Economia Comportamental aplicada a Design de Experiência

Aulas online ao vivo ou presenciais

Inscrições até: 10/3/2025

Selecione a opção do curso para continuar

Matrículas abertas no site até o dia 10/3/2025, ou enquanto houver vagas.

Matrículas abertas no site até o dia 1741564800, ou enquanto houver vagas.*

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

Já parou para pensar como as nossas escolhas são realmente feitas? Quer criar experiências mais intuitivas e eficazes? Neste curso, você vai aprender a como influenciar decisões das pessoas utilizando princípios comportamentais a favor de uma melhor experiência do usuário. Serão apresentados fundamentos da Economia Comportamental e como eles podem ser aplicados ao design, mostrando como heurísticas, vieses e arquitetura de escolhas (nudges) moldam as escolhas dos usuários. Combinando teoria e prática, você aprenderá a desenvolver intervenções em produtos e serviços a partir de insights comportamentais.

Para quem se destina?

Profissionais que buscam entender como influenciar decisões do usuário e que desejam desenvolver uma visão mais fundamentada de como a economia comportamental pode ser aplicada em estratégias de produto, como por exemplo: UX designers, designers de produto, líderes de design e UX, UX researchers, gerentes de produto, estrategistas de UX e produto, consultores de inovação e estratégia. No entanto, este curso pode ser interessante para qualquer pessoa com interesse em ciências cognitivas, psicologia aplicada, marketing ou áreas relacionadas a comunicação e publicitária.

Programa

O que você vai aprender

  • Compreender alguns dos princípios fundamentais da economia comportamental e seu impacto nas decisões e comportamentos dos usuários.
  • Apresentar as principais heurísticas e influências comportamentais que afetam a tomada de decisões.
  • Explorar a aplicação da economia comportamental na estratégia de UX, utilizando princípios de arquitetura de escolhas.
  • Desenvolver competências para integrar técnicas de economia comportamental em estratégias de design com frameworks específicos.
  • Desenvolver habilidades práticas para identificar vieses potenciais na jornada do usuário e propor intervenções.
  • Refletir sobre os aspectos éticos do uso da economia comportamental no design, com foco em bem-estar e transparência.
Aula 1: Introdução à Economia Comportamental
Na primeira aula, apresentaremos os conceitos de “Homo Economicus” e de “Satisficiência”, que destacam a natureza limitada das decisões humanas. Exploraremos o surgimento dos estudos sobre vieses, com ênfase nas contribuições de Richard Thaler e Robert Cialdini, e como algumas heurísticas comportamentais (introduzidas ao mundo por Kahneman e Tversky) moldam nossas escolhas diárias. Também apresentaremos os Nudges (proposto Richard Thaler) discutindo sua aplicação na arquitetura de escolhas e na experiência do usuário. Por fim, analisaremos as principais influências comportamentais que impactam o design, como a aversão à perda, as contas mentais, as normas sociais entre outros, oferecendo uma base para a compreensão do comportamento do usuário no contexto do design.
Aula 2: Heurísticas e Influências Comportamentais
Na segunda aula, nos aprofundaremos a alguns conceitos fundamentais da Economia Comportamental, permitindo que os alunos compreendam as bases teóricas que sustentam esse curso. Discutiremos as heurísticas comportamentais (que são atalhos mentais utilizados para tomar decisões), e como elas podem influenciar nosso julgamento e comportamento. Além disso, apresentaremos algumas das principais influências comportamentais, incluindo a aversão à perda, contas mentais, o efeito dotação e a falácia do planejamento. Essa análise fornecerá aos alunos base para a discussão da aplicação destes conceitos no design de experiência.
Aula 3: Economia Comportamental aplicada a UX Design
Na terceira aula, vamos explorar a visão estratégica da experiência do usuário, analisando os contextos e drivers que influenciam o uso de produtos e serviços. Discutiremos como a cultura, os hábitos e os aspectos sociodemográficos impactam o processo de escolha, e moldam as personas e as jornadas do usuário. Também abordaremos aspectos com potencial impacto comportamental no design de produto ou serviço, como arquitetura de escolhas e de informação, semiótica e gestalt. Na etapa de validação de projeto, revisaremos as heurísticas de Nielsen, testes de usabilidade e técnicas avançadas de validação. Por fim, analisaremos vieses comportamentais que afetam a análise de negócios (como o custo perdido e o viés de confirmação), oferecendo uma compreensão integrada de como essas teorias se aplicam na prática do design.
Aula 4: Arquitetura de escolhas
Na quarta aula, o tópico sera o conceito de Nudges (ou arquitetura de escolhas). O principal objetivo dos Nudges é influenciar positivamente as decisões. Discutiremos a relação entre a experiência do usuário (UX) e aspectos fundamentais da ética, saúde e bem-estar, e como podemos tirar proveito disso para nosso cotidiano promovendo nossa felicidade e satisfação nas interações diárias. Para consolidar esses aprendizados, realizaremos atividades de absorção de conceitos, onde apresentaremos e discutiremos exemplos reais de nudges.
Aula 5: Técnicas Integrativas de Economia Comportamental
Na quinta e última aula, realizaremos uma revisão dos conceitos comportamentais abordados ao longo do curso, utilizando exemplos práticos para ilustrar a execução e a aplicação desses conceitos em situações reais. Apresentaremos um framework para a ideação de intervenções comportamentais, que servirá como guia para os alunos desenvolverem soluções aplicadas a sua realidade profissional ou pessoal. Ao final do curso, os participantes participarão de uma atividade prática em grupo, onde terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos e discutir a viabilidade e possível eficácia das intervenções propostas.

Quando acontece?

Professor

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Henrique Monteiro

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão

Ou R$
a vista no boleto*, pix ou no débito.

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

Porto Alegre

Rua Guilherme Schell, 268 (Prédio C)

Santo Antônio - Porto Alegre - RS

Visite a ESPM

Participe da visita guiada e aproveite para esclarecer todas suas dúvidas.
Fachada ESPM Porto Alegre

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

10% de desconto para matrículas antecipadas até 30/12

Digite o cupom FERIAS#2025 no checkout para aplicação do desconto.

cupom não cumulativo com demais descontos aplicáveis

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.