​​Psicologia do Consumo – Como o Cérebro Compra​

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Inscrições até: 01/6/2025

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*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

​​​Importante a todos os gestores, empreendedores e profissionais que buscam conhecer como o Cérebro processa os múltiplos estímulos do meio. Esta compreensão subsidia conseguir compor os estímulos corretos e emoções positivas em nosso Público. “Se você quiser mudar o comportamento de alguém, mude primeiro a sua percepção. – Jack Welch

Para quem se destina?

consumidor de forma estratégica.
  • Empreendedores e Empresários – que desejam melhorar suas estratégias de vendas e relacionamento com clientes.
  • Profissionais de Marketing e Publicidade – que buscam aprimorar campanhas com base em técnicas de neurociência e psicologia do consumo.
  • Gestores de Negócios – que querem compreender o impacto das decisões inconscientes no comportamento do consumidor.
  • Estudantes e Pesquisadores – interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre os mecanismos cerebrais que influenciam o consumo.
  • Vendedores e Profissionais de Atendimento ao Cliente – que desejam compreender melhor os clientes e aumentar conversões.

Programa

O que você vai aprender

O curso Psicologia do Consumo tem como principais objetivos:
  • Compreender os fundamentos neurocientíficos da decisão de compra
  • Explorar o funcionamento do cérebro trino (Reptiliano, Límbico e Neocórtex) e sua influência no comportamento do consumidor.
  • Entender o impacto das emoções, memória e cognição no processo de decisão de compra.
  • Desenvolver um olhar crítico sobre a influência do marketing no consumo
  • Analisar técnicas de persuasão, storytelling e mensagens subliminares utilizadas em campanhas publicitárias.
  • Estudar gatilhos emocionais e heurísticas aplicadas ao comportamento de compra.
  • Capacitar os participantes para a aplicação prática dos conceitos
  • Aprender a utilizar estratégias de copywriting, neuroeconomia e gamificação para potencializar vendas e engajamento.
  • Desenvolver habilidades para segmentação e análise do perfil do consumidor.
  • Reduzir a vulnerabilidade à manipulação no consumo
  • Identificar os principais fatores que influenciam decisões de compra inconscientes.
  • Desenvolver um pensamento crítico
 
Divisão do Conteúdo em 4 Dias de Aula (3 horas cada) Cada aula será estruturada para garantir uma progressão lógica no aprendizado, partindo dos fundamentos da neurociência e psicologia do consumo até a aplicação prática das técnicas persuasivas utilizadas no mercado. Forma
Dia 1 – Fundamentos da Psicologia do Consumo
Objetivo: Compreender a base neurocientífica do comportamento do consumidor e os mecanismos inconscientes que influenciam as decisões de compra.
  • Conteúdos:
  • Como as coisas começaram pra nós… (introdução ao estudo do consumo)
  • Cérebro trino – Reptiliano, Límbico e Neocórtex: Como processamos informações e tomamos decisões
  • Como o cérebro escolhe: Fatores que impactam a decisão de compra
  • Processo de Decisão de Compra: Do impulso à racionalização
  • Teoria do modelo de processamento dual: Sistema 1 (rápido e emocional) vs. Sistema 2 (lento e racional)
  • Algumas dicas simples… (introdução a insights práticos)
  Forma
Dia 2 – Influências Sensoriais e Decisões de Compra
Objetivo: Explorar como os sentidos, o ambiente e os estímulos externos impactam a percepção do consumidor.
  • Conteúdos:
  • Supermercado e Restaurante: Como os ambientes são projetados para influenciar escolhas
  • Como seus sentidos te enganam para provar suas escolhas (percepção e neuromarketing sensorial)
  • Desconto temporal – O Cérebro Impulsivo: A dificuldade do cérebro em lidar com recompensas futuras
  • Teoria Psicanalítica das pulsões: Como desejos inconscientes afetam o consumo
  • Técnicas psicológicas mais utilizadas para aproximar o cliente (principais estratégias de marketing e vendas)
  Forma
Dia 3 – Estratégias do Mercado para Influenciar Consumo
Objetivo: Analisar os principais mecanismos de persuasão e influência usados pelo mercado para captar a atenção dos consumidores.
  • Conteúdos:
  • Mensagens Subliminares: O impacto das comunicações ocultas no comportamento do consumidor
  • Comunique-se por imagem: A importância do design e da identidade visual na decisão de compra
  • 8 técnicas dirigidas utilizadas pelo mercado para chamar a sua atenção (métodos aplicados por grandes marcas)
  • Efeito de atração, Efeito de Contexto e Efeito de Referência: Como nossa percepção é manipulada na tomada de decisão
  Forma
Dia 4 – Aplicação Prática e Gatilhos Mentais no Consumo
Objetivo: Desenvolver um olhar crítico e estratégico sobre as técnicas de persuasão e como usá-las de forma ética nos negócios.
  • Conteúdos:
  • 10 dicas de como eu economizo algum??? (estratégias para evitar armadilhas de consumo)
  • Os 10 encantos de um Shopping Center: Como os shoppings induzem a permanência e o gasto do consumidor
  • Como compram Homens e Mulheres? Diferenças neurobiológicas no processo de compra
  • 6 Gatilhos emocionais utilizados para explorar em seu negócio (gatilhos como escassez, prova social, reciprocidade)
  • A regra dos 100: Estratégia para definir promoções e percepção de valor
  • Vamos falar em persuasão: Resumo das principais técnicas e como aplicá-las de forma ética
  Forma
Conclusão e Encerramento
  • No final do curso, os participantes terão uma visão aprofundada sobre como as decisões de compra são tomadas, quais fatores psicológicos e neurocientíficos impactam o consumo e como as empresas utilizam esses conhecimentos para influenciar os clientes.
 
  • Esse formato garante um aprendizado progressivo e prático, com aplicações diretas no mercado e na vida cotidiana.

Quando acontece?

Professor

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão¹

Ou R$
a vista no boleto², pix ou no débito.

¹ Cobrança regular ou recorrente (sem comprometer o limite de crédito)
² Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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