O pai do marketing, na casa do marketing:
Masterclass espm com philip kotler
HÍBRIDO
Vivencie a ESPM
A ESPM, autoridade máxima em marketing na América Latina, agora tem o prazer de contar com Philip Kotler, o pai do marketing moderno, como parte de seu corpo docente. Para marcar esse momento histórico, realizaremos um evento especial de abertura para o lançamento do curso exclusivo Marketing Estratégico H2H, voltado para gestores.
O destaque da noite será uma masterclass conduzida por Kotler, onde ele compartilhará visões inovadoras sobre o futuro do marketing. Presença virtual e ao vivo.
A programação também incluirá a abertura com Marcos Bedendo, professor da ESPM e coautor da edição brasileira do livro Marketing H2H, e de Fernando Cesário, CMO da ESPM. Ao final, terá mesa-redonda com CMOs de destaque: Renata Gomide, Vice-Presidente de Consumer do Grupo Boticário, Cesar Augusto Centrone Nicolau, Diretor de Marketing da Ipê e Daniela Cachich, Presidente Beyond Co | Ambev South America.
Não perca a oportunidade de fazer parte deste momento marcante na história do marketing!
- 13.NOV
- Das 18h30 às 21h50
- Presencial: VAGAS ESGOTADAS
- On-line: Transmissão ao vivo
- Gratuito
Programação
18h30 – Credenciamento e Welcome Coffee
19h30 – Abertura com Fernando Cesário, CMO da ESPM, Caio Bianchi, Diretor Acadêmico de Graduação, Ecossistemas e Educação Continuada, e Marcos Bedendo, consultor de branding e coautor com Philip Kotler no livro Marketing H2H
20h – Masterclass com Philip Kotler
20h50 – Mesa-redonda com C-Levels
21h50 – Encerramento
Crédito foto: Sanjeev Verma/Hindustan Times/Getty Images. Fonte: A convite da EXAME, CMOs brasileiros entrevistam Philip Kotler | Exame.
Philip Kotler (presença virtual e ao vivo)
Coautor do Livro Marketing H2H – A Jornada do Marketing Human to Human. Philip Kotler é considerado o “pai do marketing moderno” e é um dos acadêmicos mais influentes e respeitados na área de marketing. Ele é autor de mais de 60 livros, incluindo o famoso Administração de Marketing, que é amplamente utilizado como referência em cursos de marketing ao redor do mundo. Kotler é professor emérito de Marketing Internacional na Kellogg School of Management, da Northwestern University, onde contribuiu significativamente para a formação e evolução das estratégias de marketing. Ao longo de sua carreira, Kotler recebeu inúmeros prêmios e reconhecimentos por suas contribuições ao campo do marketing, incluindo o título de Líder do Pensamento em Marketing pela American Marketing Association. Seu trabalho abrange diversos tópicos, como marketing estratégico, comportamento do consumidor e marketing social, e ele é amplamente reconhecido por seu papel em transformar o marketing em uma disciplina científica e estratégica.
Marcos Bedendo
Publicitário pela ESPM-SP, Mestre pela EAESP-FGV e Doutor pela FEA-USP, sempre estudando branding e marketing.
Foi executivo por mais de 10 anos em empresas como Unilever, Whirlpool (Brastemp e Consul), Bauducco e Parmalat, é professor de pós-graduação da ESPM-SP, entre outras instituições.
É consultor de branding, marketing e pesquisa de mercado para empresas de diversos segmentos, de startups a grandes empresas. Algumas delas são o Santander, ItaúBBA, Merck Sharp & Dome, ABS Global, Delta Air Lines, Bacardi, Construtora Lindenberg, Corteva Agriscience, MaxMilhas, IFF – Danisco, Somos Educação, Grupo Ultra, Grupo Nitro (Agro) e BNDES.
É autor do livro Branding: como fazer na prática, que está lançando sua segunda edição neste ano de 2024, e coautor com Philip Kotler, Waldemar Pfoertsch e Uwe Sponholz no livro Marketing H2H: a jornada para o marketing Human to Human. Também é colunista da revista Exame e do portal Meio e Mensagem.
Caio Bianchi
Diretor Acadêmico de Graduação, Ecossistemas e Educação Continuada ESPM
Caio Bianchi é doutor em inovação internacional (ESPM e Università degli Studi di Padova), mestre em gestão internacional (ESPM), especialista tecnologia aplicada à educação (Full Sail University), em negociação internacional (UAM) e bacharel em relações internacionais (UAM).
É diretor acadêmico de educação continuada e docente titular na ESPM, professor e orientador convidado de educação executiva na Università degli Studi de Padova (Itália), pesquisador e consultor nas áreas de gestão da criatividade e gestão de projetos de inovação, cultura organizacional inovadora, internacionalização de empresas, empreendedorismo, inovação urbana e inovação pedagógica.
Renata Gomide
Vice-Presidente de Consumer do Grupo Boticário, Renata Gomide é formada em Administração pela FAAP, em Marketing pela ESPM e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV. Desde 2015 no Grupo Boticário, Renata já esteve à frente da construção da marca Eudora, liderou a unidade de negócios de Quem Disse, Berenice? e ocupou a posição de Diretora Executiva de Branding e Comunicação de todas as marcas de consumo do Grupo. Em 2022, a Vice-Presidente assumiu a nova posição com a missão de continuar contribuindo na construção do melhor e maior ecossistema de beleza para o mundo. Renata foi eleita Profissional de Marketing do Ano 2022, pelo jornal Propmark e uma das homenageadas no Woman To Watch 2023.
Fernando Cesário
Fernando Cesário é formado em Administração de Empresas, com Pós-graduação em Liderança e Desenvolvimento de Competências pelo IBMEC, Economia da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo, Pós-Graduado e Especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM e Mestrando em Comportamento do Consumidor na ESPM. Com 25 anos de experiência profissional em grandes empresas nacionais e multinacionais, nos setores de bens de consumo, educação, saúde e mercado segurador, Cesário atuou em posições de liderança em empresas como Kimberly Clark, Hospital Israelita Albert Einstein, Grupo Fleury, SulAmérica, Unicesumar, Pearson Education e atualmente ocupa a posição de CMO na ESPM.
César Nicolau
César Nicolau é formado em Administração de Empresas pela USP-SP e pós-graduado em Comunicação e Mercados pela FIA-USP.
Com mais de 20 anos de experiência profissional em Marketing e Inovação, ocupou posições de destaque em empresas como Coca-Cola Company, Whirlpool e Monsanto. Atualmente ocupa a posição de CMO na Ypê.
Em 2024 foi eleito um dos Top 10 CMOs brasileiros pela Forbes, e ao longo da carreira acumulou prêmios como ‘Profissionais do Ano da Globo’ em 2022, ‘Melhor Profissional de Mkt’ em 2023 pela Kantar, e teve diversas campanhas premiadas em Cannes, Effie entre outros.
Daniela Cachich
Presidente Beyond Co | Ambev South America
Presidente de Beyond Co na Ambev América do Sul, onde comanda o Portfólio de Bebidas Alcoólicas além da cerveja (Beats, Mike’s, Vinhos) e Não-Alcoólicos (Guaraná, Pepsi, Tônica Antárctica, H2O, Gatorade e Fusion).
Daniela possui mais de 20 anos liderando negócios em empresas de bens de consumo como Unilever, Heineken e Pepsico e acumula experiências na construção de marcas e desenvolvimento de categorias, com propostas que desafiaram o status quo e impactaram positivamente a sociedade. Ocupou posições em Inovação e Marketing, em operações da América Latina e Brasil.
Membro do Conselho Consultivo do Grupo Boticário e Instituto FreeFree, uma organização social que atua em ciclos de liberdade para meninas e mulheres que sofreram violência, através de capacitações profissionais e resgate da autoestima. Daniela também atua como Membro do Conselho de Marketing do Insper.
Daniela está entre os 100 líderes com maior reputação no Brasil em pelo Ranking Merco, ocupando a 30ª posição. Está na Lista Forbes das 20 Mulheres mais influentes do Brasil e Lista dos Melhores CMOs do Brasil. Foi reconhecida como a Profissional de Marketing mais influente do Brasil pelo Prêmio M-List, Melhor Profissional de Marketing do Brasil pelo Caboré e Women to Watch pela AdAge.