Cursos de Férias

Consumer e Cultural Insights - consumo simbólico, cultura e as práticas das marcas de sucesso

Aulas online ao vivo ou presenciais

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*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

Sobre o curso

Os principais objetivos do curso são:
  • Estabelecer um diálogo entre marketing e as ciências sociais;
  • Trazer muitos insights sobre o consumidor contemporâneo e o mercado;
  • Apontar elementos que representem as melhores práticas das marcas de sucesso;
  • Discutir a cultura do consumo atual.

Para quem se destina?

Profissionais de marketing, publicitários, comunicadores, empreendedores, gestores de empresas, estudantes e todos aqueles interessados em aprender sobre o consumidor contemporâneo e sobre as marcas.

O que você vai aprender

Um curso que é único e exclusivo na ESPM, pois estabelece um diálogo provocativo e apaixonado entre marketing (e comportamento do consumidor) com a antropologia e a sociologia.

O programa é para todos que tenham interesse sobre consumer insights e marcas; e você não precisa ser familiarizado com as ciências sociais para participar!

O compromisso é claro: aprenderemos sobre o comportamento, as crenças e os valores do consumidor atual e, consequentemente, como as marcas podem atuar para serem verdadeiramente relevantes e diferentes.

O comportamento do público tem mudado rapidamente e isso exige uma visão totalmente nova por nossa parte. Não percamos tempo!

Aula 1
  • Consumer insights: fundamentos, comportamento do novo consumidor, tendências, inúmeros insights e dicas práticas;
  • Gerações: de Maio de 1968 para a cultura dos memes;
Aula2
  • Pós-generismo: Hijras, Neo-ikemen, case Melissa (entre outros);
  • Consumo Simbólico – uma visão antropológica: autores, conceitos e estudo de caso;
  • “Bastardizados” e o consumo transversal;
  • Novas regras;
Aula 3
  • As melhores práticas das marcas de sucesso;
  • Fundamentos do branding, diferenciação relevante, arquétipos e observações práticas;
  • O que podemos aprender sobre marcas com artistas como Andy Warhol?
Aula 4 e 5
  • Brand Driven Innovation;
  • Coolness de Marca;
  • As marcas e o espírito do tempo;
  • Contexto sociocultural, novas linguagens e comportamentos;
  • O que é possível e aprender com o Brand Asset Valuator (BAV) da Young & Rubicam;
Quando acontece?
Dias da semana: Terça, quarta, quinta, sexta-feira e sábado
De terça à sexta das 19h30 às 22h30 e sábado das 09h00 às 12h00

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Certificado

> O certificado será emitido em formato digital em até 15 dias após o término do curso. Para isso, o aluno deverá ter uma frequência mínima de 75% nas aulas registradas ao vivo pelo professor.

> Após ser aprovado, o aluno receberá um e-mail e WhatsApp da plataforma BrasilOpenBadge informando que a ESPM emitiu um certificado digital. Basta acessar o link, emitir o badge e estará tudo pronto para compartilhá-lo nas redes sociais ou gerar o Certificado em papel.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

Soluções para empresas

Programas in-company personalizados com a excelência ESPM – The Marketing Powerhouse

Fale conosco e descubra como a Educação Executiva da ESPM pode transformar a sua organização.

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FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

R$1.360,00

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.