O Master em Creator Economy: Gestão do Mercado de Influência tem como objetivo capacitar profissionais para entender e atuar estrategicamente na creator economy, integrando práticas de marketing e negócios de influência.
O curso aborda o papel dos criadores de conteúdo e sua influência no comportamento de compra das novas gerações, como Geração Z e Millennials, bem como a importância das comunidades e das interações digitais e presenciais na construção de valor para marcas. Ao final, os participantes estarão aptos a desempenhar papéis como criadores, consultores ou gestores de campanhas, compreendendo o ecossistema creator, aplicando estratégias de marketing de influência, formalizando parcerias seguras, mapeando influenciadores e utilizando métricas para avaliação de desempenho.
Além disso, explorarão as diretrizes de plataformas digitais, estratégias de engajamento em redes sociais, monetização e novas tecnologias, como NFTs e blockchain, aplicáveis ao mercado de criadores.
O Master em Creator Economy e Gestão do Mercado de Influência prepara estrategicamente profissionais para um dos setores mais dinâmicos e em expansão do mundo digital: a economia dos criadores. Com ferramentas e estratégias atualizadas, o curso desenvolve habilidades em liderança, gestão e decisão de negócios voltadas para o ambiente digital.
Esse mercado, composto por mais de 300 milhões de criadores de conteúdo globalmente, sendo 20 milhões no Brasil (YOUPIX, 2023), já alcança um valor de 250 bilhões de dólares, podendo atingir quase meio trilhão até 2027 (Goldman Sachs, 2023). Os criadores de conteúdo influenciam diretamente 73% da Geração Z e 68% dos Millennials, afetando comportamentos de compra (LTK/ Retail Analytics Council/Northwestern University).
Este Master combina teoria e prática, capacitando os alunos a compreender o impacto dos criadores no mercado atual e a desenvolver estratégias de negócios que integram inovação digital com marketing e comunicação. Assim, o curso forma líderes e estrategistas prontos para explorar as oportunidades emergentes nesse ecossistema digital.
Encontros presenciais*, durante um sábado, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD:
Próxima data: 04 de outubro de 2025, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim
*Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso. Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.
Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
O curso Master em Creator Economy: Gestão do Mercado de Influência está classificado na área de Marketing, Estratégia e Gestão. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
O curso é voltado para administradores, profissionais de marketing, publicitários, criadores e suas equipes, além de todos os que buscam conhecer melhor as oportunidades da creator economy e aplicar estratégias de crescimento digital. É ideal para profissionais que desejam desenvolver projetos com criadores, ampliar seu networking e firmar parcerias, entendendo o potencial de negócios nesse novo ecossistema.
Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.
É requerido inglês instrumental (leitura) em função da bibliografia disponível no curso.
As disciplinas serão conduzidas por professores com vivência profissional, tanto no mercado quanto acadêmica, nos respectivos temas, e apresentam os conteúdos por web conferência ao vivo, o que possibilita grande interação entre professores e estudantes, com discussão de cases, análises de textos e indicações bibliográficas relevantes e atuais.
O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais para o mercado de trabalho.
Nessa disciplina, iremos desvendar o vibrante ecossistema da Creator Economy, em comparação com a Economia dos Criadores, e descobrir as diferenças e semelhanças que moldam esse universo dinâmico. Você aprenderá a diferenciar os papéis de “Creator” e “Influencer”, explorando as nuances de cada função e suas implicações no mercado. Amplie sua visão sobre as oportunidades de negócios além das tradicionais publicidades, investigando as diversas fontes de receita disponíveis para criadores. Além disso, vamos abordar a importância da criação de comunidades engajadas e analisar o panorama do mercado, com um foco especial no Brasil e no mundo.
Nesta disciplina, os alunos e alunas explorarão o conceito de Empreendedorismo Criativo, entendendo sua definição e importância no contexto da Creator Economy. Serão capacitados a identificar e explorar oportunidades de empreendedorismo criativo, incentivando a inovação e a originalidade em seus projetos. A disciplina abordará a gestão de ecossistemas criativos, analisando como diferentes atores, como criadores de conteúdo, marcas, plataformas e comunidades, interagem e colaboram para promover a inovação. Os alunos e alunas aprenderão a desenvolver estratégias para navegar e gerenciar esses ecossistemas, focando em práticas que fomentem a criatividade e a colaboração.
Esta disciplina examina o papel da influência digital nas práticas educativas e na formação de pensamento crítico frente aos meios de comunicação. Aborda as transformações nas dinâmicas sociais e culturais impulsionadas pela mídia digital, explorando como criadores de conteúdo e influenciadores impactam a educação midiática e a percepção pública. Combinando teoria, análise de casos e debates, os alunos investigarão temas como construção de narrativas, ética digital, literacia midiática e a promoção de uma cidadania informada e ativa. A disciplina prepara os alunos para entender e interagir criticamente com as novas formas de mediação digital que moldam as relações sociais e o acesso à informação.
Esta disciplina explora como diferentes gerações percebem, influenciam e participam dos mercados de consumo, analisando os fatores culturais, sociais e econômicos que moldam essas interações. A partir de conceitos teóricos e estudos de caso, a disciplina examina as preferências e comportamentos de consumo de cada geração, as dinâmicas de influência mútua entre elas e as estratégias de marcas para criar relevância intergeracional. Os alunos e alunas terão contato com práticas de pesquisa e análise de mercado que permitem identificar padrões de consumo e adaptar abordagens que promovam a conexão e engajamento entre gerações, fomentando uma visão inclusiva e estratégica do consumo contemporâneo.
Esta disciplina explora a cocriação de produtos, envolvendo a audiência e outros criadores no desenvolvimento de soluções inovadoras. Os alunos e as alunas aprenderão estratégias para conduzir o processo de cocriação desde a ideação até a execução, promovendo um engajamento ativo da comunidade. A gestão de portfólio criativo será abordada, com ênfase em como equilibrar múltiplas iniciativas e projetos, maximizando oportunidades e minimizando riscos. Também serão examinados modelos de negócios que se aplicam a criadores e influenciadores, como assinaturas e merchandising. Além disso, os discentes aprenderão métodos para validar ideias de produtos através de feedback da comunidade, garantindo que suas criações atendam às necessidades e expectativas do público.
Esta disciplina investiga as nuances do branding, com foco na construção de marcas pessoais e na distinção entre marca pessoal e marca corporativa. Os alunos e as alunas aprenderão a importância da influência na criação de uma marca pessoal autêntica e eficaz. Serão exploradas as diferenças e semelhanças nas estratégias de branding e comunicação, além do posicionamento de marcas pessoais em relação a marcas corporativas. A disciplina também examinará práticas de branding que os criadores podem adotar para fortalecer sua presença e reputação no mercado, incluindo a construção de uma narrativa coerente e o uso estratégico de plataformas digitais.
Esta disciplina oferece um espaço prático e colaborativo para o desenvolvimento da criatividade aplicada à criação de formatos e conteúdos inovadores. Os alunos e alunas explorarão uma variedade de formatos de conteúdo, incluindo vídeos, podcasts, infográficos, blogs e muito mais, com foco em técnicas de storytelling e design de experiência. Essa disciplina também abordará a adaptação de conteúdos para diferentes plataformas e públicos, discutindo as melhores práticas de engajamento e interação. O objetivo é capacitar os alunos e alunas a pensarem de forma crítica e inovadora, preparando-os para os desafios da Creator Economy.
Esta disciplina aborda os fundamentos da gestão de comunidades, enfatizando a importância de construir e nutrir laços entre marcas, criadores e seus públicos. Os alunos e as alunas aprenderão estratégias eficazes de engajamento e interação, promovendo um ambiente colaborativo e participativo. Serão explorados métodos de criação de conteúdo colaborativo, como crowdsourcing e co-criação, além de práticas de moderação que garantam discussões construtivas e positivas. A coleta e análise de feedback serão discutidas como ferramentas essenciais para aprimorar produtos e conteúdo.
Esta disciplina tem como objetivo definir o conceito de influência e discutir sua relevância no marketing contemporâneo, destacando os benefícios do uso de influenciadores em campanhas. Os alunos e alunas aprenderão a elaborar campanhas com influenciadores, desde a definição de objetivos até a criação de briefings eficazes que alinhem as expectativas das marcas com os criadores. A disciplina abordará as melhores práticas para a contratação de influenciadores, incluindo conceitos fundamentais, técnicas de mapeamento de talentos e estratégias de negociação que garantam parcerias bem-sucedidas. Além disso, os estudantes explorarão métodos para medir a eficácia de campanhas com influenciadores e a importância do relacionamento contínuo com os criadores, visando o desenvolvimento de estratégias de longo prazo.
Nesta disciplina, serão explorados futuros possíveis dentro da Creator Economy, analisando inovações tecnológicas e mudanças no comportamento do consumidor. Os alunos e as alunas identificarão oportunidades e os riscos associados, desenvolvendo habilidades de foresight para antecipar transformações do mercado. Por meio de estudos de caso e discussões dinâmicas, a disciplina visa proporcionar insights estratégicos que permitam a criadores e marcas se adaptarem e prosperarem neste ecossistema em constante evolução.
Esta disciplina explora a criação e gestão de conteúdo de forma profissional, abordando a importância do planejamento estratégico para atender aos objetivos de marcas, tanto de creators quanto de empresas. Os alunos aprenderão sobre diversos formatos de conteúdo, incluindo redes sociais, newsletters e fóruns, analisando suas características e melhores práticas para maximizar a eficácia. A disciplina também enfatiza a definição do tom de voz e a consistência na comunicação, destacando a relevância de uma identidade clara e coesa para fortalecer a conexão com o público. Além disso, serão discutidas estratégias para estruturar, formalizar e gerenciar empreendimentos de forma eficaz, incluindo a delegação de tarefas e o papel do conteúdo na construção de comunidades engajadas.
Esta disciplina oferece uma visão abrangente das normas e práticas legais relacionadas à publicidade em plataformas digitais, focando na atuação de creators e influenciadores. Os alunos e as alunas irão explorar as regras de identificação publicitária, incluindo a regulamentação do CONAR, e entenderão os termos de uso das principais plataformas como Instagram e YouTube, analisando casos reais. Serão abordadas questões de propriedade intelectual, incluindo direitos autorais, direitos de imagem e marcas, além do uso de conteúdos de terceiros, como fotos e trilhas sonoras. A ética na publicidade será discutida em relação à concorrência, incentivando uma reflexão crítica sobre as responsabilidades dos influenciadores e das marcas.
A disciplina explora a cocriação como estratégia essencial na Creator Economy, capacitando os alunos a desenvolver práticas inovadoras que vão além do marketing de influência tradicional. Combinando conceitos teóricos e estudos de caso, a disciplina abrange temas como desenvolvimento de produtos colaborativos, parcerias sustentáveis, uso ético de dados e impacto social positivo. Os alunos participarão ativamente em discussões e projetos, culminando no desenvolvimento de uma proposta cocriativa prática, avaliada por originalidade, aplicabilidade e impacto, preparando-os para aplicar a cocriação como um diferencial estratégico na construção de valor compartilhado e engajamento comunitário.
Esta disciplina introduz os conceitos fundamentais de Cripto e Web3, destacando como essas tecnologias estão revolucionando o ecossistema digital. Os alunos e as alunas explorarão modelos de monetização inovadores, como NFTs, tokens e assinaturas descentralizadas, e analisarão o impacto das criptomoedas na Creator Economy. Serão examinadas plataformas baseadas em Web3 que utilizam blockchain para criação e distribuição de conteúdo, além de discutir as implicações legais e éticas relacionadas a esses novos paradigmas.
Esta disciplina capacita os alunos e alunas a medir e interpretar o desempenho de campanhas de influência, diferenciando entre métricas de vaidade (como likes e seguidores) e métricas de desempenho (como engajamento e conversão). Os alunos e alunas serão introduzidos a ferramentas de análise, como Google Analytics, Hootsuite e Sprout Social, e aprenderão métodos de coleta de dados, incluindo pesquisas e monitoramento de plataformas. Técnicas de análise de dados serão abordadas para gerar insights acionáveis sobre a performance das campanhas, e os alunos e alunas aprenderão a criar relatórios e dashboards que apresentem resultados de forma clara e visual. A disciplina também enfatiza estratégias de ajustes e otimização de campanhas em tempo real, complementada por estudos de caso de campanhas de influência reais, discutindo o que funcionou e o que poderia ser melhorado.
Esta disciplina visa fornecer uma compreensão abrangente sobre o desenvolvimento e a gestão de carreiras no setor criativo, abordando temas essenciais como planejamento estratégico de carreira, gestão de negócios, redes de contato e negociação de contratos. Através de uma combinação de aulas teóricas, estudos de caso e práticas orientadas, os alunos explorarão técnicas de posicionamento no mercado, criação de negócios, habilidades e construção de redes profissionais. O objetivo é capacitar os alunos a navegar pelos desafios e oportunidades específicos do mercado criativo, promovendo autogestão e sustentabilidade em suas trajetórias profissionais.
A disciplina de TCC do Master em Creator Economy tem como objetivo capacitar os alunos e as alunas a desenvolverem um plano de negócios completo, focado na gestão sustentável da carreira de creators. O conteúdo abordará estratégias que ampliem a influência dos criadores de conteúdo, ao mesmo tempo em que garantam sua viabilidade econômica. Além disso, os alunos e alunas terão a opção de criação de um plano de marketing de influência com objetivos claros, visando aumentar a notoriedade de marca e otimizar a conversão, assegurando a longevidade e lucratividade das ações.
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.
Mesmo participando da transmissão ao vivo, as gravações de cada aula ainda permanecem disponíveis no sistema para consulta ou revisão do estudante.
Caso prefira ou não possa participar das transmissões ao vivo, você ainda pode assistir às gravações de todas as aulas, que ficam disponíveis no sistema durante todo o período do curso. Assim, você customiza os seus horários de aula de acordo com as necessidades da sua agenda.
Durante as aulas, os estudantes podem interagir com o professor ao vivo pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real, simplesmente ao ativar sua câmera e seu microfone. Assim, o estudante garante a comodidade de um curso online com a qualidade de aprendizado de um curso presencial.
Todas as atividades e avaliações são aplicadas diretamente pelos professores de cada disciplina e não por monitores ou intermediários, prática recorrente no mercado.
Para garantir o ensino com a excelência da ESPM também nos cursos online, desenvolvemos o conceito de Live EAD: somente na ESPM, todas as aulas digitais de todas as disciplinas são realizadas ao vivo, com dia e hora marcados com antecedência.
Os professores da ESPM têm experiência acadêmica e também têm familiaridade e vivência no ambiente executivo.
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*Todas as datas estão sujeitas a modificações
No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.
Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).
Inscrição on-line e pagamento da taxa.
Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)
Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).
*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
Pesquisa do Egresso 2023.
Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.
Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.
Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.
Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.
Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.
Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.
As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.
Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.
Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.
Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.
Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.
Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.
Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.
Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).
*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.
Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.
Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.
O trabalho de conclusão do curso necessita ser apresentado presencialmente, em um dos campi ESPM de São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.
Estudantes do curso que residam no exterior poderão apresentar o TCC de forma online.
Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.
*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.
Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.
A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.
Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.
O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).
Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.
Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:
– Etapa 1: Inscrição online;
– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;
– Etapa 3: Por fim, é só agendar a entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.
Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:
– Etapa 1: Inscrição online;
– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;
– Etapa 3: Por fim, é só responder o questionário e aguardar a análise do currículo
Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.
Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao
novo site: gov.br/mec
Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:
– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;
– Histórico original de curso superior;
– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.
Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).
Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h
Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções:
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A ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.
O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.
Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.
Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.