A Pós-Graduação em Branding & Futures Studies tem como objetivo formar estrategistas de marca capazes de atuar em um mundo complexo, construindo marcas para futuros desejáveis. Os egressos desenvolvem uma visão estratégica e transdisciplinar, preparando-se para criar e posicionar marcas que vão além do presente, influenciando e contribuindo para futuros positivos.
Taxa de inscrição para o processo seletivo
A relação entre marcas e consumidores está evoluindo, deixando de ser apenas uma antecipação de tendências para se tornar uma construção ativa de futuros desejáveis. Criar marcas no contexto atual vai além da força de mercado — envolve práticas co-criativas, interação com tecnologia, impacto positivo e responsabilidade social. Em Branding & Futures Studies, o desafio é construir marcas para os futuros, transformando visão em ação. Aqui, disciplinas tradicionais dão lugar a Arenas, Imersões e Desafios, oferecendo uma experiência inovadora e colaborativa.
O curso de Pós-Graduação em Branding & Futures Studies está classificado na área de Criatividade
e Inovação em Negócios . Mas você também terá a
oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas.
Veja como as disciplinas do curso se dividem:
Exclusivamente voltado para ex-alunos de graduação da ESPM, o curso foi desenvolvido com base no sólido conhecimento em marketing construído durante a graduação, oferecendo uma oportunidade única de especialização para quem deseja atuar na construção de marcas orientadas para o futuro.
A Arena Futuros apresentará aos estudantes o universo dos Futures Studies, campo emergente de produção e aplicação de conhecimentos, no contexto das práticas e decisões gerenciais ligadas a comportamento de consumo e gerenciamento de marcas. A arena deverá proporcionar imersões que desenvolvam nos estudantes habilidades relacionadas a construção de visões de futuro em múltiplas perspectivas: estudo do consumidor, estratégias de formação, transformação e estabilização de mercados, e metodologias de investigação de futuros.
Aprendendo a pesquisar o futuro de forma estruturada
O campo dos estudos de futuros desenvolveu, ao longo dos anos, uma série de teorias e ferramentas que cada vez mais passam a ser adotadas pelas empresas e consultorias a fim de lidar com as incertezas do mundo que nos cerca. Aprender a mapear futuros é fundamental na medida em que o mundo vem migrando de uma postura sobre tentar “acertar” o futuro que virá, para uma visão de “quais futuros queremos” e “como tornamos esses futuros possíveis”. A imersão insere os estudantes no campo dos estudos de futuros e através do exercício de pesquisa, utilizando metodologias consagradas do campo, permite com que se tornem mais capazes de identificar oportunidades. A imersão consiste numa experiência prática de construção de um projeto de pesquisa de futuros.
Desvendando oportunidades sobre futuro que ainda é tangível
O campo de consumer insigths apresenta métodos de investigação que auxiliam gestores de marcas e produtos a capturar valor a partir de pesquisas com consumidores. Mas e quando estamos diante de contexto de consumo de inovações que os consumidores ainda não conseguem imaginar ou prever? Quais técnicas de pesquisa são as mais adequadas para o mapeamento de oportunidades sobre mercados que ainda não existem? Uma imersão que deverá transitar desde o clássico desta área de conhecimento, até suas aplicações de vanguarda no contexto dos estudos de futuros.
Entendendo a formação, transformação e estabilização dos mercados para estratégias eficazes.
Os mercados são estruturas dinâmicas moldadas por inovações tecnológicas, mudanças sociais e interações entre diversos atores, como consumidores, empresas e instituições. Nesta imersão, os estudantes explorarão como os mercados se formam a partir dessas interações complexas, analisando casos de legitimação de novas tecnologias e a criação de mercados emergentes. Serão examinadas estratégias que permitem às empresas navegar por essas transformações, mantendo sua relevância e competitividade. Os estudantes aprenderão a desenvolver estratégias eficazes para atuar em mercados em constante evolução, entendendo como influenciar positivamente a trajetória dos mercados futuros.
O desafio da arena deverá articular e exigir conhecimentos de todas as imersões, deslocando os estudantes para uma atmosfera de complexidade, criatividade e resolução de problemas, sempre com o foco na prática de construção de visões de futuros desejáveis para marcas e consumidores, em nível local.
A Arena ESG & Dinâmicas de Consumo proporciona ao estudante um mergulho no universo das tensões sociais, culturais e econômicas que estão desafiando gestores de marca no Brasil e no mundo. Dos desafios da diversidade até a mudança climática, um universo de novos temas impõe às marcas a necessidade de se posicionar e abandonar uma postura histórica de neutralidade política e social. A construção de futuros passa, fundamentalmente, por organizações e marcas que tenham a capacidade de imaginar e construir respostas concretas para estes desafios.
As contribuições da Antropologia e dos estudos culturais para a construção de marcas.
Até que ponto os modelos de Branding já validados darão conta de novos produtos que redefinem o conceito de experiência de consumo? Historicamente o campo do gerenciamento de marcas buscou na psicologia o arcabouço teórico para sua estruturação. No entanto, novas abordagens metodológicas para gerenciamento de marcas baseadas em conhecimentos da antropologia e dos estudos de cultura têm auxiliado gestores de marca a operar em cenários de complexidade. Nesta imersão os estudantes vivenciarão problemas relacionados a construção de marcas em mercados complexos.
Em um cenário onde os consumidores não apenas consomem, mas também produzem, as barreiras entre empresas e consumidores se esvaem, criando oportunidades e tensões no ambiente de negócios. A partir da análise de fenômenos de consumo em diferentes regiões e classes sociais, será discutido como essa mudança impacta diretamente as estratégias empresariais e desafia o modelo econômico tradicional. O crescimento ilimitado, sustentado por uma exploração contínua dos recursos, é uma ideia cada vez mais contestada por teorias que propõem limites claros ao crescimento. Movimentos como a Economia Donut e o desenvolvimento sustentável serão analisados como alternativas viáveis para construir marcas e negócios que estejam alinhados com as novas demandas sociais e ambientais. Os estudantes irão investigar, de forma crítica, práticas de resistência, consumo sustentável e modelos de empreendedorismo que emergem em resposta a esses desafios, preparando-se para construir soluções empresariais inovadoras e conscientes.
Explorando os novos polos globais de inovação e as dinâmicas de poder que os moldam.
Diferentes polos de inovação ao redor do mundo estão se formando. Desafiando as narrativas tradicionais, que centralizam a inovação em lugares específicos, essa imersão apresentará uma nova perspectiva sobre como inovação tecnológica, social e cultural surge em contextos pouco abordados. Serão discutidos exemplos de inovação na América Latina, África e Ásia, destacando a capacidade dessas regiões de criar soluções originais e eficazes para os desafios locais e globais. A estabilização desses polos será discutida a partir de estratégias que visam não só o desenvolvimento econômico, mas também a valorização de saberes e práticas locais. Ao final, os estudantes estarão aptos a desenvolver estratégias de inovação que levem em conta as especificidades culturais e regionais, ampliando as fronteiras tradicionais e promovendo soluções inclusivas e sustentáveis para o futuro.
O desafio da arena deverá articular e exigir conhecimentos de todas as imersões, deslocando os estudantes para uma atmosfera de complexidade, criatividade e resolução de problemas, sempre com o foco na prática de construção de visões de futuros desejáveis para marcas e consumidores, em nível nacional.
A Arena Tecnologias Emergentes apresentará aos estudantes toda a complexidade dos modelos de negócios atravessados por tecnologias emergentes. Este contexto transforma não apenas jornadas empreendedoras, mas também experiências de consumo e de construção de marca. A arena proporcionará imersões que desenvolvam nos estudantes habilidades relacionadas a transformação e consumo digital, economia da internet e interação homem-máquina.
Como a tecnologia nos atravessará e quais novas interações surgem?
Como a realidade virtual afetará a forma das próximas gerações se relacionarem com o mundo? Como os Hologramas modificarão as relações sociais presenciais? As tecnologias de reconhecimento facial de fato poderão ser usadas como instrumentos políticos? E como tudo isso afetará a forma de consumir? Como afetará modelos de negócio e desenvolvimento de novas tecnologias? Todas estas questões serão debatidas nesta imersão, antecipando os desafios sociais e culturais provocados por novas tecnologias disruptivas que estão cruzando a fronteira que separa ser humano e máquina.
O digital apresenta mais oportunidades do que você imagina.
Na imersão Social Intelligence os estudantes viverão um mergulho nas técnicas de investigação em comportamento do consumidor no ambiente digital. Não se trata apenas de compreender o consumo online, muito pelo contrário; consumidores constroem novas relações sociais, comportamentos e práticas culturais a partir da web. Ela hoje oferece uma miríade de experiências projetadas exclusivamente para o contexto online, e é sobre elas que esta imersão tratará. Abordaremos também a creator economy, que desafia os conhecimentos tradicionais nos campos do empreendedorismo e do marketing, questionando o que se já se praticou em termos de identificação de oportunidade, perfil empreendedor, posicionamento e segmentação de mercado. Suas bases conceituais pressupõem novas estratégias de monetização, modelos de negócio plataforma, o papel da curadoria e a centralidade do conteúdo na construção de relação com consumidores.
A transformação digital vai além da simples adoção de tecnologia; ela molda a maneira como as pessoas interagem dentro das organizações e altera profundamente os mercados.
Entraremos em uma jornada que vai desde os conceitos básicos da transformação digital até os modelos avançados que vêm remodelando as indústrias globais. Mais do que implementar novas ferramentas, será discutido como essas transformações impactam profundamente a sociedade, o futuro do trabalho e os negócios tradicionais, analisando o que realmente faz com que essas transições sejam bem-sucedidas. Olhando para o futuro do empreendedorismo, tecnologias emergentes como a Web3 estão desafiando as lógicas tradicionais de mercado. Com a introdução de blockchain e organizações automatizadas descentralizadas (DAOs), as interações de consumo e os modelos de negócios estão sendo completamente reestruturados. Esta imersão discutirá como essas tecnologias não apenas transformam o ambiente de trabalho, mas também o marketing e a criação de marcas, oferecendo aos alunos uma visão do futuro do empreendedorismo e das novas oportunidades que surgem à medida que essas inovações ganham força no cenário global.
O desafio da arena deverá articular e exigir conhecimentos de todas as imersões, deslocando os estudantes para uma atmosfera de complexidade, criatividade e resolução de problemas, sempre com o foco na prática de construção de visões de futuros desejáveis para marcas e consumidores, em nível global.
Ao término do curso, os alunos apresentarão presencialmente o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
21/09/2024, 05/10/2024, 19/10/2024, 09/11/2024, 23/11/2024, 30/11/2024, 14/12/2024, 15/02/2025, 01/03/2025, 22/03/2025, 05/04/2025, 26/04/2025, 10/05/2025, 24/05/2025, 07/06/2025, 28/06/2025, 05/07/2025, 26/07/2025
Local: ESPM Tech São Paulo
*datas sujeitas a alteração
Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:
1x R$ 40.482,00
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Início das mensalidades em 08/10/2023
(exceto para o curso Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico)
*Todas as datas estão sujeitas a modificações
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.
Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).
Pesquisa do Egresso 2023.
Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.
Sua jornada será acompanhada pelo Dexter, Designer de Experiências Transformadoras, responsável por acolher os estudantes durante a jornada ESPM com hospitalidade, construindo uma comunidade orientada ao aprendizado.
Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.
Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.
Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.
Encontros presenciais e online com networking de verdade que vão além do Linkedin com muita troca de experiências, histórias de vida e caminhos de futuro.
Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.
Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.
As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.
Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.
Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.
Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.
Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.
Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.
Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.
Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).
*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.
Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.
Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.
O trabalho de conclusão do curso necessita ser apresentado presencialmente, em um dos campi ESPM de São Paulo ou Rio de Janeiro.
Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.
Estudantes do curso que residam no exterior poderão apresentar o TCC de forma online.
Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.
*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.
Happenings são encontros de networking e discussão, oferecidos a todos os alunos de cursos presenciais, híbridos ou hyflex. Nos happenings, o aluno poderá discutir temáticas relevantes para sua carreira e tomar um café conosco, além de interagir com estudantes e professores de outros cursos ESPM. Os happenings ocorrem sempre em horários alternativos, distintos dos horários das aulas.
Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.
Dexter, ou Designer de Experiência Transformadora, é um profissional que acompanha alguns dos cursos de pós-graduação lato sensu ESPM. Nos cursos acompanhados por um Dexter, esse profissional vai acompanhar os estudantes desde a formação da turma até a conclusão do curso. O Dexter tem o propósito de acolher os estudantes durante a sua jornada ESPM com hospitalidade, construindo uma comunidade orientada ao aprendizado e mediando questões sociais, acadêmicas ou técnicas com eficiência, empatia e diálogo.
A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.
Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.
O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).
Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.
Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:
– Etapa 1: Inscrição online;
– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;
– Etapa 3: Por fim, é só agendar a entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.
Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:
– Etapa 1: Inscrição online;
– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;
– Etapa 3: Por fim, é só responder o questionário e aguardar a análise do currículo
Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.
Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao
novo site: gov.br/mec
Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:
– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;
– Histórico original de curso superior;
– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.
Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).
De segunda à sexta-feira, serviço de VAN da ESPM
saída do Metrô Ana Rosa
(Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 65 – em frente à Caixa Econômica Federal)
Horários:
06h30 às 13h30
14h30 às 17h
18h às 23h30
Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana, São Paulo – SP
Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h
Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções:
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A ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.
O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.
Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.
Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.