O programa do curso aborda os principais aspectos da condução dos processos de inovação nas organizações, apresentando as principais soluções e alternativas para a governança efetiva, eficaz e eficiente na identificação de oportunidades e implementação dos projetos de inovação, considerando o norte estratégico.
Os participantes terão a oportunidade de conhecer e discutir estruturas, metodologias e processos de inovação, aprimorando suas habilidades para sensibilizar os stakeholders, motivar e integrar as equipes, disseminar a cultura e protagonizar a inovação.
Em cada aula, você escolhe se prefere ir até o campus ou se prefere assistir a aula ao vivo por meio do ambiente virtual. Nesse formato, não é preciso agendamentos ou avisos prévios.
12/9 (Presencial - Híbrido), 14/9 (online), 19/9 (online), 21/9 (online); 26/9 (online); 28/9 (Presencial - Híbrido)
Terças e quintas-feiras, das 19h30 às 22h30
ESPM TECH e Online, via Zoom
R$ 2.800,00
A boa governança é a base para o sucesso da inovação estratégica sustentável.
O alinhamento dos recursos dirigidos à inovação aumenta sua eficiência, reduz custos presentes e futuros e garante a maximização do retorno para os investimentos.
A inovação está no topo da lista das prioridades das organizações e ali permanecerá nas próximas décadas.
Em todas as organizações a inovação acontece, de maneira orgânica ou estruturada, formal ou informalmente, em diferentes áreas.
Iniciativas inovadoras nem sempre são sinérgicas e alinhadas com o norte estratégico da organização, os investimentos podem não estar sendo otimizados e boas ideias podem deixar de ser capturadas pelo sistema, principalmente em grandes empresas.
Para que esse processo seja otimizado, é necessário implementar uma arquitetura adequada e desenvolver lideranças capazes de motivar pessoas e estabelecer a cultura inovadora.
Neste curso da Leadership Academy abordaremos essas questões considerando todas as dimensões da governança, preparando os participantes para contribuir de forma relevante para a otimização dos processos e liderança da inovação.
O programa que será desenvolvido durante os 6 encontros do curso irá contemplar:
– Norte estratégico e áreas de interesse da inovação: para que inovar?
– Polos e estruturas organizacionais dedicadas à inovação: quem está inovando?
– Processos de condução da inovação: como inovar melhor?
– Metodologias, modelos preditivos que suportam a antecipação da geração de oportunidades: como identificar oportunidades inovadoras?
– Governança da inovação: como facilitar, motivar, informar, difundir e conduzir a inovação?
Pretende-se discutir e apresentar soluções para as questões relacionadas, como a sensibilização dos stakeholders, a disseminação da cultura, o estímulo e a capacitação das equipes, a instrumentalização da organização para oferecer maior fluidez e eficiência aos processos de inovação, e a relevância da comunicação para inspirar, engajar, alinhar e integrar as equipes co-construtoras, considerando a diversidade das organizações.
Sócia e Consultora da MCTrends, Amélia é especializada no desenvolvimento organizacional e humano, conectando o propósito, valores e objetivos da empresa ao indivíduo de forma sustentável.
Economista, pós-graduada em Administração de Empresas e Psicanalista em formação. Atua como professora na ESPM e FIA e é coautora do livro Ética Empresarial publicado em 2012 pela FNQ (Fundação Nacional da Qualidade) e dos livros Acumen: The Future Castle’s Stones e Além do Remoto: Os próximos passos do trabalho flexível, ambos publicados em 2020.
Com mais de 25 anos de experiência profissional, atuou como executiva nos Grupos Promon e Kantar, sendo responsável por projetos de Change Management, reestruturação organizacional & societária e novos negócios.
Sócio e Consultor da SocialData, e professor em cursos de pós-graduação da ESPM, Flávio é especialista em Cenários Futuros, Planejamento Estratégico, Comunicação e Inovação.
Engenheiro de Produção, especializado em Marketing (FGV) e pós-graduado em Filosofia (PUC/RS), é autor do livro “Atitude Digital – os caminhos da transformação” (2018), e co-autor de “ACUMEN – The Future Castles Stones” (2020) e “Reputação” (2021).
Comandou (CEO/MD) as três maiores empresas de Pesquisa de Mídia da América Latina (Kantar/Ibope, Ipsos Connect e GfK Media), foi Head BR do CIFS – Copenhagen Institute for Futures Studies e Head de Inovação Comercial na CNN Brasil.
Atua, também, como conselheiro consultivo de inovação.
Acha que esse ainda não é o seu curso? Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.
ESPM - O inusitado em constante movimento | 2024 © Copyright
Atendimento por WhatsApp
A ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.
O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.
Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.
Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.