e aprimorar suas habilidades em análise de indicadores e tomada de decisão baseada em dados, incluindo:
  • ​Gestores e líderes empresariais que buscam melhorar a performance de suas equipes e alinhar indicadores aos objetivos estratégicos da organização.
  • ​Profissionais de planejamento estratégico e áreas de controle do negócio que necessitam estruturar métricas eficientes para otimizar processos e mensurar resultados.
  • ​Analistas de negócios, inteligência de mercado e data analytics que desejam aprofundar seus conhecimentos na construção e interpretação de indicadores estratégicos.
  • ​Empreendedores e tomadores de decisão que querem utilizar KPIs de forma eficaz para impulsionar o crescimento e a competitividade de seus negócios.
  • ​Consultores e especialistas em gestão empresarial que buscam aprimorar suas metodologias e ferramentas para suportar clientes na gestão de desempenho.
  • ​Profissionais das áreas de operações, marketing, vendas e recursos humanos interessados em utilizar métricas para melhorar a eficiência e o impacto de suas ações.

Programa

O que você vai aprender

  • ​​Desenvolver competências profissionais para a definição, análise e aplicação estratégica de indicadores de desempenho com objetivo de medir e impulsionar a performance e resultados dos negócios.
  • ​Demonstrar como transformar dados em insights relevantes e acionáveis, aprimorando a tomada de decisão baseada em métricas concretas e essenciais às organizações.
  • ​Explorar as melhores práticas na seleção e monitoramento de KPIs, garantindo alinhamento com objetivos estratégicos do negócio.
  • ​Apresentar frameworks e metodologias consagradas, como Balanced Scorecard, Benchmarking e outras abordagens de mensuração de desempenho.
  • ​Discutir a aplicação de tecnologia na gestão de indicadores, incluindo ferramentas de análise, automação e visualização de dados.
  • ​Analisar estudos de caso de empresas que utilizam métricas estratégicas com sucesso, identificando fatores críticos para a geração de impacto real nos resultados.
  • ​Capacitar os participantes na construção de um sistema eficiente de indicadores, desde a escolha das métricas até sua implementação e acompanhamento contínuo.
  • ​Desenvolver uma visão crítica sobre a interpretação de dados e a confiabilidade das métricas, evitando armadilhas comuns na análise de indicadores.
  • ​Promover networking e troca de experiências entre profissionais de diferentes segmentos, enriquecendo a compreensão das métricas aplicadas a distintos contextos de negócios.​
​​Aula 1
  • ​Planejamento Estratégico e Indicadores: das evidências para a análise estratégica ao monitoramento da execução e resultados
  • ​O papel dos indicadores na gestão estratégica e na tomada de decisão
  • ​Dados, Métricas x Indicadores: Entendendo as diferenças e aplicabilidade
  • ​Desdobramento de Indicadores: níveis estratégicos, táticos e operacionais
  • ​Selecionando KPIs eficazes: O que medir e por quê?
  • ​OKRs vs. KPIs: Quando e como utilizar cada abordagem
  • ​Estudo de caso: Como empresas de referência estruturam seus indicadores
  • ​Discussão e networking: compartilhamento de experiências e melhores práticas
​Aula 2
  • ​Frameworks de mensuração de desempenho: Balanced Scorecard, Benchmarking e outras metodologias
  • ​Do modelo de negócio aos indicadores: Modelagem e construção de KPIs alinhados aos objetivos estratégicos; BMG e Lean Canvas
  • ​Transformando dados em informações para a tomada de decisão: como coletar, estruturar e interpretar dados para tomada de decisão
  • ​Dashboards e painéis de controle: Criando visualizações eficientes de indicadores
  • ​Ferramentas para análise de dados e automação da gestão de KPIs
  • ​Atividade prática: construindo um conjunto de KPIs para um cenário empresarial real
  • ​Discussão e networking: compartilhamento de experiências e melhores práticas
​Aula 3
  • ​Boas práticas para análise de indicadores e diagnóstico de desempenho
  • ​Erros comuns na interpretação de métricas e como evitá-los
  • ​Data-driven Decision-making (DDDM) e Data-driven mindset (DDM): Como criar uma cultura organizacional orientada a dados
  • ​Indicadores de performance nas principais dimensões do negócio: financeira; marketing e vendas; gestão de clientes e mercado; processos e tecnologia; recursos humanos; inovação; ESG.
  • ​Leading e Lagging: Indicadores preditivos vs. Indicadores retrospectivos
  • ​Estudo de caso: Decisões estratégicas impulsionadas por KPIs bem estruturados
  • ​Discussão e networking: compartilhamento de experiências e melhores práticas
​Aula 4
  • ​Análise de casos reais: Empresas que utilizam KPIs para gerar impacto nos negócios
  • ​Desafios na implementação de métricas estratégicas e como superá-los
  • ​Tendências na gestão de indicadores: Big Data, Inteligência Artificial e Automação
  • ​Atividade prática: construção de um modelo de indicadores para um case real
  • ​Discussão e networking: compartilhamento de experiências e melhores práticas

Quando acontece?

Professor

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

​​Fernando Berlitz

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão¹

Ou R$
a vista no boleto², pix ou no débito.

¹ Cobrança regular ou recorrente (sem comprometer o limite de crédito)
² Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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