​​Negociação Estratégica em Compras​

Aulas online ao vivo ou presenciais

Inscrições: Encerradas

Selecione a opção do curso para continuar

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

​​​​Seja mais estratégico com o uso da inteligência, planejamento e informação nas suas negociações de compras, gerando vantagem competitiva e mais resultados para a sua organização. Há quase 20 anos, esse curso pioneiro no Brasil de COMPRAS já capacitou mais de 2.000 alunos e profissionais de diversas empresas e, também, preparou novos compradores a fazer negociações estratégicas com fornecedores. Participe!

Para quem se destina?

​​​​Analista de Suprimentos, Compradores, Assistentes de Compras e outros profissionais da área de Compras /Suprimentos, Comercial, Vendas e áreas correlacionadas como Controladoria e Supply chain.​

Programa

O que você vai aprender

  • ​​Preparar os alunos para realizar negociações estratégicas em Compras de suprimentos e a obter vantagens competitivas através do conhecimento e informações conceituais aliadas as boas práticas de mercado;
  • ​Apresentar aos participantes técnicas e conceitos de negociação e inteligência competitiva para organizar a melhor estratégia da categoria diante o mercado fornecedor;
  • ​Criar processos, ferramentas e discutir casos de sucesso em sala de aula que podem ser aplicados nas negociações de materiais diretos/ indiretos, produtivos/não produtivos, produtos e serviços.
  • ​As atividades de COMPRAS estratégicas envolvem uma série de fatores como seleção de fornecedores, qualificação dos serviços, determinação de prazos, previsão de preços, serviços e mudanças na demanda, entre outros. Essas atividades eram vistas até meados dos anos 70, como um fator meramente burocrático. A crise do petróleo foi marcante para a atuação de Compras, com a redução da matéria-prima no cenário mundial, surgiu a necessidade desses profissionais assumirem uma postura mais ativa, o que trouxe uma significativa organização para o setor. De uma função tática e operacional, o comprador se tornou uma posição vital para agregar VALOR e aumentar a lucratividade das empresas. Hoje em média cerca de 70% do faturamento bruto das empresas é utilizado para comprar suprimentos.
​1ª parte
  • ​Apresentação, objetivos e programação do curso;
  • ​Gestão e negociação de compras; planejamento é a chave!
  • ​Administração estratégica da informação; conhecimento e fundamentação;
  • ​Cadeia de suprimentos utilizando o SS (strategic sourcing);
  • ​Gestão de processos, seleção, definição, homologação e contrato de fornecedores;
  • ​Relacionamento – princípios para colaboração efetiva na cadeia;
  • ​Visão, perfil e habilidades do gestor de compras; estilos pessoais de negociadores;
  • ​Autoridade na negociação; O que fazer e o que não fazer nas negociações;
  • ​ZOPA (zona de possível acordo);
  • ​BATNA, partes, interesses, valor, barreiras, poder e ética;
  • ​Princípios básicos da negociação;
  • ​Obsessão pela eficiência e produtividade;
  • ​Fator humano como diferencial competitivo.
​2ª parte
  • ​A importância de compras
  • ​Os níveis de maturidade de Compras
  • ​Como fazer o Spend analysis
  • ​O que é e como extrair valor da Matriz estratégica de compras
  • ​Análise de custos
  • ​Análise de mercado e RFI, RFQ, RFP
  • ​Estratégias de negociação
  • ​KPI
  • Essa edição do curso de COMPRAS contará com palestras e participação especial de especialistas em Tecnologia em Compras e Inteligência de mercado, que contribuirão com:
  • ​Exemplos práticos de tecnologia aplicada em Compras
  • ​Requisitos para começar a implementar tecnologia em Compras
  • ​Tendências nas negociações com fornecedores no atual cenário mercadológico.​

Quando acontece?

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Mônica Georgino

Roberto Nascimento

Certificado

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)
0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me