Employee Experience e Storytelling – Como engajar colaboradores e transformar a cultura organizacional

Presencial

Inscrições até: 29/1/2025

Selecione a opção do curso para continuar

Matrículas abertas no site até o dia 29/1/2025, ou enquanto houver vagas.

Matrículas abertas no site até o dia 1738108800, ou enquanto houver vagas.*

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

sobre o curso

Descrição do curso

​​​Por meio de técnicas transpostas do storytelling, os participantes irão aprender a construir uma cultura corporativa que permeie o dia a dia dos colaboradores, planejando ações que reflitam os valores e objetivos da empresa, engajando e inspirando. Além disso, o curso irá abordar estratégias para utilizar as narrativas como ferramenta de liderança, incentivando a motivação e o comprometimento dos colaboradores com os objetivos organizacionais. Ao final do curso, espera-se que os participantes estejam aptos a utilizar as técnicas de storytelling em sua rotina de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura corporativa forte e positiva.​​

Para quem se destina?

​​​Dirigido a gestores/as e profissionais das áreas de comunicação interna, recursos humanos/people, especialistas em endomarketing e profissionais de agências de comunicação corporativa.​​

Programa

O que você vai aprender

O curso tem como objetivo principal apresentar aos alunos os conceitos e técnicas do Storytelling e sua aplicação no endomarketing, bem como desenvolver habilidades para criar histórias e narrativas eficazes para a comunicação interna e construção de marca interna.
  • Serão tratados os assuntos:
    • ​​Introdução ao Storytelling: conceitos e aplicações
    • ​Modulação de emoções por meio do Storytelling: criação de conexões emocionais e engajamento dos funcionários;
    • ​Tríade Narrativa e Uso do conceito de Universos Lúdicos para construção da cultura corporativa;
    • ​Uso de personagens (reais ou ficcionais) como modelo de comportamento;
    • ​Estruturas narrativas para desenvolvimento de histórias.​
​​(Aula 1 – Online): Pilares do Storytelling
  • ​Debater conceitos fundamentais para uso do storytelling
  • ​Identificar as oportunidades de uso do storytelling na construção da comunicação empresarial;
  • ​Comparar as possíveis respostas comportamentais em função de diferentes estímulos emocionais.
​(Aula 2 – Online): Universos lúdicos na construção de cultura corporativa e uso de personagens como modelo de comportamento
  • ​Articular os elementos primordiais para construção de uma imagem corporativa uníssona com base no conceito de Universo narrativo, apropriado das histórias;
  • ​Identificar e/ou construir uma identidade de marca a partir de modelos de traços de personalidade e/ou arquetipais utilizados para construção de personagens.
​(Aula 3 – Presencial): Aplicação prática da construção de identidade de marca por meio de universos lúdicos
  • ​Identificar e praticar a construção de universos narrativos como modulador de valores e expectativas comportamentais;
  • ​Identificar e diferenciar os elementos que geram espelhamento com personagens
​(Aula 4 – Presencial) Aplicação prática de construção de narrativas para comunicação interna
  • ​Incorporar aspectos de storytelling a materiais de comunicação interna;
  • ​Compreender, avaliar e aplicar diferentes modelos de narrativa em materiais de comunicação interna.

Quando acontece?

Professor

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

JC Rodrigues

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão

Ou R$
a vista no boleto*, pix ou no débito.

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

10% de desconto para matrículas antecipadas até 30/12

Digite o cupom FERIAS#2025 no checkout para aplicação do desconto.

cupom não cumulativo com demais descontos aplicáveis

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.