ESPM > Blog >

Marketing estratégico: tudo o que você precisa saber

Esse planejamento de longo prazo envolve todas as áreas de uma empresa e analisa todas as variáveis do negócio

 

De certa forma, todo marketing é estratégico. “Como diz o professor norte-americano Philip Kotler, marketing é tudo e tudo é marketing. Porém, o conceito de marketing estratégico está profundamente ligado à estrutura hierárquica de uma empresa, visando construir uma visão de longo prazo, com ações que consideram, ao mesmo tempo, o mercado, os clientes, a concorrência e o mundo em que vivemos”, explica Marcelo Boschi, coordenador do Master em Marketing Estratégico da ESPM.

 

“O marketing estratégico é um processo contínuo pensado pela alta gestão com o objetivo de formular os grandes objetivos a serem perseguidos em toda a estrutura sobre determinados prazos, perspectivas e cenários”, acrescenta.

 

Para Boschi, essa ferramenta é importantíssima porque ajuda a sintetizar todas as macroperspectivas das grandes empresas. Não só por apresentar objetivos muito bem definidos e traçados, mas também pelas tarefas para alcançá-los, que devem ser didáticas, reflexivas e voltadas para a autogestão de todos os departamentos envolvidos.

 

“O principal desafio do marketing estratégico é entender cenários e, se não é possível prevê-los, dá para aprender muito com eles a partir de um conjunto de evidências”, observa o especialista. “Um bom exemplo é como as grandes companhias vêm investindo a partir de um cenário — onde as mudanças climáticas estão aceleradas — e a necessidade de oferecer produtos mais sustentáveis como meta, por exemplo”, observa. “As decisões são tomadas hoje, mas sempre com um olhar para o futuro – especialmente se os gestores sabem, de forma muito clara, seu público-alvo, como fazer e como posicionar sua oferta para esse público.”

 

Marketing estratégico é para todos os negócios

Ao contrário do que muita gente imagina, o marketing estratégico não é propaganda de produto nem serve apenas para as grandes corporações: seus benefícios podem ser vistos em empresas de todos os portes — inclusive o microempreendedor individual, que pode ofertar produtos cada vez mais customizados.

 

Mas como implementar? “É preciso fazer responder a apenas quatro perguntas: qual o seu negócio, quem é o seu cliente, qual é o valor e qual será o seu negócio amanhã”, ensina o coordenador.

 

Não importa o tamanho, é preciso se empenhar para trazer a melhor solução para os problemas que as pessoas têm. “O marketing estratégico deve atuar no cotidiano, de forma didática e bem precificada, de acordo com a demanda temporal que o consumidor precisa, quer ou está acostumado, fazendo correções de rota em tempo real, como a pandemia de covid-19 nos mostrou”, acrescenta. “Não importa a marca ou produto, pois os modelos de negócio devem mudar, se aperfeiçoar, conquistar outros espaços e ganhar novas relevâncias.”

 

Conheça o Master em Marketing Estratégico da ESPM

 

10 Passos para implementar o marketing estratégico

  1. Conheça tudo sobre o seu produto, sobre o mercado, a concorrência e, principalmente, sobre o seu cliente.
  2. Seja curioso, pesquise e se aprofunde nas tendências.
  3. Entenda os problemas da sua clientela e o que pode fazer para tornar as experiências de consumo mais satisfatórias – lembre-se de que as pessoas não compram apenas pelo melhor preço, mas, cada vez mais, pelos valores de uma marca. E isso ajuda a construir relacionamentos mais duradouros.
  4. Diferencie-se da concorrência e inove, inclusive com pequenas ações.
  5. Estabeleça metas diárias, mensais, a curto, médio e longo prazos.
  6. Anote todas as ideias, como vai implementá-las e acompanhe os resultados para que as próximas decisões sejam cada vez mais assertivas.
  7. Use ferramentas de marketing (de conteúdo, digital, influência, relacionamento etc.) para apoiar todas as ações.
  8. Seja realista com o orçamento: nem sempre altos investimentos significam bons resultados – comprar um balcão novo para o seu empreendimento ou contratar um funcionário para entregar seus pedidos pode ser mais eficaz no bairro onde você atua do que anunciar em um telejornal.
  9. Comunique-se de forma eficiente e clara, nos canais onde o seu público está mais presente (mas não se esqueça dos tradicionais, se for o caso).
  10. Foque nos resultados e vá ajustando a rota se necessário.
Picture of Patrícia Rodrigues
Patrícia Rodrigues
Repórter colaboradora do Núcleo de Conteúdo da ESPM.
você também pode gostar:

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.