Até muito pouco tempo o mundo corporativo era dominado por homens brancos com um olhar voltado unicamente para resultados, independente do impacto das atividades para o meio ambiente e para as pessoas. Hoje vivemos um verdadeiro “tsunami” na realidade empresarial em todos os sentidos. As mulheres avançam velozmente na ascensão hierárquica nas corporações, bem como os espaços de pessoas de diversos gêneros, raças, origens, orientações sexuais e culturas.
Para alimentar ainda mais os desafios, a recente pandemia gerou grande impacto emocional criando a categoria dos colaboradores remotos, trazendo um impasse sobre a manutenção do trabalho em casa ou a volta aos escritórios. Além disto enfrentamos o fenômeno da “grande resignação”, onde os indivíduos estão abandonando seus empregos em busca de melhores condições de trabalho, o que implica em ressignificar a gestão dos negócios e, especialmente, a gestão das pessoas.
O resultado de tantas mudanças foi o impacto na saúde mental, somado a nova ordem mundial de cuidado do meio ambiente e responsabilidade social, com as diretrizes do Environmental Social Governance (ESG). Para abraçar esses desafios, corporações terão que investir em liderança e estratégias para encontrar o equilíbrio e soluções para progredir. A pergunta que fica no ar é se as ferramentas já conhecidas pelo C-suite darão conta de virar essa página.
Esse curso se propõe a jogar luz na sabedoria e conhecimentos de filósofos famosos que oferecem oportunidades de reflexão que nos ajudam a entender que não há necessidade de “reinventar a roda”.
As respostas estão na Filosofia aplicada à cultura organizacional.
10/10 (Presencial/Híbrido), 11/10 (online), 17/10 (online), 18/10 (online), 24/10 (online), 25/10 (Presencial/Híbrido)
Terças e quartas-feiras, das 19h30 às 22h30
Online, via zoom
R$ 2.800,00
O curso tem por objetivo desenvolver líderes movidos por perspectivas ampliadas do pensamento filosófico, que engajem os colaboradores pela inspiração e o propósito, potencializando a concepção e execução da estratégia, assim como uma cultura inclusiva e aberta à inovação.
Ao final do curso os participantes terão feito uma reflexão ética ampliada sobre ESG, onde responsabilidade social, equidade, diversidade, inclusão e meio ambiente se tornam valores essenciais incorporados à cultura e a estratégia, ampliando o valor do negócio.
Combinando conceitos da Psicologia e da Filosofia, o curso apresentará programas práticos de Promoção da Saúde Mental como componentes da estratégia, criando um ambiente de Segurança Psicológica que alavanque a saúde e o bem-estar de forma individual e coletiva.
A história da Filosofia será apresentada por meio de uma linguagem customizada para o universo corporativo, conectando os temas empresariais e desenvolvendo aspectos de liderança pessoal e de carreira.
A partir dos conceitos da filosofia aplicados ao contexto organizacional, vamos promover e mediar o debate e a discussão entre pares sobre Estratégia, Liderança, Saúde Mental e Environmental, Social and Governance (ESG)
Ao final de cada encontro os conceitos da Filosofia serão aplicados e discutidos em temas e casos específicos e o aluno terá ainda acesso a um eBook com a jornada pela Filosofia em linguagem executiva.
Propomos um novo olhar para indivíduos e organizações derivado da reflexão, do pensamento crítico e da formação de sentido individual. Nosso método visa promover o Insight a partir de uma visão aprofundada da Filosofia aplicada aos negócios.
– Executivos em posições de liderança em empresas;
– Empresários e empreendedores que lideram seus próprios negócios;
– Líderes de organizações e equipes relevantes, interessados em promoção da saúde mental, desenvolvimento de lideranças, estratégia, inovação, cultura, gestão de pessoas e ESG.
Planejamento Estratégico, Instrumentos de Gestão e Ética na Liderança
Contexto histórico do surgimento da Filosofia ocidental e suas referências com o universo das organizações e a Estratégia. A dialética e o poder da palavra, da linguagem e da razão como instrumento de gestão. Sócrates e a ética na liderança. A idealização de uma estratégia e os desafios de sua conexão com a realidade. O Mundo das Ideias de Platão e a Alegoria da Caverna. A metafísica de Aristóteles e os elementos de substância, linguagem e forma que definem uma estratégia.
Posicionamento Estratégico; Riscos de Disrupção; A Estratégia focada no Humano
A partir das grandes quebras de paradigmas históricas do pensamento, avaliar cenários de disrupção de uma estratégia. Utilizando o componente humano como o centro, refletir sobre a evolução e a composição da estrutura psíquica do ser humano e as abordagens de neuro economia e neuro marketing, contrapondo o modelo cognitivo comportamental com uma nova visão baseada no Insight e na Fenomenologia.
Os limites da Razão como base da Estratégia. A experiência do colaborador
O que é possível conhecer? Será nossa razão ilimitada? A experiência precede o conhecimento, ou é possível conhecermos coisas sem mesmo experimentá-las? Neste módulo debateremos o racionalismo de Descartes, o empirismo de Bacon e os limites da Razão propostos por Kant, com foco na percepção e experiência do colaborador e nos limites impostos pelo domínio da Razão.
Cultura, Valores e Estratégia
Os conceitos de vontade e potência e a figura do radar das forças da organização. Como criar um ambiente criativo que viabilize a potência com foco na Inovação, empreendedorismo e verdade de propósito. Do pessimismo de Schopenhauer à filosofia afirmativa de Nietzsche, utilizar as quatro formas de Niilismo descritas por Deleuze para refletir sobre como alavancar o engajamento e forças mais potentes nas organizações e lideranças.
A Filosofia ESG: Existencialismo e Liderança
A Filosofia na criação do sentido de uma Estratégia e do engajamento das lideranças. Sartre nos leva pelo mundo do Existencialismo e da liberdade. Reflexões sobre ESG com base no conceito de “Ser no Mundo” de Heidegger.
Promoção da Saúde Mental
Os Determinantes Sociais da Saúde da OMS e os transtornos mentais no universo corporativo: ansiedade, estresse, pânico, depressão, transtornos do humor e burnout. Apresentação de programas práticos de promoção da Saúde Mental. A filosofia como promotora da equidade, diversidade e Inclusão.
Carga-horária: 18h
Carlos Assis é Psicólogo Clínico, bacharel em Administração de Empresas, com formação em Comunicação Social, e Liderança Estratégica em Yale. Executivo com mais de 35 anos de experiência internacional, sócio aposentado da EY (Ernst & Young), iniciou a carreira em 1984 no IBOPE, tendo atuado como empreendedor além de posições de liderança na Schlumberger e BearingPoint. Foi responsável por grandes projetos internacionais de gestão de mudanças organizacionais em equipes multidisciplinares com foco na Cultura, com destaque para a implementação do Centro de Energia da EY em Américas.
Carlos acredita que os ensinamentos da Filosofia e da Psicologia aplicados à vida executiva potencializam a promoção da saúde e o bem-estar no trabalho. Carlos tem cursos de qualificação e estudos em Filosofia, Saúde Mental, Clínica baseada na Filosofia e na Gestalt Terapia, Fenomenologia Existencial, Neuropsicologia, Neuromarketing além de Saúde e Abordagem Familiar.
Consultor e Palestrante, é também fotógrafo e escritor com dois romances publicados, além de diretor e roteirista da série “Philos Org, uma Jornada pela Filosofia”, disponível na plataforma Hotmart.
Executivo de comunicação/marketing com 35 anos de experiência e passagem por redações de jornais, rádio e televisão no Brasil e exterior, assim como por empresas multinacionais liderando projetos corporativos/comerciais. (Rede Manchete, Jornal do Brasil, BBC World Service, British Council, Globonews, The Weather Channel, TV Globo, EY, Cisco, Embaixada Britânica)
Além de coberturas de grandes eventos internacionais, atuou como gestor de canais de televisão em português e espanhol nos Estados Unidos e como diretor de projetos institucionais do Grupo Globo, respondendo ao C-level. Comandou a equipe de comunicação em ações estratégicas como o Valor Público da TV Globo, Empreendedorismo e Liberdade de Expressão. Responsável pela elaboração de discursos, apresentações executivas, além de representar a empresa em eventos internacionais como o Emmy.
Durante a Copa de 2014 e os Jogos Rio 2016, trabalhou para EY e Cisco na equipe de ativação do patrocínio, função que exigiu interação com todas as instâncias governamentais (Município, Estado e Federal) assim como lideranças de inúmeras multinacionais, organismos internacionais (Comitê Olímpico Internacional, Comitê Olímpico do Brasil) e agências de marketing esportivo internacionais.
Acha que esse ainda não é o seu curso? Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.
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A ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.
O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.
Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.
Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.