Cursos para
Professores do ensino médio
Educação em constante movimento
Ciclo de Inovação Pedagógica
Os Ciclos de Inovação Pedagógica promovem atividades de formação pedagógica direcionadas aos professores do ensino médio.
Orientar o ensino para e pela aprendizagem requer expressivas transformações nos ambientes educacionais, em todos os níveis, da Educação Básica à Educação Superior. Com a instalação da pandemia (março de 2020), esse processo ganhou celeridade. Por mais que ele pressuponha mudanças estruturais, a sociedade e as instituições educacionais depositam grande expectativas de os professores promoverem essa transformação a partir de sua prática docente. Nesse contexto, o Ciclo de Inovação Pedagógica objetiva ser um espaço que inspire profissionais da educação interessados em ensinar e aprender, transformar os espaços de ensino em espaços de aprendizagem, transformar alunos em estudantes, contribuir para uma sociedade cognitiva.
O Ciclo de Inovação Pedagógica promove variado cardápio de atividades de formação pedagógica. Elas são planejadas e conduzidas por professores da ESPM e por professores convidados. Apesar de atraírem distintos perfis de profissionais, elas são particularmente pensadas e direcionadas para os professores do ensino médio. A programação prestigia uma agenda temática contemporânea, e as atividades podem assumir distintas características – palestras, workshops, oficinas etc. –, muito embora, todas elas sejam oferecidas no formato online. Isso imprime um caráter inclusivo na medida em que profissionais oriundos de instituições públicas e particulares, distribuídas em todo o território nacional, podem participar, desde que realizem a inscrição.
Conscientes de que vivemos em sociedades intensivas em aprendizagem, aprendemos o tempo todo e em qualquer lugar, as fronteiras que separam os ambientes educacionais são cada vez mais tênues. Assim sendo, essa iniciativa acolhe os profissionais interessados em contribuir para experiências educativas plenas de significado, mesmo a programação sendo pensada para os interesses mais próximos de professores que atuam no ensino médio.