ESG em Negócios de Moda Sustentável e Consumo Consciente

Em parceria com Roupateca

Aulas online ao vivo ou presenciais

Inscrições: Encerradas

Selecione a opção do curso para continuar

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

O desafio do futuro para todo e qualquer negócio é pensar como ser mais sustentável. O consumidor está cada vez mais exigente e consciente do impacto dos negócios no meio ambiente. Mas, para pensar um negócio mais sustentável, é preciso planejamento, pesquisa e um envolvimento de todas as equipes. No caso do mercado de moda, o desafio se intensifica devido à complexidade da cadeia produtiva, que busca um futuro melhor. O curso oferece a parte teórica de ESG e consumo consciente, com a prática da cadeia produtiva e modelos de negócios em moda, além do olhar de marketing estratégico para o setor.

Para quem se destina?

Este curso é voltado para todos os profissionais e empresários atuantes em empresas do setor da moda, sendo de loja especializada, hipermercado, magazine e e-commerce; de áreas como comunicação, produto, estilo, varejo, marketing, P&D, planejamento, comercial; e outras ligadas direta ou indiretamente ao tema, que queiram aprofundar seus conhecimentos em negócios sustentáveis de moda. Conteúdo para estudantes e profissionais que desejam atuar com negócios sustentáveis de moda.

Programa

O que você vai aprender

Os principais objetivos do curso são:
  • Introduzir os conceitos de consumo consciente e ESG
  • Ampliar o conhecimento sobre cadeia produtiva de moda
  • Explorar os diversos tipos de negócios sustentáveis de moda
  • Conhecer diferentes tipos de negócios sustentáveis de moda
  • Ampliar o networking no setor
​Aula 1 – Moda, Consumo e Ética
  • Entendendo a necessidade de uma moda sustentável: como o consumo de moda afeta a sociedade e o meio ambiente. Práticas de consumo consciente. A responsabilidade do consumidor nessa cadeia.
  • Palestra Roupateca: “Soluções para mudar a forma de consumo atual, o case da Roupateca”.
Aula 2 – Ciclos Produtivos
  • O caminho da roupa: da fabricação ao descarte. Caminhos para uma moda mais justa: iniciativas que evitam o desperdício. Transformando descarte em moda.
  • Palestra: “Em busca de ciclos produtivos sustentáveis”.
Aula 3 – Moda: Retrospectiva de Modelos de Negócios
  • O que mudou nos últimos anos no mercado de moda: o fenômeno do fast fashion. O ultrafast fashion: o caso da Shein. A revolução da moda. O Futuro da moda.
  • Palestra: “O modelo slow fashion”.
Aula 4 – ESG em Negócios de Moda
  • Conceitos de ESG. ESG em Negócios de moda. Greenwashing: o que uma marca deve evitar.
  • Palestra: “Como funciona uma certificação ESG?”.
Aula 5 – Estratégias de Marketing para Negócios Sustentáveis
  • Análise das forças e fraquezas, oportunidade e ameaças. Estratégias e ações de marketing que apresentem diretrizes sustentáveis.
  • Palestra: “Acessórios de moda sustentável”.
Aula 6 – Uma Cadeia Produtiva Mais Justa na Prática
  • Desafio: analise a cadeia de uma marca a sua escolha. Elabore um plano de 5 a 10 anos sugerindo mudanças na cadeia de forma que ela fique mais justa.
  • Fechamento Roupateca.

Quando acontece?

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Palestrantes

Logo parceria Roupateca

Em parceria com a Roupateca

A Roupateca é o nosso guarda-roupa compartilhado. Um jeito de pensar um outro modo de consumir e de produzir impacto no mundo. A gente multiplica as roupas no tempo, usando a potência máxima do que já existe, trocando a posse pelo acesso.

Certificado

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)
0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me