Às quartas e quintas-feiras
05/02/2025
Presencial
Às quartas e quintas-feiras
05/02/2025
Presencial
O Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor da ESPM é pioneiro no Brasil, com foco exclusivo em aprofundar conhecimentos científicos e práticos na área. Voltado para gestores, especialistas e consultores, o programa é estruturado para unir academia e mercado, oferecendo insights que fortalecem o posicionamento estratégico das empresas. Com duas linhas de pesquisa – Pessoa, Sociedade e Consumo e Consumo, Inteligência e Estratégia –, o curso explora o comportamento do consumidor em cenários B2C e B2B, garantindo uma visão inovadora e responsável para ampliação das vantagens competitivas no mercado.
O Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor da ESPM é pioneiro no Brasil, com foco exclusivo em aprofundar conhecimentos científicos e práticos na área. Voltado para gestores, especialistas e consultores, o programa é estruturado para unir academia e mercado, oferecendo insights que fortalecem o posicionamento estratégico das empresas. Com duas linhas de pesquisa – Pessoa, Sociedade e Consumo e Consumo, Inteligência e Estratégia –, o curso explora o comportamento do consumidor em cenários B2C e B2B, garantindo uma visão inovadora e responsável para ampliação das vantagens competitivas no mercado.
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O MPCC nasceu em 2015 do interesse em oferecer um curso inovador na área de estudos do comportamento do consumidor, tendo como ponto de partida as competências e a vocação da ESPM em marketing e negócios.
O MPCC, até o momento, é o único curso no Brasil com esse foco e especificidade e tem atraído a atenção de gestores, especialistas e consultores que atuam no marketing de suas organizações e desejam gerar conhecimento científico e prático a partir da interface entre academia e mercado.
O MPCC está organizado em duas linhas de pesquisa – Pessoa, Sociedade e Consumo e Consumo, Inteligência e Estratégia – permitindo a formulação de pesquisas e geração de conhecimento com temáticas que exploram as perspectivas B2C e B2B, respondendo às necessidades estratégicas e de informação das empresas para amplificação das suas vantagens competitivas, bem como da sua atuação responsável e inovadora.
O curso está organizado em duas linhas de pesquisa:
Esta linha de pesquisa investiga pessoas, grupos e organizações e suas manifestações de consumo para entender como escolhem, compram, usam e descartam bens, serviços, ideias e experiências. São abordados os diversos papéis envolvidos, bem como suas facetas sociais, econômicas e políticas. Em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 (ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis) e ODSs conexos, os estudos aplicam-se a diversos setores, com o apoio de múltiplas metodologias qualitativas e quantitativas.
Docentes: Edson Crescitelli, Evandro Luiz Lopes, Ricardo Zagallo Camargo, Roberta Dias Campos, Suzane Strehlau e Vivian Iara Strehlau.
Esta linha de pesquisa inclui estudos que compreendem formas de obtenção de informação, seu uso e aplicação na compreensão de como as pessoas se constituem como consumidoras e seu relacionamento com as marcas, permitindo o levantamento de insights sobre processos decisórios e situações de compra, consumo e descarte. Pesquisa ainda as decisões mercadológicas adotadas pelas organizações em face das constantes mudanças no comportamento do consumidor. Alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 9 (ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura) e ODS conexos, os estudos aplicam-se a diversos setores, com o apoio de múltiplas metodologias qualitativas e quantitativas.
Docentes: Júlio César Bastos de Figueiredo, Flávio Santino Bizarrias, Karin Brondino Pompeo, Luciana Florêncio de Almeida, Marcelo Luiz Dias da Silva Gabriel, Mario Henrique Ogasavara e Thelma Valéria Rocha Rodrigues.
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
Ao final do período, o aluno deverá ser capaz de: conhecer, compreender e aplicar conceitos, técnicas e possibilidades analíticas que a pesquisa qualitativa, nos seus diversos formatos e abordagens, pode imprimir aos trabalhos acadêmicos. Planejar a coleta, organização e análise de dados qualitativos. Conectar o problema de pesquisa e objetivos à escolha dos procedimentos metodológicos qualitativos. Conteúdo: conceitos iniciais da pesquisa qualitativa; pesquisa fenomenológica; pesquisa-ação; pesquisa narrativa; etnografia; estudo de caso; métodos mistos; validação; análise de conteúdo.
Fundamentos do estudo sobre o consumidor; diferenças individuais; processos psicológicos; variáveis sociais no estudo sobre o consumidor; o processo de decisão de compra; responsabilidade e ética no estudo sobre o consumidor.
Discussões sobre epistemologia; construção de raciocínio lógico-científico e construção de papers profissionais em administração; metodologia; coleta e análise de dados; a persuasão científica; relevância; contribuições acadêmicas, gerenciais e sociais.
Esta disciplina é obrigatória para os estudantes do MPCC e pertence ao 4º (e último) semestre curricular do curso. Nesse momento, em geral, os estudantes ocupam-se com o desenvolvimento e conclusão de suas dissertações. Nesse contexto, os objetivos da disciplina são:
– Reforçar para os estudantes qual é a estrutura esperada de uma dissertação;
– Auxiliar os estudantes a pensar oportunidades de submissão de artigos, para congressos e periódicos, decorrentes de suas dissertações;
– Oferecer feedback construtivo acerca das eventuais fragilidades da dissertação, no estágio em que se encontra, e apontar caminhos para correção;
– Contribuir com o preparo do estudante para a defesa de sua dissertação em banca.
Compreender os tipos, as características e a natureza dos conjuntos de dados de consumo armazenados por dispositivos eletrônicos fixos e móveis e diversas fontes de informação, de caráter público ou em redes de relacionamento. Avaliar a complexidade e a riqueza de informações de comportamentos de compra e de relacionamento entre empresas e clientes/consumidores de indivíduos que interagem em ambientes virtuais. Refletir, criticamente, sobre questões éticas e de segurança associadas à armazenagem, disponibilidade e utilização dessas informações.
Desenvolver habilidades desejáveis à análise exploratória de dados: classificação, agrupamento, mineração, abordagens analíticas de exploração textual, modelos neurais, explicação e previsão, em uma perspectiva de inteligência analítica e modelagem informacional. O curso será conduzido por meio de preleções, aulas práticas e apresentações de convidados.
Objetivos: Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de: Demonstrar proficiência marketing internacional. Demonstrar familiaridade com as principais estratégias de marketing global, regional e internacional praticadas por empresas de diferentes setores e porte. Ler e compreender a literatura da área de marketing internacional. Elaborar um artigo sobre os temas abordados na disciplina.
Conteúdo: as diferenças entre marketing global e marketing internacional. A influência do ambiente econômico, e os mercados emergentes. O consumidor e as diferenças culturais. A gestão da marca em ambientes internacionais. O desenvolvimento das estratégias de marketing internacional, com as decisões de padronização e adaptação do marketing mix. A estruturação dos departamentos de marketing internacional e global.
O comportamento do consumidor não é indiferente aos hábitos e valores culturais, típicos e característicos de cada sociedade e dos diversos grupos de consumidores. Inicialmente, as empresas ignoraram os traços culturais, mas principalmente a partir da década de 80, com o avanço do mercado global, têm aprendido a reconhecer o impacto das culturas locais para o comportamento dos consumidores e das estratégias de marcas globais e regionais. Como temas principais tem-se: O que é cultura: definição, conceitos e diferentes abordagens.
Consumo, cultura e cultura de consumo; traços culturais e comportamento do consumidor; Paradoxo do consumo: o consumidor consciente X a cultura do consumismo; subculturas de consumidores; aspectos sociais, sociedade e comportamento de consumo; sociedade de consumo X sociedade de consumidores; a nova cultura do consumidor: consciente, engajado, exigente e indignado.
Método de pesquisa em economia; perspectiva histórica das pesquisas econômicas sobre comportamento do consumidor; utilidade cardinal e ordinal apresentação dos axiomas de racionalidade e de comportamento; preferência revelada; mercados perfeitos; comportamento racional e escolha individual; síntese neoclássica e funcionamento do mercado; mercados imperfeitos; comportamento do consumidor em ambiente de risco; economia comportamental.
O objetivo geral da disciplina é auxiliar o estudante a ser capaz de compreender os principais fundamentos teóricos da comunicação de natureza mercadológica, demonstrando suas funções nas estratégias de marketing e nas estratégias de desenvolvimento de organizações de diferentes setores. Entender as características e funções das principais formas e arenas de comunicação de marketing, explicando suas influências sobre o comportamento do consumidor. Analisar aspectos éticos e socioambientais das estratégias de comunicação mercadológica, investigando seus impactos sobre o consumidor e a sociedade.
Distinção entre teorias micro e macroeconômicas sobre consumo individual e agregado. O modelo Keynesiano; Ciclo de vida e Modelo de Renda Permanente; preferência intertemporal por consumo; consumo com restrição de liquidez; preço de ativos; taxa de juros; taxa de câmbio e consumo; fluxos de capitais; bolhas de consumo e bolhas de ativos e a teoria do acesso; escolha racional em ambiente de risco; economia comportamental.
A disciplina situa social e historicamente a noção de estilo de vida no âmbito da cultura contemporânea, em especial a cultura do consumo, marcada pela multiplicidade de escolhas e pela ansiedade. Aborda a gênese do conceito, as referências teóricas fundamentais e suas aplicações mercadológicas, com ênfase na discussão do seu poder explicativo para os fenômenos atuais ligados ao consumo, em especial o comportamento do consumidor. Propõe ainda a observação e discussão das manifestações midiáticas do estilo de vida (lifestyle media) e o diálogo com os temas trabalhados pelos estudantes no projeto de pesquisa.
Objetivos da Parte I: Conceitos sobre experimentos. Este curso tem como objetivo desenvolver a capacidade dos participantes de criticar, planejar, desenvolver e publicar estudos empíricos em comportamento do consumidor e áreas relacionadas que envolvam pesquisa experimental. Ao longo do curso, os participantes receberão apoio e feedback para desenvolver seu próprio projeto de pesquisa experimental. O curso é dirigido a estudantes de pós-graduação que estão no processo de desenvolver seus próprios projetos de pesquisa.
Objetivos da Parte II: Aplicação em neurociência e consumo (eye-tracking). Tem por objetivo apresentar as tecnologias da neurociência aplicadas, na prática, por meio do estudo de “casos reais” em sala de aula, no entendimento do comportamento e percepção das experiências dos consumidores. As aulas serão divididas sempre em duas partes, uma teórica e uma prática em eye-tracking, com aprendizado gradativo da tecnologia, de modo a tornar o curso mais dinâmico desde o seu início. Como formação básica em “Neurotecnologia do Consumo” para aplicação prática em negócios, será também ministrada uma base teórica mínima de iniciação em Neuroeconomia (Paul W. Glimcher), passando pelos seus fundamentos da neurociência no estudo da “tomada de decisão”, base para a neurociência aplicada ao estudo do comportamento dos consumidores. Complementando a base teórica, como pano de fundo do momento macroeconômico atual, o curso aborda ainda uma breve introdução à “economia da experiência”, tese de Gilmer e Palmer (Harvard-1998), o que contextualiza a importância estratégica da aplicação da “Neurotecnologia do Consumo” nos negócios das grandes marcas de consumo e serviços.
A crise do marketing e do capitalismo. Estudos e pensadoras(es) decoloniais. Novas perspectivas para produção, consumo, mercado e sociedade. Tecnociência x conhecimento tradicional. O artesanal como inovação. Inovação decolonial em negócios. Futuro do marketing e ancestralidade. Teorias da prática. Cultura e práticas de povos originários
e ribeirinhos da Amazônia.
Ao final desta disciplina estudantes deverão ser capazes de: identificar e distinguir perspectivas coloniais e decoloniais; conceituar termos como ancestralidade, conhecimentos tradicionais e originários; desconstruir/ reconstruir visões de produção, consumo, mercado e sociedade de matriz europeia/estadunidense a partir do contato com pensadores e pensadoras decoloniais; exercitar uma percepção simétrica entre a cultura e o conhecimento tecnocientíficos e a cultura e conhecimento tradicionais; mapear e compartilhar práticas (dizeres e fazeres), estabelecendo parâmetros para lidar com diferentes visões
de mundo de modo produtivo; projetar e prototipar produtos técnico e tecnológicos
inovadores em cooperação com atores indígenas e ribeirinhos da Amazônia.
A disciplina visa promover a vivência de uma comunidade de prática, entendida como um espaço que fomente a aprendizagem por meio da colaboração reflexiva entre profissionais unidos pelo interesse comum na cultura de consumo e no comportamento do consumidor.
Os conceitos de comunidade de prática, prática, teoria da prática e inovação são abordados por meio da análise de práticas organizacionais, visando gerar propostas de intervenções nas empresas, envolvendo temas transversais contemporâneos.
Os desdobramentos possíveis envolvem: geração de insights para inovações nas organizações; propostas de pesquisas a serem realizadas nas empresas; casos de ensino e de artigos técnicos (em parceria com docentes); criação de um banco de práticas inovadoras (materialização criativa de conhecimento tácito, por meio de representações visuais, produtos audiovisuais, crônicas, contos etc.).
Objetivos: ao final do período, o aluno deverá ser capaz de: demonstrar familiaridade com as principais teorias e conceitos relacionados ao marketing de relacionamento. Articular os conceitos apreendidos tanto por meio de produção bibliográfica quanto tecnológica.
Conteúdo: transações discretas e relacionais; teoria da confiança; lealdade e programas de lealdade; amor à marca e relacionamento do cliente com marca; lógica dominante de serviço; criação de valor e engajamento à marca; jornada do consumidor; experiência do cliente.
Como gerar insights e inovação a partir das tendências e comportamentos futuros?
O objetivo deste curso é responder a essa questão de modo prático e útil para os negócios, a partir da compreensão do conceito científico de tendências, do uso das ferramentas para identificá-las e da geração de insights para os negócios.
Atualmente, há uma grande confusão sobre tendências e modismo. Este curso visa dar uma visão consistente e prática sobre o tema, partir da abordagem da Sociologia e Antropologia, além de apresentar as principais técnicas de geração de insights e identificação de tendências.
Para isso, o curso promove o contato com as atividades de consumer insights e as ferramentas de análise crítica do comportamento do consumidor a fim de desenvolver uma atitude questionadora e, principalmente, de empatia com o consumidor, antes de tudo, como um ser humano, a partir da compreensão de suas angústias e dilemas que impactam no seu comportamento de consumo.
Como resultado final, o curso visa exercitar no aluno a atitude cidadã como pesquisador ou gestor, de modo a considerar no cotidiano dos negócios, o impacto das ações das empresas na vida social das pessoas, na construção da igualdade, nos direitos civis e na responsabilidade social, ambiental e nas esferas da vida.
As empresas têm enfrentado um desafio recente e novo: incluir a diversidade no corpo de funcionários da organização e promover a aproximação da marca com as causas da diversidade (LGBTQA+, pessoas portadoras de deficiência, negros, indígenas, equidade de gênero, refugiados) nas suas campanhas de marketing, publicidade e nos seus produtos ou serviços. Ao mesmo tempo, as empresas têm aderido a causas que remetem às lutas sociais. O objetivo principal do curso é compreender cientificamente quais as razões, implicações e movimentos futuros da intersecção entre negócios, ambiente empresarial, causas e diversidade.
O curso também trata passo a passo como implementar um plano de inclusão da diversidade na organização, na comunicação e nos produtos da marca. Por qual grupo começar: LGBTQA+ ou negros? O que é necessário adequar na publicidade e no marketing da marca para gerar inclusão? Como alinhar toda a equipe da empresa em defesa da diversidade? Quais os principais desafios e barreiras? Como implementar um plano para promover a inclusão da diversidade na marca? Essas questões que afligem os gestores no dia a dia serão tratadas no curso de forma científica e visando uma aplicação prática.
O curso apresenta um lado obscuro do marketing. Empresas e consumidores podem se engajar em comportamentos duvidosos, inescrupulosos ou negligentes causando efeitos danosos para a pessoa ou sociedade.
São considerados comportamentos indesejáveis coisas como furtos em lojas, fraudes (“cola” e plágio), falsificação, erotização infantil, desordem alimentar, entre outros.
Objetivos: Ao final do período o aluno deverá ser capaz de elaborar um problema de pesquisa compreendendo o fenômeno do luxo no contexto da administração contemporânea com uma visão abrangente e crítica. Conteúdo: A evolução do conceito de luxo. O gerenciamento das marcas de luxo e masstige. Arte e luxo. Níveis de luxuosidade percebida e varejo. Extensão de marcas. Consumo conspícuo. Sinalização de status.
Ferramentas de IA (Inteligência Artificial) baseadas em modelos de linguagem LLM (Large Language Model), as quais auxiliam uma série de atividades ou tarefas em projetos de pesquisa, sejam elas de natureza acadêmica ou mercadológica. Ao mesmo tempo que nos deparamos com o enorme sucesso do ChatGPT, por seu potencial inovador para todos os segmentos da sociedade, pesquisadores e profissionais ainda estão tentando conhecer, aplicar e entender suas implicações e limitações de uso para a pesquisa, seja ela acadêmica ou para estratégias de negócios. Dessa forma, este curso objetiva contribuir com esse desafio oferecendo uma abordagem instrumental para melhor compreensão sobre o uso da IA para realizar pesquisas tanto de caráter acadêmico com de mercado.
O objetivo geral desta disciplina é proporcionar aos alunos conhecimento e habilidades em desenvolver produtos técnico-tecnológicos (PTT) alinhados ao conhecimento científico, e como resultado deste trazer aplicações para a prática das organizações. Serão abordados: características e tipologia dos produtos técnico-tecnológicos; o planejamento do PTT dentro da pesquisa; a estrutura dos diversos tipos de PTT; o sistema de avaliação de um PTT e seu papel na disseminação de conhecimento prático. Ao final, espera-se que os participantes possam apresentar produtos técnico-tecnológicos relacionados aos seus objetivos de estudo.
O curso é desenvolvido em forma de exposição dialogada e palestras com intensa participação dos alunos. Para cada aula há um conjunto de textos relativos ao tópico em discussão. Espera-se que cada aluno leia e prepare antecipadamente pelo menos um texto de cada aula. O curso receberá convidados eventuais conforme o tema abordado.
O objetivo desta disciplina é fornecer aos alunos um amplo conhecimento sobre as principais teorias e conceitos empregados nos campos de Marketing desejáveis ao melhor aproveitamento das visitas e palestras do módulo internacional oferecido por este programa. Pretende-se, especificamente:
• apresentar uma ampla visão das principais teorias em uso na literatura da área; e
• desenvolver as habilidades dos alunos para identificar problemas de pesquisa e propor soluções conceituais e empíricas para esses problemas.
Exame de conclusão de curso, o qual pode ser apresentado no formato de uma dissertação ou de um produto.
TOTAL: 40 créditos (carga horária: 600 horas)
Créditos exigidos em disciplinas obrigatórias: 10 (150 horas)
Créditos exigidos em disciplinas optativas (eletivas): 14 (210 horas)
Créditos em atividades complementares (obrigatórias): 4 (60 horas)
Créditos em orientação de dissertação: 12 (180 horas)
O edital é essencial, pois nele estão detalhadas todas as informações e diretrizes cruciais para participar do processo seletivo. É por meio dele que você candidato terá acesso a todas as orientações necessárias, garantindo transparência, igualdade de oportunidades e conformidade com os requisitos estabelecidos.
Prepare-se para o Teste ANPAD, uma avaliação essencial que mede suas habilidades e conhecimentos, abrindo portas para os programas de pós-graduação stricto sensu.
Obs.: O link do processo seletivo online será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:
Professores que inspiram e transformam o aprendizado, trazendo experiência e inovação para a formação de nossos estudante.
Descubra as pesquisas e ações inovadoras desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração. Explore nossos livros e e-books publicados por docentes e discentes, que abrangem uma variedade de temas relevantes para sua formação e pesquisa. Amplie seu conhecimento e conecte-se com as mais recentes contribuições acadêmicas e práticas do nosso programa.
Depoimentos de alguns dos mestrandos da ESPM formados em 2019, compartilhando um pouco da sua trajetória de pesquisa e estudos:
O serviço de VAN* da ESPM ocorre de segunda a sexta-feira, na saída do Metrô Ana Rosa – Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 65 – em frente à Caixa Econômica Federal.
Horários:
Das 6h30 às 13h30
Das 14h30 às 17h
Das 18h às 23h30
Os cursos de pós-graduação stricto sensu incluem mestrado e doutorado, e são voltados para a formação acadêmica avançada. O mestrado costuma durar cerca de 2 anos, enquanto o doutorado leva em torno de 4 anos. O foco principal desses programas é capacitar líderes a promover avanços no conhecimento por meio de pesquisas de alta qualidade. Os alunos precisam cursar disciplinas obrigatórias e eletivas, além de realizar uma pesquisa original em sua área de estudo. Ao final, a pesquisa é apresentada e avaliada por uma banca examinadora, o que é fundamental para a conclusão do curso. Esses programas são voltados, principalmente, para a pesquisa, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades críticas de análise, redação acadêmica e apresentação, aplicáveis em várias áreas profissionais.
Sim, a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é necessária para que um curso stricto sensu funcione. E a CAPES é uma fundação ligada ao Ministério da Educação (MEC), que é o responsável por regular e avaliar todos os cursos de mestrado e doutorado no Brasil.
Para o mestrado, qualquer pessoa com graduação completa pode se inscrever, desde que seja aprovada no processo seletivo da ESPM. Para o doutorado, é necessário ter um mestrado – e passar no processo seletivo da ESPM.
Sim, isso é bastante comum, pois as fronteiras entre as disciplinas estão cada vez mais flexíveis. No caso do PPGECEI (MPGEC), por exemplo, como não há uma graduação específica em Economia Criativa, as turmas são formadas por alunos de diversas áreas do conhecimento, tornando o curso interdisciplinar. Além disso, estudantes podem escolher cursos de outros programas, como MPCC, PPGA, PPGCOM e PPGECEI (MPGEC), mesmo que diferentes da Graduação. Eles também podem ser orientados a ajustar sua linha de pesquisa para alinhar melhor o projeto, que será o foco do curso.
Sim. Os cursos stricto sensu, como mestrados, mestrados profissionais e doutorados, qualificam o profissional para lecionar em cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e, no caso do doutorado, também em pós-graduação stricto sensu.
O mestrado acadêmico e o mestrado profissional são um tipo de pós-graduação com diferentes objetivos e abordagens:
Mestrado acadêmico: focado em pesquisa acadêmica e científica, busca aprofundar o conhecimento teórico e gerar novas pesquisas. É indicado para quem deseja seguir uma carreira acadêmica, como professor universitário ou pesquisador, ou trabalhar em instituições que valorizam habilidades de pesquisa, como órgãos governamentais e empresas.
Mestrado profissional: voltado para o mercado de trabalho, com foco prático e aplicado. Prepara os estudantes para resolver problemas e inovar em suas áreas, sendo ideal para quem busca crescer profissionalmente ou assumir cargos de liderança.
Ambos conferem o título de mestre, mas com abordagens e metas de aprendizado diferentes, cabendo ao estudante escolher com base em seus objetivos profissionais.
Não, o título é o mesmo para ambos. Tanto o mestrado acadêmico quanto o profissional conferem o grau de mestre, mas têm enfoques e objetivos de aprendizado diferentes. A escolha entre eles depende dos objetivos de carreira e das aspirações de cada estudante
No MPCC, você desenvolve uma pesquisa científica com aplicação prática. Os mestres formados podem seguir tanto na carreira acadêmica, lecionando em universidades ou avançando para o doutorado, quanto na carreira executiva, usando ferramentas científicas para diagnosticar e resolver problemas em empresas, especialmente nas áreas de negócios, marketing e relações com consumidores. Esse conhecimento prático é valioso para empresas que buscam uma vantagem competitiva no mercado.
No PPGA, você estuda temas e pesquisas voltados às necessidades de organizações nacionais e internacionais que buscam crescimento e sustentabilidade. O programa prepara profissionais para desenvolver estratégias sólidas, mesmo em tempos de grandes mudanças. Tanto mestres quanto doutores formados por esse programa geralmente atuam na carreira acadêmica.
O PPGCOM conecta a comunicação aos estudos do consumo, entendendo o consumo como um reflexo das relações sociais e os meios de comunicação como mediadores das culturas de consumo. O programa investiga como as culturas midiáticas e os símbolos do consumo se relacionam, com foco na análise crítica da sociedade de consumo, culturas midiáticas e digitais, e narrativas sobre o consumo. Isso inclui o estudo de teorias clássicas e abordagens contemporâneas. O objetivo é formar professores e pesquisadores qualificados para liderar atividades de pesquisa, ensino e orientação na área de comunicação, tanto no Brasil quanto no exterior. Mestres e doutores desse programa podem atuar na academia, além de colaborar com ONGs, empresas privadas e setores da sociedade civil.
1) Bolsas de Pesquisa (agências de fomento): disponíveis para os mestrados e doutorados do PPGA e PPGCOM. Essas bolsas são financiadas pela CAPES para ajudar a custear as pesquisas. O EPAP é responsável pelo controle dessas bolsas:
OBSERVAÇÃO!
As bolsas só começam a valer a partir da segunda mensalidade, então, é necessário pagar a matrícula e a primeira mensalidade.
2) Descontos sobre mensalidade:
NOTA!
Caso opte por um desconto, o aluno não poderá solicitar outra bolsa, pois elas não são cumulativas.
No valor de todas as mensalidades do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM. O desconto não é acumulativo.
No valor de todas as mensalidades do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM. O desconto não é acumulativo.
No caso de diplomas internacionais, é necessária a sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº.8, de 4/10/07, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disponível em: http://portal.mec.gov.br
Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h
Acha que este ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções:
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A ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.
O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.
Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.
Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.