Tipografia para Design Editorial – Composição e Métricas Tipográficas

Presencial

Inscrições: Encerradas

Selecione a opção do curso para continuar

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

sobre o curso

Descrição do curso

​​​Neste curso você irá aprender princípios que orientam a composição dos caracteres em livros e revistas, considerando a ênfase em técnicas e em métricas relacionadas aos sistemas de medidas tipográficas. Tais princípios referem-se ao Design Editorial, do corpo tipográfico ao espaçamento entrepalavras, do entrelinha aos recuos e à mancha tipográfica.

Para quem se destina?

​​​Estudantes ou profissionais de mercado vinculados às áreas da Publicidade e Propaganda, Jornalismo ou Design Gráfico interessados pelo Design Editorial e pela Tipografia.​​

Programa

O que você vai aprender

Os principais objetivos do curso são:
  • ​​Introduzir conhecimentos relativos ao processo de Impressão Tipográfico e conhecer os principais Sistemas de Medidas Tipográficas, que orientam a composição dos caracteres;
  • ​Dominar conceitos, técnicas e princípios associados à composição das letras, em nível meso e macrtipográfico, associados ao Design Editorial e aos livros e revistas;
  • ​Dominar o uso do tipômetro na avaliação de impressos, considerando operações relacionadas à mancha tipográfica: do corpo tipográfico ao espaçamento entrepalavras, do entrelinha aos recuos. ​
​​Encontro 1:
  • ​Introdução à Tipografia e à composição por tipos móveis
  • ​Introdução aos Sistemas de Medida Tipográficas
    • Sistema métrico proposto por Pierre Simon Fournier
    • Sistema métrico proposto por François Ambroise Didot
    • Sistema métrico anglo-americano
    • Furo
  • ​Tipômetro ou régua tipográfica
​ ​Encontro 2:
  • ​Do corpo à composição tipográfica no Design Editorial.
  • ​Introdução à meso e à macrotipografia, considerando operações vinculadas:
    • ​ao Corpo tipográfico
    • ao Entrelinha
    • ao Entreparágrafos
    • ao Entrepalavras
    • à Largura das Colunas
    • aos Recuos
    • à Composição do Texto
​ ​Encontros 3:
  • ​Realização de exercício prático relativo à análise de um produto impresso/físico (editorial) quanto às métricas adotadas, mais especificamente no que concerne:
    • ​ao Corpo tipográfico
    • ao Entrelinha
    • ao Entreparágrafos
    • ao Entrepalavras
    • à Largura das Colunas
    • aos Recuos
    • à Composição do Texto
​A avaliação permite a utilização de um tipômetro vinculado ao Sistema proposto por François Ambroise Didot, que será emprestado pelo Professor.

Quando acontece?

Certificado

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

Porto Alegre

Rua Guilherme Schell, 268 (Prédio C)

Santo Antônio - Porto Alegre - RS

Visite a ESPM

Participe da visita guiada e aproveite para esclarecer todas suas dúvidas.
grad-poa (15)

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos?
Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.