Você pode escolher entre uma graduação propriamente dita ou uma instituição de ensino que trabalhe o tema com uma abordagem fora da caixa dentro de seus cursos
Muitas pessoas interessadas em empreender buscam a faculdade de Empreendedorismo para conquistar uma boa formação. Mas pode ser que a melhor solução, dependendo do que você busca, seja escolher uma instituição que ensina empreendedorismo em todos os cursos.
Na ESPM, a proposta é exatamente essa: todos os estudantes podem escolher disciplinas eletivas de qualquer graduação para terem oportunidade de desenvolver suas capacidades empreendedoras e de inovação.
EMPREENDEDORISMO NA PRÁTICA
Para que os estudantes vivenciem o empreendedorismo, a ESPM também abre as portas da Base ESPM, sua incubadora de negócios, onde alunos, ex-alunos, membros da comunidade externa e parceiros trabalham na cocriação e na aceleração de projetos. “Os alunos vão à incubadora e conhecem as startups que estão lá e trabalham para elas. Há uma troca muito grande nesse ecossistema que reúne estudantes, professores e empreendedores”, afirma Leticia Menegon, coordenadora da Base ESPM.
LABORATÓRIO PARA DESENVOLVER SOFT SKILLS
A faculdade também coloca à disposição dos estudantes o ESPM LifeLab, voltado ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais que preparam os profissionais para ingressarem no mercado com soft skills já cultivadas. Os alunos podem escolher 5 disciplinas e têm que participar do Laboratório de Aprendizagem, que é obrigatório.
“Hoje assumimos uma tarefa, que é ajudar o individuo a amadurecer. O aluno é preparado para criar, ter uma atitude empreendedora com relação à sua vida e para tomar decisões sabendo quais são as consequências”, afirma Leticia. “O indivíduo adquire competências que permitem lidar com ambientes complexos e de mudança.”
As competências são desenvolvidas sobre três pilares:
Metacognitivo: ensina a pessoa a investir na autoaprendizagem.
Sociemocional: desenvolve soft skills.
Techquant: prepara a pessoa para ter fluência digital.
A professora explica que o objetivo do LifeLab é estimular a reflexão. Por isso, as disciplinas enfocam temas diferenciados. “O LifeLab é um conjunto de disciplinas com uma abordagem fora da caixa. Existem aulas sobre felicidade, onde se discute o significado dela para o aluno, seu conceito no mundo e no trabalho.”
A experiência adquirida no laboratório da ESPM garante repertório para o aluno fazer seu TCC e desenvolver projetos empreendedores. Afinal, a vivência além dos cursos tradicionais, que ensinam basicamente a teoria do empreendedorismo e suas técnicas, lapida o futuro profissional para ingressar com boa base de conhecimento prático no mercado.