Compreender e entender as novas práticas dentro da jornada de compra e as sessões de consumo de produtos e serviços: da descoberta ao processo de pesquisa, análise e aquisição, entendendo a experiência, o consumo e descarte. Acompanhar, entender e antever mudanças e tendências de mercado, de consumo e nos estilos de vida e nos comportamentos de compra na era omnichannel. Discutir o impacto da micro-segmentação nas estratégias de marketing e comunicação, conhecer as novas técnicas e métodos de pesquisa centradas na experiência do usuário, entender os diversos drivers político-econômicos, sócio-demográficos, psicobiológicos, culturais, ambientais e tecnológicos que agem e impactam o comportamento de compra e consumo nos dias de hoje, para a aplicação desse conhecimento na criação de propostas de valor mais inovadoras e orientadas para pessoas, usuários e consumidores; na construção e (re)posicionamento de marcas; na proposição e validação estratégica e na tomada de decisões de comunicação e marketing dentro dos mais diversos segmentos de negócios e na análise estratégica e no mapeamento de cenários futuros de comportamento e consumo.
Entender e monitorar dados e informações de mercado e consumo, as dinâmicas culturais e comportamentais e os principais vetores e motivadores que influenciam nas decisões de compra e consumo dos novos consumidores, gerar e acionar insights para criar e validar propostas de valor mais customer centric é um diferencial estratégico de negócios adotadas pelas empresas e marcas para alcançar sucesso e manter sua relevância. Nessa perspectiva, as organizações precisam considerar que a sociedade e o mercado destes novos tempos são caracterizados por uma maior oferta de bens, serviços e experiências e também por um consumidor mais exigente e ativo, cujo comportamento de compra e consumo precisa ser avaliado com base não apenas nas suas necessidades econômicas e utilitárias, mas por fatores neurobiológicos, psicológicos e culturais e por forças simbólicas e demandas experienciais.
No intuito de formar profissionais capacitados para atuar e crescer no mercado atual, a ESPM elaborou o curso Master em Comportamento e Ciências do Consumo. Trata-se de um curso lato sensu, cuja proposta é a de analisar e antever como diferentes consumidores e segmentos de mercado se comportam e pensam, e investigar as motivações e benefícios de valor que os levam a comprar e consumir, mas também a resignificar e refuncionalizar produtos e marcas nas suas experiências de consumo.
O curso é pioneiro na área de cultura e comportamento e mercado e consumo, pois emprega, integra as diversas ciências do comportamento humano: as ciências sociais, a antropologia e a psicologia comportamental, do design sensorial e da semiótica, aliados aos estudos recentes das neurociências e da economia comportamental, passando pelos estudos do shoppology, do consumer insights e analise de tendências e estudos do futuro, através de novas técnicas e modelos e métodos de pesquisa e ideação de propostas de valor com base no design thinking e UX research, pelos estudos mais recentes sobre o mindset e o comportamento e experiência digital, incorporando as abordagens das ciências comportamentais e cognitivas, dos princípios CX e dos dados de CRM, do customer analytics e inteligência artificial aplicadas, reforçando a cultura, e as recentes abordagens, princípios e práticas do customer centricity.
Uma interação e combinação que contribui para uma melhor compreensão das peculiaridades das condutas de diferentes grupos e segmentos de públicos nesta nova realidade (pós) digital.
O curso se apoia sobre dois grandes pilares que dialogam e se interseccionam. O pilar das disciplinas que tem um foco maior nos aspectos do Comportamental Humano baseado nas Ciências Comportamentais Aplicadas ao Consumo e o pilar mais aplicado e estratégico das novas abordagens e disciplinas de pesquisa e investigação e inteligência estratégica, visando explorar não apenas o conhecimento mais profundo e crítico de comportamento de pessoas, públicos e consumidores na atualidade, mas a aplicação prática nas estratégias de negócios, acompanhando as demandas do mercado, das empresas e consultorias especializadas.
O curso de Pós-Graduação em Marketing Estratégico, Branding e Mídias está classificado na área de Marketing, Estratégia e Gestão. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
O curso é destinado a profissionais com mais de 3 anos de experiência, graduados nas diversas áreas do conhecimento que buscam ampliação do conhecimento e capacitação técnica e gerencial para ascensão e aceleração na carreira, adquirindo novas competências na área de inteligência e comportamento do consumidor e das mudanças e tendências que afetam e caracterizam a sociedade atual.
Estabelecer a base estratégica essencial para profissionais atuarem em ambientes digitais e competitivos, entendendo conceitos-chave do marketing, comportamento do consumidor e novas tecnologias.
Introduz os princípios fundamentais do marketing e explora como eles se aplicam no contexto digital contemporâneo. Aborda planejamento estratégico, análise de ambientes de marketing e as estratégias essenciais para obtenção de resultados em mercados digitais dinâmicos.
Explora como processos cognitivos e emocionais influenciam o comportamento de compra e o relacionamento com marcas. Apresenta metodologias disruptivas para compreender estímulos não estruturados e desenvolver estratégias personalizadas e assertivas.
Analisa as principais teorias da psicologia cognitiva e economia comportamental, capacitando os alunos a entender vieses comportamentais, arquitetura de escolhas e estratégias para influenciar decisões de compra.
Capacitar os alunos a entenderem o comportamento do consumidor em ambientes físicos e digitais, criando experiências centradas no cliente.
Investiga o consumo como processo social e cultural, explorando temas como sociedade de consumo, dimensão simbólica do mercado e relações de pertencimento. Fornece instrumentos teóricos e metodológicos para a criação de estratégias culturalmente relevantes.
Explora fatores que influenciam o comportamento digital, como microsegmentação, jornadas omnichannel e estratégias de engajamento digital. Analisa o impacto das novas tecnologias e mídias na experiência do consumidor.
Analisa a interação entre comportamento humano e algoritmos de IA, abordando tópicos como aprendizado de máquina, privacidade e ética. Explora como a IA influencia decisões de compra e desenvolve estratégias baseadas em dados.
Desenvolver habilidades para pesquisar, analisar e interpretar dados relevantes para a criação de estratégias de marketing orientadas a resultados.
Ensina metodologias qualitativas e quantitativas aplicadas ao comportamento do consumidor. Explora técnicas modernas de pesquisa, data science e CMI (Consumer & Market Insights) para a tomada de decisões estratégicas.
Examina tendências emergentes, estudos geracionais, psicografia e comunidades digitais. Ensina a identificar drivers de mudança e segmentar públicos com base em comportamentos e estilos de vida.
Aborda o uso de inteligência preditiva e modelos de cenários futuros para antecipar transformações de mercado. Capacita os alunos a projetar modelos de negócio inovadores, utilizando ferramentas analíticas e estratégicas.
Ensinar abordagens inovadoras e centradas no cliente para o desenvolvimento de modelos de negócios escaláveis e estratégias digitais eficazes.
Aborda o processo de Design Thinking, destacando métodos de cocriação, gestão de jornadas do cliente e resolução de problemas estratégicos. Os alunos desenvolverão soluções inovadoras para desafios reais, aplicando uma abordagem customer-centric.
Ensina estratégias para construção de relacionamentos duradouros, abordando conceitos de customer centricity, frameworks de CRM e fidelização de clientes em um cenário impulsionado por Big Data e IoT.
Foca em técnicas de social listening e análise de dados sociais em tempo real. Explora como desejos e reações do público podem ser analisados por meio de big data, fornecendo insights estratégicos para comunicação e marketing.
Consolidar o aprendizado por meio da aplicação prática de conhecimentos adquiridos no curso, em um projeto estratégico com abordagem multidisciplinar.
O projeto final propõe o desenvolvimento de uma recomendação estratégica inspirada em tendências emergentes e comportamento do consumidor. O trabalho, supervisionado por um orientador, será avaliado com foco em inovação, aplicabilidade e relevância mercadológica, simulando um processo de consultoria real.
*Ao término do curso, os alunos apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
15/04/2023, 29/04/2023, 13/05/2023, 27/05/2023, 17/06/2023, 01/07/2023, 22/07/2023, 05/08/2023, 19/08/2023, 02/09/2023, 16/09/2023, 30/09/2023, 28/01/2023, 11/11/2023, 25/11/2023, 09/12/2023, 24/02/2024, 09/03/2024
Local: ESPM Tech São Paulo
*datas sujeitas a alteração
Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.
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*Todas as datas estão sujeitas a modificações
** Início das mensalidades em 08/05/23 – Forma de pagamento boleto bancário.
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.
Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).
Pesquisa do Egresso 2023.
Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.
Sua jornada será acompanhada pelo Dexter, Designer de Experiências Transformadoras, responsável por acolher os estudantes durante a jornada ESPM com hospitalidade, construindo uma comunidade orientada ao aprendizado.
Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.
Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.
Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.
Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.
Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.
As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.
Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.
Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.
Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.
Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.
Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.
Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.
Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).
*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.
Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.
Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.
O trabalho de conclusão do curso necessita ser apresentado presencialmente, em um dos campi ESPM de São Paulo ou Rio de Janeiro.
Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.
Estudantes do curso que residam no exterior poderão apresentar o TCC de forma online.
Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.
*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.
Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.
A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.
Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.
O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).
Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.
Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:
– Etapa 1: Inscrição online;
– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;
– Etapa 3: Por fim, é só agendar a entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.
Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:
– Etapa 1: Inscrição online;
– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;
– Etapa 3: Por fim, é só responder o questionário e aguardar a análise do currículo
Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.
Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao
novo site: gov.br/mec
Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:
– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;
– Histórico original de curso superior;
– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.
Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).
R. Tomaz Edson, Quadra 7, 400 – Setor Serrinha, Goiânia – GO
Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções:
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