Especialista explica como é esse novo padrão de atualização profissional e qual a importância para os profissionais da atualidade e do futuro
Você sabe o que é educação continuada? É o novo padrão de atualização profissional de todas as pessoas que desejam estar bem posicionadas no mercado de trabalho. Em outras palavras, significa estudar constantemente. “Isso também se chama lifelong learning e nos últimos anos se encaixou como a resposta para as pessoas poderem acompanhar as transformações do mercado. Ou seja, é estar sempre estudando”, diz Caio Giusti Bianchi, gerente de Educação Continuada da ESPM.
Quando se pensa na velocidade com que as coisas acontecem atualmente, e na consequente necessidade de acompanhamento dessas transformações por parte de profissionais e empresas, a educação continuada é uma resposta igualmente ágil de atualização, já que oferta cursos de pequena e média duração voltados ao desenvolvimento de habilidades para determinado momento.
Formações distintas para atividades distintas
“Formações mais longas são e sempre serão relevantes, mas existem atividades distintas que demandam pessoas com aptidões distintas e cursos menores atendem a essas demandas”, afirma Bianchi, destacando que as instituições de ensino se adaptam igualmente às mudanças para oferecer o que há de mais atual a quem busca conhecimento.
O aluno decide como estudar
Dependendo da instituição, os cursos de educação continuada permitem ao estudante definir o que e como estudar conforme o seu tempo disponível e seu orçamento. A possibilidade de escolha empodera o aluno, porque é ele quem decide se consegue se comprometer com uma pós-graduação durante cerca de um ano e meio ou se prefere investir em cursos de menor duração, que podem ser feitos presencialmente ou online.
“Os cursos de lifelong learning já se consolidaram porque se encaixam na vida da pessoa da maneira que ela quiser e são perfeitos naquele momento em que a pessoa é promovida, precisa se atualizar ou decide mudar de área e investe no aprendizado para ter mais clareza do caminho a seguir”, diz Bianchi.