Search Engine Optimization (SEO) – Como melhorar resultados digitais para buscadores

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sobre o curso

Descrição do curso

De acordo com pesquisas do Google, 90% dos consumidores pesquisam na internet antes de realizar uma compra (https://revistapegn.globo.com/negocios/noticia/2023/03/nove-em-dez-brasileiros-pesquisam-online-antes-de-comprar-diz-google.ghtml). É notável que hoje existe uma “cultura da recomendação e informação”, ou seja, os consumidores buscam se informar e ir atrás de opiniões de outros usuários para tomar uma decisão.

Nesse cenário, os buscadores, como o Google, exercem papel primordial para o acesso dessa informação. A procura por opiniões e conteúdo passa por esses buscadores e pelas redes sociais. Sendo assim, é de suma importância que a sua empresa esteja bem posicionada no Google para que seu público encontre informações sobre sua marca de forma mais fácil. É nesse cenário que o SEO (Search Engine Optimization) se encontra, pois são técnicas que visam melhorar a visibilidade de seu conteúdo no Google e favorecer uma melhor experiência do usuário.

O curso tem como objetivo proporcionar uma visão estratégica de SEO (Search Engine Optimization), ações de posicionamento no Google que não geram custos com mídia. Compreender estratégias e metodologias para otimização de resultados no Google e outros buscadores, por meio da aplicação de otimização de conteúdo, otimização de tecnologia e relacionamento com o meio digital para ações de Link Building.

Para quem se destina?

Profissionais do marketing e marketing digital, líderes de agência, gestores de departamentos de marketing e lideres de veículos de comunicação

Programa

O que você vai aprender

Os principais objetivos do curso são:
  • Entender os conceitos fundamentais de SEO e conhecer iniciativas para aumentar posicionamento nas buscas de sites institucionais, portais, blogs ee-commerces com foco no aumento de tráfego e receitas originadas por vendas no ambiente digital.
  • Aplicar otimizações de conteúdo para que o Google e outros considere o site relevante para os usuários e consumidores.
  • Aplicar estratégias de Link Building para aumento de autoridade de um site.
  • Conhecer os elementos mais importantes de código HTML e outras tecnologias que auxiliam a indexação dos mecanismos de busca.
  • Avaliar a importância de alianças corporativas com áreas conectadas com marketing digital (por exemplo: tecnologia da informação, comunicação e assessoria de imprensa) nos projetos de marketing para buscadores.
Aula 1 – Introdução a SEO e Conteúdo voltado para SEO
  • Objetivos de aprendizagem
  • Como funciona o mecanismo de pesquisa e quais os aspectos importantes da busca orgânica.
  • Aplicar os fatores de conteúdo analisados pelos mecanismos de busca para determinar a relevância dos conteúdos para cada tipo de busca.
  • Conhecer as oportunidades no mercado de marketing de buscas
  • Apresentar como é a inteligência artificial dos mecanismos de busca.
  • Conteúdo:
  • Como funciona o mecanismo de pesquisa e quais os pilares que compõem os resultados orgânicos.
  • Diferenças entre busca paga e/ou busca orgânica.
  • As necessidades dos usuários em cada etapa do funil conversão.
  • Ferramentas de planejamento de palavras-chave para a otimização do conteúdo.
  • Principais elementos de conteúdo são analisados pelos mecanismos de busca para o ranqueamento.
  • Como otimizar diferentes conteúdos, como PDFs, imagens e vídeos.
Aula 2 – Link Building – Construindo influencia e autoridade digital
  • Objetivos de Aprendizagem
  • Aplicar estratégias para aumento de autoridade de um site.
  • Ensinar técnicas para aquisição de links (Link Building).
  • Ensinar a utilização de ferramentas que colaboram no trabalho de Link Building.
  • Conteúdo:
  • Conceitos de SEO off-page (link building).
  • Técnicas para aquisição de links externos.
  • Como avaliar a autoridade de um site.
  • Análise de resultados de SEO no Google Analytics 4 (GA4).
Aula 3 – Tecnologia e SEO – Boas práticas de tecnologia com foco em resultados
  • Objetivos de Aprendizagem
  • Conhecer regras de estruturação de front-end (HTML, CSS e Javascript) voltadas a otimização de conteúdo
  • Compreender as premissas importantes para a escolha de plataforma de gerenciamento de conteúdo (CMS) e gerenciamento de e-commerce
  • Conhecer as boas práticas para migração de sites
  • Aprender como utilizar técnicas que direcionam a indexação do conteúdo do site nos mecanismos de buscas
  • Conteúdo:
  • Elementos de HTML importantes para o posicionamento de sites nos mecanismos de busca.
  • Estratégias para migração de sites.
  • Arquivos que otimizam a indexação dos sites.
  • Estratégias de SEO para mobile.
  • Tutorial para utilização de Google Search Console.
  • Atividade:
  • Objetivos de Aprendizagem:
  • Vivenciar a criação de um projeto de SEO.
  • Descrição:
  • Criação de projeto que englobe todos os pilares de SEO e o funil de buscas dos consumidores nos mecanismos de busca.

Quando acontece?

Hyflex

Descubra a flexibilidade na ESPM – aulas presenciais ou via Zoom, adaptação à sua agenda, experiências únicas, gravações disponíveis:


Flexibilidade

O máximo de flexibilidade para a sua agenda e localização. Tenha liberdade para participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM ou virtualmente, via Zoom.

Experiências imersivas

Participe presencialmente para viver experiências imersivas e fazer networking ou participe virtualmente, de onde estiver, para melhor adaptação da sua agenda e localização.

Aulas gravadas

Gravações de aula disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Williams Bayczar

Certificado

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

Salvador – BA

Rua Professor Aristides Novis, 123

Federação - Salvador - BA

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.