Como aproveitar as oportunidades do agronegócio no contexto brasileiro? Como as organizações podem ser inovadoras? A gestão da inovação demanda alinhamento da estratégia, cultura, métodos e ferramentas; e é preciso conhecer os desafios e riscos para que a jornada seja bem-sucedida.
Em cada aula, você escolhe se prefere ir até o campus ou se prefere assistir a aula ao vivo por meio do ambiente virtual. Nesse formato, não é preciso agendamentos ou avisos prévios.
2/10 (online), 3/10 (online), 16/10 (online), 17/10 (online); 23/10(Presencial - híbrido)
Segundas e terças-feiras, das 19h30 às 22h30
ESPM TECH e Online, via Zoom
R$ 3.800,00
Neste cenário de tantas inovações e transformações no Agronegócio, como encontrar o caminho certo? Como preparar sua organização para este novo momento? Como engajar o time?
A partir de uma prática de governança moderna e abrangente, você e sua organização estarão mais preparados para gerenciar as iniciativas de inovação necessárias para competir em um cenário de grande imprevisibilidade e mudanças.
Essas e outras questões serão aprofundadas em um formato inovador, com especialistas, executivos e empreendedores que debaterão com os participantes a partir de pontos de vista complementares, compartilhando conhecimento de cases reais sobre as melhores práticas e os principais desafios enfrentados atualmente.
Como o agronegócio brasileiro conquistou competitividade e protagonismo mundial e como o setor pode contribuir para os desafios mundiais do século XXI. Visão geral das transformações e seus impactos nos diversos atores. Como as inovações tecnológicas e as transformações sociais estão viabilizando e demandando novos modelos de gestão, e quais são as oportunidades e os riscos para os players atuais.
Aspectos estratégicos e de governança da gestão da inovação. A importância da cultura organizacional e da liderança. Tipos e processos de inovação, técnicas de criatividade, trabalho colaborativo, prototipação e avaliação de testes de mercado. Métodos de seleção de idéias, valoração, gestão de portfólio, indicadores, gerenciamento de incertezas.
Como conduzir equipes e processos de inovação. Ambidestria e gestão de grupos de processos em projetos tradicionais e ágeis. Como aplicar a Gestão de Projetos no modelo Ágil, composto das melhores práticas de ação e reestruturação dos processos, impactando pessoas e gerando um produto inteligente para o mercado. Ferramentas e técnicas de criatividade e trabalho colaborativo.
Como as inovações tecnológicas e as mudanças mercadológicas estão aproximando os elos da cadeia, quebrando paradigmas, as principais tendências, os riscos e as oportunidades. Desafios da rastreabilidade e das certificações.
Como as transformações qualitativas e quantitativas do mercado consumidor – fatores demográficos, econômicos, culturais, sociais, psicológicos e tecnológicos – estão provocando adaptações na cadeia do agronegócio.
Como os líderes deste mercado podem se posicionar e motivar seus times a fazerem a diferença na inovação no agronegócio brasileiro.
Luiz Ojima Sakuda é sócio da Homo Ludens e atua como diretor de Inovação e Marketing da MFM Tecnologia. É professor e pesquisador, co-coordena o curso “Inovações e Transformações no Agronegócio” na ESPM Leadership Academy, cursos de e-sports e games na FIA e o projeto “Radar Agtech” co-realizado pela Embrapa, SP Ventures e Homo Ludens. Possui Doutorado em Engenharia de Produção (POLI-USP), Mestrado em Administração de Empresas (FGV-EAESP – intercâmbio na ESSEC Business School) e Bacharelado em Administração Pública (FGV-EAESP). Faz parte da equipe de especialistas das pesquisas TIC Domicílios, TIC Empresas e TIC Cultura, do Cetic.br/CGI.br.
Fabiane Astolpho construiu carreira em empresas como Incotec, SwissRe e DuPont, onde em duas delas montou a divisão Agro do zero e na DuPont foi a primeira mulher RTV- Representante Técnica de Vendas- da empresa no campo. Desenvolveu negócios em mais de 15 países e, com a bagagem dessa jornada, fundou a Fruto Agrointeligência, onde é Consultora em Inovação Estratégica e expert em Inovação Aberta e Inteligência de Mercado no Agronegócio, auxiliando empresas a identificarem quais iniciativas de alto impacto podem ser alcançadas em curto prazo. Também é Palestrante e Professora de “Inovações no Agronegócio”, apresentando as tendências do segmento e ferramentas para construção do futuro do Agronegócio. É voluntária do Radar Agtech e do movimento Agroligadas, e co-autora do livro “Mulheres do Agro” da Editora Leader.
Graduada em engenharia agronômica pela ESALQ-USP, mestre em agricultura tropical pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), com MBA em marketing pela ESPM, Project Management (PMI) na Georgetown University (EUA) e Master internacional em liderança horizontal pelo Instituto IMO.
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A ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.
O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.
Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.
Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.