Redação Publicitária em Promo

Aulas online ao vivo ou presenciais

Inscrições: Encerradas

Selecione a opção do curso para continuar

O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

​​​O curso joga luz sobre as técnicas de uma pessoa redatora de promo, profissional responsável pela criação de campanhas publicitárias de conteúdos audiovisuais na televisão, cinema e no streaming/digital. Um mercado aquecido por natureza, mas pouco explorado por quem vem da vizinha publicidade – uma nova oportunidade de carreira. ​​

Para quem se destina?

  • ​​​Profissionais de Televisão buscando especialização em criação
  • ​Profissionais de propaganda interessados em migrar do mercado de agência para o de empresas.
  • ​Profissionais que buscam recolocação e podem identificar em Promo uma nova oportunidade de mercado.
  • ​Executivos de Televisão, principalmente, os que trabalham em emissoras afiliadas, precisam ser multitasking. E uma especialização em criação/promo é tudo o que precisam para dominar melhor esse dia a dia atribulado.
  • ​Só a Globo, por exemplo, tem 123 afiliadas espalhadas pelo Brasil. Temos enorme potencial para angariar inscrições dessas pessoas pensando no ensino remoto. Não só através do meu nome, enquanto criativo da marca, mas, principalmente, pela oportunidade de aprender sobre o tema de interesse na melhor escola de propaganda e marketing do Brasil.
  • ​Estudantes que almejam trabalhar com criação e têm interesse em novos horizontes pouco explorados nas instituições de ensino e/ou no mercado de propaganda em geral.

Programa

O que você vai aprender

Os principais objetivos do curso são:
  • ​​Decifrar os processos criativos para cada um encontrar o seu, por meio de desafios reais – da publicidade e da TV Globo.
  • ​Explorar formatos e linguagens de Promo.
  • ​Desenvolver técnicas de criação e roteirização de filmes promocionais.
  • ​Estimular trajetos de raciocínio estratégicos para conceituação de marcas e campanhas.
  • ​Formar “salas de roteiro” a fim de estimular a criatividade e a criação dos alunos.
  • ​Aprofundar em redação publicitária não apenas para conversão, mas para construir marca.
  • ​Desenvolver uma escrita criativa e persuasiva, mas, principalmente, clara, sem perder o faro tático.
  • ​Humor e emoção à serviço das histórias.
  • ​Um review de luxo de grandes cases de promo e de propaganda visando a criação de campanhas inéditas.
​​Aula 1: Introdução ao copywriting – o que é escrita criativa e como ela atua em Promo? (3h)
  • ​Por que Promo larga na frente da propaganda em relação ao público?
  • ​A dor e a delícia de falar para dezenas de milhões de pessoas.
  • ​TV: uma amiga íntima. Já dizia McLuhan, o meio é a mensagem.
  • ​Venda sem vender. A missão número 1.
  • ​Step by step de um redator de Promo.
​Aula 2: Uma imagem vale mais que mil palavras. Até você escrever um bom título. (3h)
  • ​Título. Uma escola de raciocínio.
  • ​Um bom redator gosta de escrever pouco. E dizer muito.
  • ​A arte de transformar títulos em filmes, campanhas e, claro, em Promo.
  • ​Download de conhecimento.
  • ​Fazeção – gastar teclado.
​Aula 3: A técnica por trás das ideias – diferentes formas de contar a sua história. (3h)
  • ​Pilares de uma ideia: território, conceito e forma.
  • ​Trope: uma rica fonte de insights.
  • ​As verdades da vida e das marcas.
  • ​4 técnicas de raciocínio muito usadas por redatores.
  • ​Marcas são pessoas.
​Aula 4: Fazer rir ou fazer chorar, qual é a sua? Convidado: Daniel Bensusan (IPG Health – NY)
  • ​Primeira parte com convidado palestrante
  • ​Vender produto/serviço X Vender histórias.
  • ​Desmistificando processos criativos
  • ​Criatividade vende.
  • ​Home Office x Criatividade
  • ​Criação na gringa
  • ​Fazer rir
  • ​Fazer chorar
  • ​O que um redator de promo faz que os outros não fazem
​Aula 5: É Promo ou Propaganda? Palestrante: André “YAS” Yasaka (TV Globo)
  • ​Primeira parte com convidado palestrante
  • ​Co-criação da entrega final – divisão em duplas (de criação)
  • ​Primeiro momento
  • Cada dupla ficará em uma sala (zoom e presencial) onde trocaremos ideias sobre seus respectivos projetos.
  • Segundo momento
  • Cada dupla apresenta e defende os conceitos e ideias criadas a todos.​​

Quando acontece?

Professor

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Pedro de Queiroz

Certificado

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

Rio de Janeiro

Ladeira da Glória, 26

Glória - Rio de Janeiro - RJ

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos?
Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.