Condições especiais para ex-alunos

Comunicação Baseada em Dados e Sistemas de Apoio à Decisão

Online ao Vivo

Inscrições: Encerradas

Selecione a opção do curso para continuar

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

​​​Encontre, analise e use os melhores dados para gerar conteúdo, chamar a atenção e tomar as melhores decisões para diferenciar a sua empresa dos seus concorrentes.​​

Para quem se destina?

​​​Estudantes e graduados do terceiro grau, preferencialmente das áreas ligadas a comunicação e mídia, cursos de Publicidade, Marketing, Administração, e profissionais com interesse em conhecimento do consumidor para aprimorar sua capacitação para melhorar os negócios das organizações. ​​​

Programa

O que você vai aprender

Os principais objetivos do curso são:
  • ​​Fornecer uma visão do uso de dados, em sistemas de suporte à decisão, com suas características, recursos e interação com outros sistemas de informação, bem como esclarecer aos alunos procedimentos de construção de Sistemas de Apoio a Decisão e sua importância para a gestão corporativa e competitiva das organizações e a criação de conteúdos e comunicação baseadas nesses conhecimentos.
  • ​O curso proporcionará conhecimento relacionados a:
    • ​Processos que envolvem a coleta de informações com base em indicadores mensuráveis, analisando padrões e fatos desses insights e utilizando-os para desenvolver estratégias e ações operacionais que beneficiam os negócios em várias áreas.
    • Os principais conceitos e tecnologias utilizados para trabalhar com dados no campo da comunicação, redes socias, IA, Chatbot e GPT
    • Identificar oportunidades de uso de dados no campo da comunicação para criar ou responder perguntas em diferentes contextos;
    • Identificar problemas que podem ser respondidos com dados
    • Criar uma estratégia de comunicação baseada em dados.
    • Marketing de conteúdo baseado em dados, coletados por meio de interações e feedbacks com os clientes, informações sobre necessidades, motivações e preferências de seus clientes, gerando mais proximidade e engajamento.
​Aula 1 ​Modulo I – Evolução do Marketing e o consumidor e as mídias tradicionais e digital
  • ​​Novo Mix de Marketing e o poder do marketing digital
  • ​Criação com base em dados
  • ​A Nova Jornada de Consumo na era digital
  • ​Cenários de Compra na Era Digital
  • ​Fontes de Influência na Tomada de Decisão
  • ​Segmentos Mais Influentes na Era Digital
  • ​Consumidores contemporâneos, os grupos geracionais e respectivas características e peculiaridades.
  • ​Tipos de indicadores de desempenho
​Aula 2 ​Modulo II – Fontes, Análises, Decisões e Divulgação dos dados
  • ​A necessidade de tomar decisões com base em dados e conhecimentos
  • ​Conceitos de sistema de apoio à decisão
  • ​Introdução aos Sistemas de Apoio à Decisão
  • ​Elementos de um sistema de tomada de decisão
  • ​Uso e usuários de um sistema de tomada de decisão
  • ​Tipos de sistemas de apoio à decisão
  • ​O papel de um sistema de apoio à tomada de decisão
  • ​Métricas e medidas essenciais de estatística: média, moda, variância, desvio-padrão, covariância, correlação
  • ​A importância do Histograma
  • ​As distribuições mais importantes: Normal, Poisson e Exponencial Negativa
  • ​Classificação de sistemas de apoio à decisão
  • ​Exemplos e aplicações práticas de sistema de apoio à decisão
​Aula 3
  • ​Por que precisamos de SAD?
  • ​Tipos de SAD – Exemplos
  • ​Utilizando um SAD – Sistema de Apoio a Decisão – modelagem analítica
    • ​Ferramentas de Machine Learning: ChatGpt
    • Análise do tipo e-se (what-if)
    • Análise de sensibilidade ]
    • Análise de busca de metas
    • Modelos preditivos: regressão linear e não-linear
    • Técnicas de Datamining
    • Análise de otimização: introdução à otimização linear e combinatória
  • ​Outras ferramentas relacionadas a SAD
  • ​Avaliação de SAD
  • ​Sistema de Apoio a Decisão em Grupo
  • ​A tomada de decisão empresarial
  • ​Estratégia de dados – 1st, 2nd e 3rd Party
  • ​Analise e maturidade de dados das empresas
​​Aula 4
  • ​Quais dados de Comunicação são importantes no processo de tomada de decisão?
  • ​Big Data
  • ​Componentes de Banco de Dados e Comunicação
  • ​Componentes de Modelagem e Interface Gráfica, Visualização de dados
  • ​​O papel da visualização na análise e comunicação de dados
  • ​Cognição visual e a gramática dos gráficos
  • ​Storytelling
  • ​Fundamentos Teóricos
  • ​Estrutura e Estratégia Narrativa
  • ​Cenário, Personagens, Tom e Mensagem
  • ​Ferramentas
  • ​Criando um projeto de Storytelling
  • ​Como não fazer
  • ​Apresentação e discussão de cases ​

Quando acontece?

Certificado

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos?
Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.