Leadership Academy

Governança da inovação no agronegócio: desafios práticos

Como aproveitar as oportunidades do agronegócio no contexto brasileiro? Como as organizações podem ser inovadoras? A gestão da inovação demanda alinhamento da estratégia, cultura, métodos e ferramentas; e é preciso conhecer os desafios e riscos para que a jornada seja bem-sucedida.

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Em cada aula, você escolhe se prefere ir até o campus ou se prefere assistir a aula ao vivo por meio do ambiente virtual. Nesse formato, não é preciso agendamentos ou avisos prévios.

Datas

2/10 (online), 3/10 (online), 16/10 (online), 17/10 (online); 23/10(Presencial - híbrido)

Horário

Segundas e terças-feiras, das 19h30 às 22h30

Local

ESPM TECH e Online, via Zoom

R$ 3.500,00

Valor

R$ 3.800,00

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Sobre o curso

Neste cenário de tantas inovações e transformações no Agronegócio, como encontrar o caminho certo? Como preparar sua organização para este novo momento? Como engajar o time?

A partir de uma prática de governança moderna e abrangente, você e sua organização estarão mais preparados para gerenciar as iniciativas de inovação necessárias para competir em um cenário de grande imprevisibilidade e mudanças.

Essas e outras questões serão aprofundadas em um formato inovador, com especialistas, executivos e empreendedores que debaterão com os participantes a partir de pontos de vista complementares, compartilhando conhecimento de cases reais sobre as melhores práticas e os principais desafios enfrentados atualmente.

Para quem se destina?

  • Membros do Conselho de Administração
  • Executivos em posições de liderança
  • Consultores sênior de gestão, estratégia e inovação

Temas abordados

Oportunidades e desafios do agronegócio no contexto brasileiro (AULA GRAVADA)

Como o agronegócio brasileiro conquistou competitividade e protagonismo mundial e como o setor pode contribuir para os desafios mundiais do século XXI. Visão geral das transformações e seus impactos nos diversos atores. Como as inovações tecnológicas e as transformações sociais estão viabilizando e demandando novos modelos de gestão, e quais são as oportunidades e os riscos para os players atuais.

1 – AULA MAGNA – Desafios da implementação da inovação no Agronegócio e novos modelos de negócio

Aspectos estratégicos e de governança da gestão da inovação. A importância da cultura organizacional e da liderança. Tipos e processos de inovação, técnicas de criatividade, trabalho colaborativo, prototipação e avaliação de testes de mercado. Métodos de seleção de idéias, valoração, gestão de portfólio, indicadores, gerenciamento de incertezas.

2 – Métodos ágeis, design thinking e ferramentas de criatividade aplicados ao Agronegócio

Como conduzir equipes e processos de inovação. Ambidestria e gestão de grupos de processos em projetos tradicionais e ágeis. Como aplicar a Gestão de Projetos no modelo Ágil, composto das melhores práticas de ação e reestruturação dos processos, impactando pessoas e gerando um produto inteligente para o mercado. Ferramentas e técnicas de criatividade e trabalho colaborativo.

3 – Mudanças na cadeia de valor do agronegócio

Como as inovações tecnológicas e as mudanças mercadológicas estão aproximando os elos da cadeia, quebrando paradigmas, as principais tendências, os riscos e as oportunidades. Desafios da rastreabilidade e das certificações.

4 – Tendências do consumidor e dos mercados

Como as transformações qualitativas e quantitativas do mercado consumidor – fatores demográficos, econômicos, culturais, sociais, psicológicos e tecnológicos – estão provocando adaptações na cadeia do agronegócio.

5 – AULA NETWORK FECHAMENTO – Desafios e oportunidades para as lideranças do agro brasileiro neste cenário de inovações

Como os líderes deste mercado podem se posicionar e motivar seus times a fazerem a diferença na inovação no agronegócio brasileiro.

Carga-horária: 15 h/a
Luiz Ojima Sakuda

Luiz Ojima Sakuda

Luiz Ojima Sakuda é sócio da Homo Ludens e atua como diretor de Inovação e Marketing da MFM Tecnologia. É professor e pesquisador, co-coordena o curso “Inovações e Transformações no Agronegócio” na ESPM Leadership Academy, cursos de e-sports e games na FIA e o projeto “Radar Agtech” co-realizado pela Embrapa, SP Ventures e Homo Ludens. Possui Doutorado em Engenharia de Produção (POLI-USP), Mestrado em Administração de Empresas (FGV-EAESP – intercâmbio na ESSEC Business School) e Bacharelado em Administração Pública (FGV-EAESP). Faz parte da equipe de especialistas das pesquisas TIC Domicílios, TIC Empresas e TIC Cultura, do Cetic.br/CGI.br.

Fabiane Astolpho

Fabiane Astolpho

Fabiane Astolpho construiu carreira em empresas como Incotec, SwissRe e DuPont, onde em duas delas montou a divisão Agro do zero e na DuPont foi a primeira mulher RTV- Representante Técnica de Vendas- da empresa no campo. Desenvolveu negócios em mais de 15 países e, com a bagagem dessa jornada, fundou a Fruto Agrointeligência, onde é Consultora em Inovação Estratégica e expert em Inovação Aberta e Inteligência de Mercado no Agronegócio, auxiliando empresas a identificarem quais iniciativas de alto impacto podem ser alcançadas em curto prazo. Também é Palestrante e Professora de “Inovações no Agronegócio”, apresentando as tendências do segmento e ferramentas para construção do futuro do Agronegócio. É voluntária do Radar Agtech e do movimento Agroligadas, e co-autora do livro “Mulheres do Agro” da Editora Leader.

Graduada em engenharia agronômica pela ESALQ-USP, mestre em agricultura tropical pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), com MBA em marketing pela ESPM, Project Management (PMI) na Georgetown University (EUA) e Master internacional em liderança horizontal pelo Instituto IMO.

Facilitadores e Debatedores que participaram das turmas anteriores de cursos sobre inovação no agronegócio da ESPM Leadership Academy

Veja alguns dos Professores Facilitadores e Debatedores que enriqueceram os nossos cursos desde 2020.

 

  1. Alberto Pessina (Agromove, CEO)
  2. Alexandre Dal Forno (ConectarAgro, Diretor)
  3. Alexandre Monteiro Chequim (Digifarmz, CEO & Founder)
  4. Alexandre Pereira (FAZU e IOTIC, Head Inovação / Professor e Diretor)
  5. Alexandre Pompeu (ACE, Gerente de Inovação e Negócios)
  6. Almir Araujo Silva (BASF, Director of Digital, New Business Model and Commercial Excellence LATAM)
  7. André Dias (Nutrien Latin America, President)
  8. André Kraide Monteiro (Bayer, Head of Human Resources CropScience Latin America)
  9. Arthur Campos (Tetrapack, Gestão e Desenvolvimento de Produto/ Categoria)
  10. Aurélio Martins Favarin (EMBRAPA, Ambientes, Redes e Iniciativas)
  11. Bruno Vitali Bello (ADM-Investment Director, ADM Ventures)
  12. Cintia Neves (Yara, Business Development & Sustainability Manager)
  13. Dario Maffei (Indigo, LatAm CEO)
  14. Eduardo Bastos (Bayer, Head of Sustainability)
  15. Eduardo Goerl (Arpac Brasil, Investment Director)
  16. Fabiane Astolpho (Fruto Agrointeligência CEO e Founder)
  17. Fabiano Lorenzi (Norsul, Director of Operations)
  18. Filipe Ruga (Agrofy, Chief Commercial Officer)
  19. Francisco Jardim (SP Ventures, CEO)
  20. Frederico Logemann (SLC Agrícola, Strategy, Innovation, Corporate Venture Capital)
  21. Guilherme Raucci (Syngenta, Digital Sustainability Manager)
  22. Jose Angelo Mazzillo Junior (MAPA, Board Member | National Company of Food Supply – CONAB)
  23. Juliano Sabella (DSM Tortuga, Diretor de Marketing)
  24. Leandro Serau (Syngenta, CFO BRASIL)
  25. Leonardo Reis Longo (Google, Head of Ads Marketing at Google)
  26. Luciana Florêncio de Almeida (Professora na ESPM SP)
  27. Luis Martinez (goFlux, Chief Revenue Officer I Entrepreneur | Innovation I Founder)
  28. Luiz Fernando Laranja (Kaeté Investimentos, Director Partner)
  29. Luiz Ojima Sakuda (Homo Ludens, Co-fundador e sócio)
  30. Michael Perone (Bandeirante Brazmo, Sales & Product Manager)
  31. Marco Cunali Ripoli (O Agro não para, Fundador)
  32. Mariana Caetano (SALVA, CEO e Co-Founder)
  33. Mario Duet (BR Angels, Gerente Geral | Managing Director | Inovações | M&A | Latinamerica)
  34. Marize Porto (Agropecuária Sta. Brígida, Agropecuarista Proprietária)
  35. Martha de Sá (Vert Securitizadora, Fundadora e CEO)
  36. Nelson Bechara (Genesis, CEO)
  37. Otávio Celidonio (Agrihub, Diretor Executivo)
  38. Pablo Spinadel (Partners in Performance, Diretor Geral Brasil)
  39. Paulo do Carmo Martins (Embrapa, Ex-Chefe Geral EMBRAPA Gado de Leite)
  40. Renato Coutinho (TIM, IoT e 5G Manager)
  41. Ricardo Bonacin (Andav e Núcleo Produtos Agropecuários, Diretor)
  42. Roberto Werneck (DPH Biologicals, SVP Global Turf & International Agribusiness)
  43. Rodrigo Bonato (John Deere, Diretor de Marketing)
  44. Rodrigo Koelle (Cargill, Transportation and Logistics Lead for Latin America)
  45. Rogerio Rangel (Biotrop, Diretor de Marketing Brasil & Latam)
  46. Ronaldo Giorgi (Syngenta, Head Digital Ag LATAM)
  47. Sabrina Calixto (Bayer, Go to Market Manager)
  48. Sandra Esteves Berti Biben (Cargill, Strategic Marketing Director B2B)
  49. Silvia Massruhá (Embrapa, Ex-Chefe Geral EMBRAPA Agricultura Digital)
  50. Tederson Galvan (Provivi, Field Development Director)
  51. Vinicius Dalben (Ericson, Vice President)
  52. Zuleica Melo (Brado, Engenharia da Inovação e CX Manager)

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.