O mercado de marketing assiste ao surgimento de atividades multitarefas ligadas ao universo digital. Veja algumas dessas novas funções
A área de marketing já não se resume a agências de publicidade e ao universo corporativo. Atualmente, existem diversas profissões de marketing que atuam em áreas específicas. “Hoje temos muitas demandas novas e complexas por exigirem conhecimentos específicos e habilidades de outras profissões”, explica Alessandro Souza, coordenador da graduação em Comunicação e Publicidade da ESPM Porto Alegre.
“Agora, é muito comum um gerente de marketing também exercer a digitalização de mídias sociais ou trabalhar como gerente de produto, por exemplo”, afirma o professor, explicando que versatilidade também é uma competência desejada de quem trabalha com marketing. “O mercado exige que ele (o profissional) saiba preparar um roteiro ou conhecer temas antes inerentes ao design e outras expertises que não faziam parte dessa rotina”, acrescenta Souza.
Confira, a seguir, seis novas profissões em marketing:
1. GESTÃO DE SOCIAL MEDIA
Promove e administra a presença de uma corporação nas redes sociais criando estratégias, desenvolvendo conteúdo para as plataformas digitais, analisando dados e monitorando resultados e também administrando eventuais situações de risco de imagem.
2. FILMAKER
Trata-se de um profissional que conhece a fundo as linguagens de redes sociais específicas para desenvolver conteúdos audiovisuais para elas. Cria roteiros, produz filmes e vídeos e autogerencia os conteúdos.
3. USER EXPERIENCE (UX)
As funcionalidades de navegação e a clareza das informações de um site ou app influenciam a experiência que o usuário tem nesses ambientes digitais. Cabe ao profissional de User Experience pensar, juntamente com outras áreas da empresa, a arquitetura das informações para garantir a boa usabilidade pelo público.
4. EMPREENDEDORISMO DIGITAL
O empreendedor digital cria conteúdo próprio, para empresas e para terceiros visando a monetização. É um profissional que domina técnicas de design, roteiro e edição e cuida da gestão de todo o projeto e da análise dos dados de desempenho.
5. GERENCIAMENTO DE INFLUENCIADORES
Quem trabalha na gestão de influenciadores analisa o tipo de perfil e a quantidade de pessoas necessárias e o alcance que elas têm para promover uma marca. Esse profissional também orienta os influenciadores quanto à melhor maneira de se comunicar com os diferentes públicos para divulgar, criar aderência, manter e fortalecer a marca. Para isso, é necessário organizar o portfólio dos influenciadores de acordo com a linguagem de cada plataforma e a presença da marca (audiovisual, usabilidade de apps, podcasts, comerciais, conteúdos específicos para canais, stories).
6. GERENCIAMENTO DE MARCAS PESSOAIS
Cria, roteiriza e produz conteúdos para as mais variadas plataformas digitais e gerencia essas redes para profissionais liberais de todas as áreas.
COMO ESSES PROFISSIONAIS SÃO PREPARADOS?
“Nossa grade (do curso de Comunicação e Publicidade da ESPM) sempre tem um olhar mercadológico, ao lado das melhores ferramentas, sem deixar de lado os aspectos das ciências humanas e das soft skills”, esclarece Souza. “Isso garante a capacidade crítica reflexiva e outras habilidades interpessoais que são necessárias, independentemente de se o aluno vai atuar nas grandes corporações, nos novos meios, como a indústria de games ou análise de dados ou se vai empreender.”