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Doutorado profissional: conheça a modalidade

Saiba como é essa pós-graduação e conheça os dois novos cursos de doutorado profissional da ESPM

 

O doutorado profissional é uma pós-graduação stricto sensu na qual o doutorando realiza pesquisas voltadas à inovação e à transformação dos processos de trabalho para atender às demandas socioeconômicas e organizacionais de diversos setores. O resultado desse trabalho é a apresentação de projetos concretos viáveis para solucionar problemas ou apresentar soluções para necessidades existentes.

 

A partir de 2025, a ESPM passará a oferecer dois cursos de doutorado profissional. Um em Comportamento do Consumidor e outro em Economia, Criativa e Estratégia de Inovação. Conheça os novos cursos:

 

Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor

O curso foi concebido para formar especialistas em comportamento do consumidor que tenham habilidade para compreender e influenciar as dinâmicas de consumo. Para isso, a didática do programa integra o rigor acadêmico a uma abordagem prática inovadora e atual.

 

Para quem se destina

A pós-graduação foi concebida para profissionais que atuam no nível de C-Level ou pessoas em posição de tomada de decisão, já que lidam com problemas mais complexos e precisam apresentar soluções que devem causar impacto social.

 

Como é a estrutura do curso

Tem 36 meses de duração. Durante 24 meses o participante estuda e o último ano é concentrado no seu trabalho de pesquisa.

 

Segundo Evandro Lopes, coordenador do Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor da ESPM, muitos C-Level e altos gestores não têm mestrado, embora possuam graduação, MBA, especializações e muito conhecimento prático. Uma vez que no Brasil é necessário ser mestre para ingressar no doutorado, a ESPM encurtou esse caminho para quem deseja cursar este doutorado profissional e não fez mestrado.

 

Nesse caso, o primeiro ano da pós se destina a algumas disciplinas do mestrado profissional e a partir do segundo ano o estudante entra no doutorado direto. “Ele não defende seu mestrado, mas faz um ano a mais”, explica Lopes.

 

Quando termina de estudar uma disciplina do doutorado o aluno tem um mês de intervalo antes começar a próxima matéria. Esse é um período de aprofundamento e coaching com um orientador que vai trabalhar apenas com um aluno.

 

Conheça as linhas de pesquisa

O Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor da ESPM é o primeiro do Brasil e o sétimo da América Latina, e tem duas linhas de pesquisa:

 

  • Uma é mais concentrada no indivíduo, ou seja, visa estudar como o consumidor processa, analisa, reage, responde e decide a um apelo do mercado. Nessa linha de estudo é possível entender como são os gatilhos mentais que fazem, por exemplo, uma pessoa gastar seu dinheiro com bets e se endividar. Ao observar isso, o doutorando pode propor programas de conscientização e de educação básica, como cursos de economia doméstica e empreendedorismo.

 

  • A outra linha foca a estratégia da organização e como ela desenha produtos, serviços, estratégicas e processos para atender ao mercado consumidor ou um consumidor específico. “Quem opta por essa linha pode desenvolver uma patente, um produto, uma spin-off de uma empresa que vá atender uma necessidade de um nicho de consumidor”, explica Lopes.

 

Doutorado profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação

O programa é direcionado ao planejamento estratégico dos negócios e das políticas públicas e a tomada de decisão. “Nessa perspectiva, a gente quer potencializar a capacidade inovativa das empresas, dos governos e dos empreendedores, entendendo a economia criativa ou como um setor próprio ou também como elemento de diferenciação dos negócios”, afirma João Luiz de Figueiredo, coordenador do doutorado profissional em Economia Criativa e Estratégia de Inovação da ESPM.

 

Para quem se destina

O público-alvo são profissionais que trabalham no campo da economia criativa ou que estão utilizando a economia criativa como estratégia de diferenciação de seus negócios. São empreendedores e líderes em posição de alavancar mais a carreira, ou que já tomam decisões estratégicas, além de profissionais do terceiro setor e do governo, e quem busca um melhor desenvolvimento da carreira.

 

Como é a estrutura do curso

Essa pós-graduação tem quatro anos de duração. Para ingressar é necessário ter cursado mestrado.

 

Embora a proposta de trabalho seja a economia criativa, o curso tem uma grade curricular multidisciplinar que inclui disciplinas como ciência de dados, além de outras relacionadas à tomada de decisão, como gestão, design thinking e branding. Entre as eletivas há, por exemplo, gestão pública e liderança ESG.

 

O programa também inclui disciplinas internacionais, ministradas por professores estrangeiros e oferece a possibilidade de viagens de trabalho de campo nacionais ou internacionais.

 

Um diferencial desse doutorado é a destinação de uma bolsa de estudos integral para pessoas de baixa renda que tenham como proposta de trabalho um projeto de impacto social comunitário.

 

Conheça as linhas de pesquisa

O Doutorado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação atua em duas linhas de pesquisa:

 

  • Gestão Estratégica de Setores, Negócios e Territórios Criativos: tem como objetivo analisar como as interações entre conhecimento, inovação e empreendedorismo contribuem para gerar valor e vantagens competitivas em empreendimentos criativos.

 

  • Design e Inovação de Processos e Produtos Criativo: visa desenvolver projetos, metodologias, protocolos de pesquisa, pesquisas empíricas e reflexões no campo do design e da inovação, com foco nos processos e nos produtos criativos.
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Roberta De Lucca
Jornalista colaboradora do Núcleo de Conteúdo ESPM
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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.