Pós-graduação ESPM

Prime MBA em Marketing e Branding

Porto Alegre

DAY ONE: 24/04/2025

Sobre o curso

O Prime MBA em Marketing e Branding forma profissionais capacitados para atuar em marketing e branding com uma visão contemporânea de negócios. Os alunos adquirem sólidos conhecimentos e domínio de práticas que permitem desenvolver estratégias mercadológicas eficazes para atingir objetivos organizacionais em um ambiente dinâmico e competitivo. O curso prepara profissionais para planejar estratégias com propostas de valor claras e executar ações inovadoras e relevantes para organizações de diferentes portes e segmentos, com foco em construção de marcas fortes e gestão de marketing com visão estratégica e orientada ao mercado.

Prime MBA em Marketing e Branding

Início das aulas: 24/04/2025

Dias da semana: Às terças e quintas-feiras (hyflex) e um sábado (presencial) por disciplina

Período: Noturno

Horário: Às terças e quintas-feiras das 19h30 às 22h30 e sábados das 9h às 16h

Carga horária: 400h

Duração: 2 Semestres

R$ 900,00

1x Matrícula

35X R$ 1.276,71

GRATUITO

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 28/04/2025

Modalidade

Hyflex​

O máximo de flexibilidade para a sua agenda e localização. Tenha liberdade para participar das aulas ao vivo presencialmente*, nas unidades ESPM, ou virtualmente, via Zoom. Participe presencialmente para viver experiências imersivas e fazer networking ou participe virtualmente, de onde estiver, para melhor adaptação da sua agenda e localização. Gravações de aula disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta). *Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações Hyflex.

Sobre o curso

Marketing e branding dentro de uma visão contemporânea de negócios.

O Prime MBA em Marketing e Branding é um programa de excelência com abordagem inovadora, que proporciona aos alunos a experiência de aprender com líderes de grandes marcas como Dell, Audi e Natura, além de professores internacionais de instituições renomadas como Nova IMS (Lisboa), Universidade de Coimbra e Sorbonne (Paris). Esse time se soma aos professores da ESPM, reconhecidos por sua expertise de mercado.

 

O curso adota a metodologia “Learning By Doing”, permitindo que os alunos apliquem, por meio de projetos práticos, os conteúdos aprendidos diretamente em empresas de diferentes setores e tamanhos, preparando-os para os desafios reais do mercado.

PRIME MBA EM MARKETING E BRANDING POA
Áreas temáticas

O curso Prime MBA em Marketing e Branding está classificado na área de Marketing, Estratégia e Gestão. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

Este curso é ideal para gestores, empreendedores e profissionais das áreas de administração, marketing, comunicação e design que desejam aprofundar seus conhecimentos e desenvolver uma visão estratégica em marketing e branding.

O que você vai aprender

Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

Nesta disciplina com professor internacional, o tema marketing insights apresenta as principais tendências de marketing e comportamento de consumo na pós-pandemia. O professor fala direto da IMS – Nova de Lisboa (professor e instituição de ensino podem ser alterados por outros de mesmo perfil e reputação).

Nesta disciplina com professor internacional, o tema é fundamentos de branding para a construção e gestão de marcas de valor. O professor fala direto da Universidade de Coimbra, uma das mais antigas do mundo (professor e instituição de ensino podem ser alterados por outros de mesmo perfil e reputação).

Esta disciplina de visão de mercado é ministrada por um CMO de grande empresa, que vai trazer a sua visão sobre o marketing 5.0 e a harmonização entre tecnologia e humanização nas estratégias de negócios, apresentando melhores práticas e cases relevantes para a compreensão do marketing na era digital.

Esta disciplina de visão de mercado é ministrada por um Head de Branding de grande marca, e fala sobre a construção de marcas com propósito e o branding estratégico a partir de causas e boas práticas de responsabilidade social e ambiental.

Como desenvolver um plano de comunicação integrando as diversas plataformas de comunicação. Domínio das mídias online e offline, elegendo os meios e canais mais adequados e os melhores formatos de peças para atingir os objetivos de comunicação da organização.

A disciplina visa auxiliar os alunos a alcançarem, dentro da perspectiva de novos negócios, o equilíbrio entre a estrutura do negócio, as características dos produtos e as necessidades dos clientes. Isso é feito por meio de uma abordagem estruturada baseada nas visões de Lean Startup, Design Thinking e BMG. Busca-se fazer com que o aluno não só conheça, mas vivencie estes conceitos, se tornando um profissional capacitado a criar negócios, produtos e serviços inovadores que atendam ou superem as expectativas de seus clientes.

Esta disciplina aborda as lógicas de e-commerce e e-business. Apresenta e discute os modelos de transação digital, de integração com clientes e fornecedores e os aspectos de segurança transacional dentro do contexto de integração dos diferentes canais de vendas da empresa.

O objetivo desta disciplina é possibilitar ao aluno assimilação e compreensão da relação da empresa com os diferentes ambientes de negócios com que ela transaciona dentro de um contexto globalizado, incerto e complexo. São apresentados construção de cenários futuros, teorias, métodos e ferramentas, visando uma melhor compreensão e aproveitamento das tendências e definição das melhores estratégias de competição e crescimento para o negócio.

Como criar estratégias de automação de marketing para crescimento exponencial, aquisição e retenção de clientes. Conhecimento de estratégias digitais e criação de campanhas para geração de leads, conversão de vendas, engajamento e outros objetivos de negócio.

Esta disciplina visa aprofundar os principais conceitos de marketing estratégico dentro de uma visão contemporânea e adequada ao mundo de negócios. Marketing 5.0, visão customer centric e a aplicação dos conceitos de marketing à realidade das empresas e estudos de casos são ênfases da disciplina.

Aborda conhecimentos fundamentais que permitirão ao aluno um maior entendimento do atual ambiente midiático e consequentemente um maior aproveitamento das novas ferramentas para melhorar o desempenho de uma marca e intensificar seu envolvimento com o público. Serão apresentadas e discutidas as principais teorias e cases nacionais e internacionais, além de tópicos complementares como o brand fiction, o branded content, o perfil do novo consumidor e a cultura dos fãs.

Esta disciplina apresenta as ferramentas do marketing digital, do planejamento de mídias à gestão das mídias sociais, passando por SEO/SEM e growth marketing. O foco amplia-se para a importância da geração de conteúdo como forma de se atingir relevância e engajamento nas plataformas digitais.

Nesta etapa, os alunos terão uma imersão de três dias (quinta, sexta e sábado) em uma das unidades da ESPM fora de Porto Alegre (São Paulo ou Rio de Janeiro). Esta imersão será composta por aulas com professores expoentes da unidade e visitas técnicas a empresas emblemáticas da região.

Neste projeto em grupo, os alunos deverão elaborar um plano de marketing de performance para aumentar os resultados da empresa escolhida no mercado. Para isso, contarão com mentoria de um professor especialista na área, e apresentarão o projeto em forma de pitch a um grupo de executivos de mercado e professores.

Neste projeto em grupo, os alunos deverão elaborar um plano de branding para posicionar ou reposicionar a marca da empresa escolhida no mercado. Para isso, contarão com mentoria de um professor especialista na área, e apresentarão o projeto em forma de pitch a um grupo de executivos de mercado e professores.

Neste projeto em grupo, os alunos deverão elaborar um plano de marketing estratégico para uma empresa escolhida. Para isso, contarão com mentorias de um professor especialista na área, e apresentarão o projeto em forma de pitch a um grupo de executivos de mercado e professores.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendados pelo professor. As disciplinas em EAD, indicadas no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Dê o próximo passo na sua carreira

400H

de conteúdo

2 Semestres

Conclusão do curso

Hyflex​

Modalidade do curso

Sábado nos dias*

23/11/2024, 14/12/2024, 22/02/2025, 01/03/2025, 08/03/2025, 22/03/2025, 29/03/2025, 12/04/2025, 26/04/2025, 17/05/2025, 07/06/2025, 21/06/2025, 19/07/2025, 01/08/2025,
30/08/2025

Local: ESPM Porto Alegre

*datas sujeitas a alteração

Professores inspiradores

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:

“O Prime MBA prepara especialistas em marketing e gestão de marcas de valor com visão estratégica e global. Com ênfase em temáticas do marketing digital, apresenta os temas mais contemporâneos da área por professores internacionais, gestores de grandes marcas e com sólida vivência de mercado.”
Escolha a forma de pagamento

Invista no seu futuro

R$ 900,00

matrícula

Desconto para matrículas antecipadas

R$ 450,00

Válido até o dia: 23/02/2025

1x R$ 900,00

matrícula

1x R$ 38.932,00

1x R$ 900,00

matrícula

11x R$ 3.423,44

+

1x R$ 3.439,91

1x R$ 900,00

matrícula

17x R$ 2.348,30

+

1x R$ 2.390,54

1x R$ 900,00

matrícula

23x R$ 1.811,62

+

1x R$ 1.881,20

1x R$ 900,00

matrícula

29x R$ 1.492,11

+

1x R$ 1.536,97

1x R$ 900,00

matrícula

35x R$ 1.276,71

+

1x R$ 1.405,83

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção

Inscrição

Inscrição on-line.

Agendamento de entrevista

Entraremos em contato para agendar a sua entrevista orientativa com o coordenador do curso.

Entrevista orientativa

A entrevista é uma etapa essencial do processo seletivo. Nesse momento você poderá sanar todas as suas dúvidas com o coordenador do curso.

Matrícula

Matrícula online ou presencial.*

*Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Pesquisa do Egresso ESPM

Pesquisa do Egresso 2023.

Por que escolher a ESPM?

Diferenciais

Leader In Class

Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.


Dexter

Sua jornada será acompanhada pelo Dexter, Designer de Experiências Transformadoras, responsável por acolher os estudantes durante a jornada ESPM com hospitalidade, construindo uma comunidade orientada ao aprendizado.

Orientação de Carreira

Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.

Multiverso ESPM Lifelong

Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.

Intercâmbio – Módulos Internacionais (extra curricular)

Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.

FAQ

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dê uma olhada aqui:

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.

Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.

 

As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.

 

Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.

 

Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.

Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.

Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.

Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.

Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.

Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).

 

*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.

Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.

Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.

 

O trabalho de conclusão do curso necessita ser apresentado presencialmente, em um dos campi ESPM de São Paulo ou Rio de Janeiro.

 

Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.

 

Estudantes do curso que residam no exterior poderão apresentar o TCC de forma online.

Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.

 

*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.

Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.

A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.

Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.

O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).

Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só agendar a entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só responder o questionário e aguardar a análise do currículo

Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.

 

Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao

novo site: gov.br/mec

Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:

– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;

– Histórico original de curso superior;

– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.

 

Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Onde o curso acontecerá?

ESPM Porto Alegre

Rua Guilherme Schell, 268 – Santo Antônio, Porto Alegre – RS

Ficou com alguma dúvida? Podemos te ajudar:

Central de Relacionamento
De segunda a sexta-feira, das das 8h às 20h

Quem viu este curso gostou destes também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções:

Prime MBA em Marketing e Branding

Início das aulas: 24/04/2025

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.