Esse planejamento de longo prazo envolve todas as áreas de uma empresa e analisa todas as variáveis do negócio
De certa forma, todo marketing é estratégico. “Como diz o professor norte-americano Philip Kotler, marketing é tudo e tudo é marketing. Porém, o conceito de marketing estratégico está profundamente ligado à estrutura hierárquica de uma empresa, visando construir uma visão de longo prazo, com ações que consideram, ao mesmo tempo, o mercado, os clientes, a concorrência e o mundo em que vivemos”, explica Marcelo Boschi, coordenador do Master em Marketing Estratégico da ESPM.
“O marketing estratégico é um processo contínuo pensado pela alta gestão com o objetivo de formular os grandes objetivos a serem perseguidos em toda a estrutura sobre determinados prazos, perspectivas e cenários”, acrescenta.
Para Boschi, essa ferramenta é importantíssima porque ajuda a sintetizar todas as macroperspectivas das grandes empresas. Não só por apresentar objetivos muito bem definidos e traçados, mas também pelas tarefas para alcançá-los, que devem ser didáticas, reflexivas e voltadas para a autogestão de todos os departamentos envolvidos.
“O principal desafio do marketing estratégico é entender cenários e, se não é possível prevê-los, dá para aprender muito com eles a partir de um conjunto de evidências”, observa o especialista. “Um bom exemplo é como as grandes companhias vêm investindo a partir de um cenário — onde as mudanças climáticas estão aceleradas — e a necessidade de oferecer produtos mais sustentáveis como meta, por exemplo”, observa. “As decisões são tomadas hoje, mas sempre com um olhar para o futuro – especialmente se os gestores sabem, de forma muito clara, seu público-alvo, como fazer e como posicionar sua oferta para esse público.”
Marketing estratégico é para todos os negócios
Ao contrário do que muita gente imagina, o marketing estratégico não é propaganda de produto nem serve apenas para as grandes corporações: seus benefícios podem ser vistos em empresas de todos os portes — inclusive o microempreendedor individual, que pode ofertar produtos cada vez mais customizados.
Mas como implementar? “É preciso fazer responder a apenas quatro perguntas: qual o seu negócio, quem é o seu cliente, qual é o valor e qual será o seu negócio amanhã”, ensina o coordenador.
Não importa o tamanho, é preciso se empenhar para trazer a melhor solução para os problemas que as pessoas têm. “O marketing estratégico deve atuar no cotidiano, de forma didática e bem precificada, de acordo com a demanda temporal que o consumidor precisa, quer ou está acostumado, fazendo correções de rota em tempo real, como a pandemia de covid-19 nos mostrou”, acrescenta. “Não importa a marca ou produto, pois os modelos de negócio devem mudar, se aperfeiçoar, conquistar outros espaços e ganhar novas relevâncias.”
Conheça o Master em Marketing Estratégico da ESPM
10 Passos para implementar o marketing estratégico
- Conheça tudo sobre o seu produto, sobre o mercado, a concorrência e, principalmente, sobre o seu cliente.
- Seja curioso, pesquise e se aprofunde nas tendências.
- Entenda os problemas da sua clientela e o que pode fazer para tornar as experiências de consumo mais satisfatórias – lembre-se de que as pessoas não compram apenas pelo melhor preço, mas, cada vez mais, pelos valores de uma marca. E isso ajuda a construir relacionamentos mais duradouros.
- Diferencie-se da concorrência e inove, inclusive com pequenas ações.
- Estabeleça metas diárias, mensais, a curto, médio e longo prazos.
- Anote todas as ideias, como vai implementá-las e acompanhe os resultados para que as próximas decisões sejam cada vez mais assertivas.
- Use ferramentas de marketing (de conteúdo, digital, influência, relacionamento etc.) para apoiar todas as ações.
- Seja realista com o orçamento: nem sempre altos investimentos significam bons resultados – comprar um balcão novo para o seu empreendimento ou contratar um funcionário para entregar seus pedidos pode ser mais eficaz no bairro onde você atua do que anunciar em um telejornal.
- Comunique-se de forma eficiente e clara, nos canais onde o seu público está mais presente (mas não se esqueça dos tradicionais, se for o caso).
- Foque nos resultados e vá ajustando a rota se necessário.