Pensamento Decolonial Aplicado às Relações Internacionais

Online ao Vivo

Inscrições até: 23/3/2025

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Matrículas abertas no site até o dia 23/3/2025, ou enquanto houver vagas.

Matrículas abertas no site até o dia 1742688000, ou enquanto houver vagas.*

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

O curso “Pensamento Decolonial aplicado às Relações Internacionais” oferece a estudantes uma visão crítica sobre a influência do pensamento decolonial nas decisões de organizações globais, como ONU, OMC e FMI, abordando temas essenciais para a compreensão das dinâmicas contemporâneas de poder e a formação de políticas internacionais. Em um mundo cada vez mais multicultural e complexo, o pensamento decolonial propõe alternativas à visão eurocêntrica dominante, promovendo debates sobre xenofobia, racismo, gênero, desenvolvimento econômico e crise ambiental. Os estudantes terão a oportunidade de discutir as implicações dessas questões nas políticas globais e desenvolver uma perspectiva crítica para analisar as tomadas de decisões internacionais, considerando a diversidade cultural e os desafios do mundo contemporâneo.

Para quem se destina?

Estudantes dos Cursos de Relações Internacionais e Direito.

Programa

O que você vai aprender

O curso prepara os participantes para discutir as implicações do pensamento decolonial nas políticas globais e desenvolver uma perspectiva crítica para analisar as tomadas de decisões internacionais, considerando a diversidade cultural e os desafios do mundo contemporâneo.
Aula 1: Introdução ao Pensamento Decolonial e suas Implicações nas Relações Internacionais
1-Fundamentos do pensamento decolonial
  • Definição e histórico: desconstruindo a visão eurocêntrica
  • Principais teóricos e contribuições (Quijano, Mignolo, Aníbal, Fanon)
2-Influência do pensamento decolonial em organizações internacionais
  • Análise de decisões da ONU, OMS e FMI à luz de uma perspectiva decolonial
  • Estudos de caso: como o pensamento decolonial influenciou pautas atuais
3-Atividade prática
  • Análise crítica de documentos e discursos internacionais sob a ótica decolonial
Aula 2: Xenofobia, Racismo e Diversidade Cultural nas Políticas Internacionais
1-A questão da xenofobia e do racismo no cenário global
  • Como esses temas impactam as políticas migratórias e os direitos humanos
  • Estudo de casos: crise de refugiados e políticas restritivas
2-A diversidade cultural e a representação nas organizações internacionais
  • O papel da ONU e outras organizações na promoção da diversidade
  • Racismo estrutural e representação nas decisões políticas
3-Discussão em grupo
  • Debate sobre políticas de diversidade e suas implicações nas relações internacionais
Aula 3: Violências de Gênero e Nacionalismos na Perspectiva Decolonial
1-Violências de gênero e direitos humanos nas políticas globais
  • Desafios de gênero e a importância de uma abordagem interseccional
  • A atuação de organismos internacionais na promoção dos direitos das mulheres
2-O crescimento dos nacionalismos e suas raízes culturais
  • Nacionalismos como resposta às pressões globais
  • A perspectiva decolonial sobre identidade nacional e políticas de exclusão
3-Estudo de caso e exercício em grupo
  • Análise de um caso recente de nacionalismo ou violência de gênero em decisões de organismos internacionais
Aula 4: Desenvolvimento Econômico, Antropoceno e Desafios para o Futuro Global
1-Desenvolvimento econômico e desigualdade global
  • Críticas ao modelo de desenvolvimento econômico ocidental
  • A perspectiva decolonial para o desenvolvimento sustentável
2-Antropoceno e crise ambiental na ótica decolonial
  • Discussão sobre o impacto ambiental das políticas internacionais
  • O papel dos países do Sul Global no combate às mudanças climáticas
3-Atividade final
  • Simulação de um fórum da ONU sobre o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental, onde os alunos 3devem propor soluções baseadas no pensamento decolonial

Quando acontece?

Professora

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

​​Karine Aragão​

Certificado

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Ou R$
a vista no boleto*, pix ou no débito.

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

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FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.