Choice-Based Conjoint Analysis: Experimento e Modelagem de Escolha do Consumidor

Online ao Vivo

Ao final da disciplina, alunos e alunas serão capazes de:

  • Compreender os fundamentos e as aplicações do Choice-Based Conjoint (CBC) Analysis, dominando conceitos básicos de métodos de preferência declarada.
  • Planejar e estruturar experimentos de escolha, incluindo a definição de alternativas, atributos, e níveis, e aplicar estratégias para reduzir vieses hipotéticos em pesquisas.
  • Implementar modelos de escolha utilizando o Modelo Multinomial Logit (MNL) e interpretar os outputs comportamentais como elasticidades, valoração de atributos (ex., WTP) e probabilidades de escolha.
  • Compreender modelos avançados de escolha, para capturar preferências heterogêneas ou fatores psicológicos envolvidos nos comportamentos de escolha.
  • Aplicar o CBC em pesquisas acadêmicas e projetos práticos, desenvolvendo competências analíticas e metodológicas para a elaboração de estudos robustos e bem estruturados.

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Inscrições até:

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

Sobre o curso

Os principais objetivos do curso são:
  • Fundamentos do Choice-Based Conjoint (CBC).
  • Teoria da utilidade multiatributo.
  • Motivação para CBC: comparação entre escolha declarada e revelada.
  • Planejamento e design de experimentos de escolha.
  • Estruturação de alternativas, atributos e níveis.
  • Melhores práticas para planejamento e coleta de dados.
  • Especificação e estimação de modelos de escolha.
  • Outputs comportamentais (ex., elasticidades, valuation de atributos/ WTP).
  • Estudo de caso: mensuração de Customer-Based Brand Equity (CBBE).
  • Workshop prático para desenvolvimento de pesquisas acadêmicas ou aplicadas.

Para quem se destina?

  • Profissionais do Mercado interessados nos temas propostos e alunos do Curso de Mestrado/Doutorado.

O que você vai aprender

Ao final da disciplina, alunos e alunas serão capazes de:

  • Compreender os fundamentos e as aplicações do Choice-Based Conjoint (CBC) Analysis, dominando conceitos básicos de métodos de preferência declarada.
  • Planejar e estruturar experimentos de escolha, incluindo a definição de alternativas, atributos, e níveis, e aplicar estratégias para reduzir vieses hipotéticos em pesquisas.
  • Implementar modelos de escolha utilizando o Modelo Multinomial Logit (MNL) e interpretar os outputs comportamentais como elasticidades, valoração de atributos (ex., WTP) e probabilidades de escolha.
  • Compreender modelos avançados de escolha, para capturar preferências heterogêneas ou fatores psicológicos envolvidos nos comportamentos de escolha.
  • Aplicar o CBC em pesquisas acadêmicas e projetos práticos, desenvolvendo competências analíticas e metodológicas para a elaboração de estudos robustos e bem estruturados.

Programa

Quando acontece?

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

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Modalidade

Online ao Vivo

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Luciana Florêncio de Almeida

Professor

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* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

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