Apresentar as teorias, conceitos e práticas que envolvem o mercado de luxo, através de uma visão estratégica de marketing e negócios, e favorecer o desenvolvimento de habilidades e competências para atuar no mundo corporativo com uma visão completa sobre a gestão do luxo. Além de proporcionar um networking específico do mercado.
Os objetivos serão atingidos com o entendimento da história e evolução do conceito de luxo, de aspectos culturais do novo e atual consumidor, das oportunidades e ameaças de mercados emergentes e operações internacionais, dos conceitos de inovação e criatividade aplicados ao luxo, e com a compreensão dos aspectos que envolvem a gestão de marca e comunicação nos canais digitais, dos diferentes modelos de negócios e estratégias, da experiência e serviço ao cliente de luxo, e da concepção de produtos e serviços para o consumidor de luxo.
Esse curso tem um modelo diferenciado, onde cada disciplina tem seis aulas à noite no formato online ao vivo com professores e participantes da ESPM de São Paulo, e uma aula sábado presencial na ESPM Porto Alegre para estudos de caso e outras atividades experienciais.
O curso trabalha em profundidade o mercado de luxo, que é um dos mais antigos, com clientes que fazem compras em todo o mundo, decidindo onde e como comprarão. E novos consumidores chegam ao mercado de luxo diariamente. Além disso, marcas tradicionais chegam a novos destinos, indo aonde os consumidores de luxo estão, principalmente nas economias emergentes. Novos negócios também nascem posicionados para o mercado de luxo, visto a oportunidade que existe em todos os setores. E neste contexto, o conceito de luxo enfrenta novas interpretações, o que exige atenção redobradas das marcas às reações do seu público e fortaleçam cada vez mais seu posicionamento.
Esse curso tem um modelo diferenciado, onde cada disciplina tem seis aulas à noite no formato online ao vivo com professores e participantes da ESPM de São Paulo, e uma aula sábado presencial na ESPM Porto Alegre para estudos de caso e outras atividades experienciais.
Os elementos que compõe uma marca de luxo são a alta qualidade, tradição, design, arte, distinção e preço premium. Porém somente esses aspectos não garantem mais o sucesso de um negócio de luxo. É preciso ampliar esses elementos, e trazer para a discussão estratégica os pilares da inovação, criatividade, digital e experiência. Dessa forma, será possível projetar um futuro promissor para um negócio de luxo, por mais tradicional que ele seja. Portanto, compreender os aspectos que envolvem à gestão de marketing e negócios de luxo, pode ser de grande relevância para qualquer gestor que queira incorporar os conceitos de luxo ao seu negócio.
Por essa razão, a Pós-graduação em Negócios e Marketing de Luxo Contemporâneo é um programa lato sensu, que visa a preparar profissionais recém-formados, empreendedores e gestores, em diversas áreas do conhecimento, para os desafios da gestão dos negócios de luxo, seja atuando em empresas já consolidadas, ingressando em startups ou criando seu empreendimento.
Para que o conteúdo seja o mais atualizado possível, este curso foi desenvolvido em parceria com a Vogue, para propiciar todas as conexões com profissionais e negócios dos diversos segmentos do mercado luxo.
As disciplinas foram montadas divididas em três blocos que tratam dos conhecimentos e competências atuais e imprescindíveis para o sucesso do novo profissional de luxo: MERCADO E CONSUMIDOR, GESTÃO DE NEGÓCIOS E MARKETING.
O curso de Pós-Graduação em Negócios e Marketing de Luxo Contemporâneo está classificado na área de Marketing, Estratégia e Gestão. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
O curso foi desenvolvido para estudantes que buscam desenvolver novas competências para a gestão de marketing contemporânea, com foco no luxo, sendo no seguinte perfil:
Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao estudante identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.
A disciplina visa a facilitar a aquisição e a ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como o valor presente, o valor futuro, as taxas e as prestações uniformes. A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade. Tem como objetivo capacitar o profissional de tal modo que seja capaz de interpretar e discutir os principais demonstrativo financeiros.
Apresentar o conceito e definições de luxo, junto à uma viagem pela história, entendendo as origens do termo luxo e a evolução de sua aplicação ao longo do desenvolvimento das sociedades. A disciplina apresenta a linha do tempo do surgimento do luxo, desde a Antiguidade até a atualidade, e as diversas classificações e níveis de luxo que são discutidos atualmente.
Compreender os consumidores do mercado de luxo é um desafio constante. O perfil deste consumidor é cada vez mais heterogêneo e exigente. As motivações para o consumo de luxo são as mais diversas, devido também a acessibilidade de alguns itens antes inacessíveis. Identificar os perfis dos clientes, compreender seus hábitos e motivações de consumo, e conhecer as técnicas de pesquisa para entender este público, são os objetivos dessa disciplina.
As marcas de luxo precisam estar onde o consumidor está. Para os negócios internacionais, as economias emergentes acabam sendo o principal destino para atingir novos mercados consumidores. Porém, quando falamos de internacionalização de uma operação de luxo, precisamos pensar como será o produto, comunicação, vendas e gestão no além-fronteiras. A disciplina apresentará as características das principais economias emergentes para o consumo de luxo, e discutirá quais aspectos do negócio devem ser adaptados para a nova cultura.
Estratégia e operação precisam estar muito conectadas no mercado de luxo. Essa conexão deve refletir no dia-a-dia do negócio e na experiência final entregue ao cliente. Essa disciplina apresentará as principais operações do mercado de luxo no Brasil, através de palestras, com especialistas de diferentes segmentos de mercado, como por exemplo moda, beleza e serviços.
No luxo, um ‘produto’ sempre compreende objetos e serviços, mas tudo começa com o produto. Desde uma noite um hotel 6 estrelas até um carro de luxo. O produto ou serviço precisa atingir o emocional do consumidor, compreendendo suas necessidades e proporcionando uma experiência holística. A disciplina apresentará teorias e práticas relacionadas ao processo de concepção e gestão de portfólio de produto ou serviço no mercado de luxo.
A disciplina trata de conceitos, modelos e técnicas associados à inovação e criatividade, com base em uma perspectiva estratégica, voltada à obtenção de vantagens competitivas sustentáveis e à geração de valor aplicado ao mercado de luxo. Aborda os seguintes tópicos: ambiente empresarial e seu componente criativo, processo de inovação, difusão de novas tecnologias, inovações em cadeia, sustentabilidade e características de organizações inovadoras.
Os canais digitais permitem que as marcas de luxo ampliem sua oferta de produtos, através de e-commerce, aplicativo, marketplace, whatsapp, social selling, e outras plataformas digitais. O objetivo dessa disciplina é apresentar os conceitos por trás de cada tipo de canal digital, e suas especificidades de gestão no mercado de luxo. Ao final, espera-se que seja desenvolvida uma estratégia multicanal digital para um negócio de luxo.
Não existe luxo sem marca. Qualquer objeto ou serviço de luxo, pertence a uma marca de luxo. A marca no luxo ultrapassa o objeto ou serviço em si, e é construída pela sua reputação e significado particular. Atualmente, as marcas precisam ainda estar conectadas aos desejos e anseios dos novos consumidores do luxo. Para este contexto, a disciplina aborda os seguintes tópicos: brand equity, brand persona e arquétipos, arquitetura de marca, posicionamento de marca e storytelling (narrativas).
Luxo e comunicação são consubstanciais. Um dos pilares fundamentais do luxo é a comunicação, desenvolvida com o objetivo de criar um sonho e recarregar o valor da marca, não somente vender. Em um contexto global, às vezes são necessários ajustes na narrativa para um novo público, ou até mesmo, a realização de novas campanhas. Para essa entrega é importante compreender quais ações aspectos da comunicação funcionam e como são planejados no mercado de luxo. A disciplina englobará os conceitos e práticas de relações públicas, influenciadores digitais, eventos, CRM, patrocínio, product placement e outras ações. Ao final, o objetivo é o de compreender o conjunto de ferramentas e estratégias de comunicação mais frequentes no mercado de luxo.
Desenvolver relacionamentos duradouros e experiências extraordinárias devem ser importantes componentes das estratégicos no mercado de luxo. Desde oferecer uma bebida sofisticada até proporcionar uma viagem exótica, até um atendimento inesquecível. Todas essas práticas estão relacionadas as estratégias e gestão das experiências e serviços no luxo. Para isso, as marcas precisam compreender como gerar experiências significativas para seus clientes, principalmente através do serviço. A disciplina abordará os conceitos e práticas do marketing de experiências, marketing sensorial e marketing de serviços aplicados ao mercado de luxo, com discussão e vivência de cases de mercado.
Os meios digitais permitem que as marcas de luxo comuniquem com diversas audiências, com conteúdos específicos para cada canal e público. E para os negócios que possuem e-commerce, este conteúdo precisa também reverter em vendas. Portanto, seja para qual propósito, o de posicionamento ou de vendas, o profissional de marketing precisa compreender como gerenciar as mídias digitais e redes sociais. Para isso, essa disciplina apresenta o perfil das redes sociais, plataformas e tipos de mídia online, análise de performance, outbound e inbound, e KPI’s. Ao final, será desenvolvido um planejamento de conteúdo online.
O Projeto Integrativo Multidisciplinar (PIM) é composto por 2 disciplinas, PIM 1 e PIM 2, que ocorrem respectivamente, durante o primeiro e segundo semestre do curso. Na PIM 1, o objetivo será de discutir os conceitos das disciplinas através de estudo de caso. Na PIM 2, os conceitos serão aplicados através de estudo de caso e, ao final será desenvolvido o Relatório Final, onde o aluno conta com aulas preparatórias, atividades em período extraclasse, e bancas de professores e gestores do mercado que avaliarão sua produção.
As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendados pelo professor. As disciplinas em EAD, indicadas no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:
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*Todas as datas estão sujeitas a modificações
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.
Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).
Inscrição on-line.
Entraremos em contato para agendar a sua entrevista orientativa com o coordenador do curso.
A entrevista é uma etapa essencial do processo seletivo. Nesse momento você poderá sanar todas as suas dúvidas com o coordenador do curso.
Matrícula online ou presencial.*
*Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
Pesquisa do Egresso 2023.
Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.
Sua jornada será acompanhada pelo Dexter, Designer de Experiências Transformadoras, responsável por acolher os estudantes durante a jornada ESPM com hospitalidade, construindo uma comunidade orientada ao aprendizado.
Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.
Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.
Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.
Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.
Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.
As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.
Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.
Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.
Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.
Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.
Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.
Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.
Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).
*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.
Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.
Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.
O trabalho de conclusão do curso necessita ser apresentado presencialmente, em um dos campi ESPM de São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.
Estudantes do curso que residam no exterior poderão apresentar o TCC de forma online.
Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.
*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.
Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.
A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.
Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.
O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).
Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.
Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:
– Etapa 1: Inscrição online;
– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;
– Etapa 3: Por fim, é só agendar a entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.
Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:
– Etapa 1: Inscrição online;
– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;
– Etapa 3: Por fim, é só responder o questionário e aguardar a análise do currículo
Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.
Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao
novo site: gov.br/mec
Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:
– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;
– Histórico original de curso superior;
– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.
Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).
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De segunda a sexta-feira, das das 8h às 20h
Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções:
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A ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.
O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.
Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.
Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.