Sobre o evento

O II Cobra Conference é um evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Administração da ESPM (PPGA e MPCC). Essa conferência busca gerar um debate amplo e enriquecedor entre pesquisadores e profissionais do marketing e áreas correlatas, difundindo o conhecimento científico sobre temas diversos com palestras e discussão de trabalhos acadêmicos, proporcionando um espaço multidisciplinar de discussão, troca de experiências, ideias e aprendizado com o intuito de impactar positivamente tanto os participantes quanto a gestão para um futuro resiliente, dinâmico e sustentável.

Para a edição de 2024, selecionamos o tema “Consumo e Marketing em cenários turbulentos”. Vivemos em uma era de incertezas, onde crises econômicas, mudanças políticas e avanços tecnológicos transformam continuamente os padrões de consumo. E em tempos de crise, se, por um lado, os consumidores reavaliam suas prioridades, por outro, a digitalização acelerada redefine comportamentos de compra, com uma valorização crescente pela conveniência e segurança.

Para prosperar em ambientes turbulentos, as empresas precisam adaptar suas estratégias de marketing, enfatizando empatia, transparência, inovação, demonstrando solidariedade, flexibilidade, autenticidade e uma adaptação ágil que são chaves para prosperar em tempos de incerteza, escassez de recursos e desafios globais que impactam a maneira como produzimos, consumimos e descartamos.

Participe conosco deste importante momento de troca de conhecimento e experiências!

Categorias

Taxa inscrição até 21/10/2024

Taxa inscrição após 21/10/2024

Estudantes de instituições das regiões Norte e Centro-Oeste*

Estudantes de instituições das demais regiões do Brasil e exterior

isento

R$ 130,00

R$ 50,00

R$ 200,00

Professores/Pesquisadores de instituições das regiões Norte e Centro-Oeste*

Professores/Pesquisadores de instituições das demais regiões e exterior

R$ 80,00

R$ 240,00

R$ 100,00

R$ 300,00

Profissionais de empresas/associações das regiões Norte e Centro-Oeste*

Profissionais de empresas/associações das demais regiões do Brasil e exterior

R$ 95,00

R$ 290,00

R$ 120,00

R$ 360,00

Estudantes/Professores/Pesquisadores da ESPM

Isento

Isento

Líderes de Tema

Isento

Isento

 

* Participantes afiliados a instituições, empresas ou associações provenientes das regiões Norte e Centro-Oeste devem, antes de se inscreverem, enviar um e-mail para [email protected]  com um comprovante que ateste sua afiliação e origem. Um e-mail de resposta será enviado posteriormente com as instruções para proceder com a inscrição com desconto.

Estudantes de instituições das regiões Norte e Centro-Oeste*: Isento até 21/10/2024 e R$ 50,00 após 21/10/2024.

Estudantes de instituições das demais regiões do Brasil e exterior: R$ 130,00 até 21/10/2024 e R$ 200,00 após 21/10/2024.

Professores/Pesquisadores de instituições das regiões Norte e Centro-Oeste*: R$ 80,00 até 21/10/2024 e R$ 100,00 após 21/10/2024.

Professores/Pesquisadores de instituições das demais regiões e exterior: R$ 240,00 até 21/10/2024 e R$ 300,00 após 21/10/2024.

Profissionais de empresas/associações das regiões Norte e Centro-Oeste*: R$ 95,00 até 21/10/2024 e R$ 120,00 após 21/10/2024.

Profissionais de empresas/associações das demais regiões do Brasil e exterior: R$ 290,00 até 21/10/2024 e R$ 360,00 após 21/10/2024.

Estudantes/Professores/Pesquisadores da ESPM: Isento

Líderes de Tema: Isento

* Participantes afiliados a instituições, empresas ou associações provenientes das regiões Norte e Centro-Oeste devem, antes de se inscreverem, enviar um e-mail para [email protected]  com um comprovante que ateste sua afiliação e origem. Um e-mail de resposta será enviado posteriormente com as instruções para proceder com a inscrição com desconto.

Para participantes externos, inscreva-se pelo link:

Para professores ou estudantes da ESPM, inscreva-se por este link:

SUBMISSÃO ENCERRADA

Prazo:

2 de setembro de 2024

Confira o evento anterior:

Organizadores

Coordenador-Geral:

Vivian Iara Strehlau

 

Comitê Executivo:

Dalton Pastore

Tatsuo Iwata Neto

Denilde Oliveira Holzhacker

Evandro Luis Lopes

 

Comitê Científico:

Thelma Valéria Rocha

Roberta Campos

Flavio Santino Bizarrias

Suzane Strehlau

Marcelo Gabriel

Luciana Florêncio de Almeida

Temas de Discussão

Para promover um debate profundo sobre o tema do evento “Consumo e Marketing em Cenários Turbulentos”, o II Cobra Conference da ESPM convida interessados a submeter trabalhos nos seguintes temas:

TEMA 1: Marketing Estratégico e Marketing Internacional

Líder: Profa. Thelma Valéria Rocha Rodrigues


Nessa área, incentivamos que sejam submetidos artigos ligados aos temas: Marketing Estratégico; Planejamento de Marketing; Gestão do Marketing Mix em Diferentes Setores; e Marketing Digital. Além de artigos relacionados a Marketing Internacional; Estratégia de Marketing Internacional; Construção e Gestão da Marca no Exterior; o papel do Marketing nos processos de internacionalização e exportação.

Líder: Profa. Roberta Campos

 

Nessa área, incluímos discussões com a perspectiva teórica da Consumer Culture Theory (CCT).

Explorar o consumo – discursos, significados, sociomaterialidade, influências, práticas – a partir de uma abordagem multidisciplinar que inclui, entre outros, consumo e questões de gênero, estética, regionalidades, identidade social, diferenças culturais e sociais, tribos urbanas, coletividades de consumidores, redes, anticonsumo, resistência, nostalgia e memória relacionados ao consumo. Temas correlatos são bem-vindos.

Líder: Prof. Flávio Bizarrias

 

Esse tema envolve todos os processos de seleção, compra, uso e descarte de produtos, serviços, ideias e experiências para atender necessidades e desejos, abordando aspectos socioculturais, diferenças individuais e as etapas do processo de decisão de compra. Assim, este campo inclui pesquisas teóricas e empíricas, como levantamentos, modelos correlacionais, experimentos e estudos exploratórios, e abrange determinantes individuais do comportamento do consumidor, como motivação, personalidade, atenção, percepção, busca de informações, processo de decisão de compra, afeto e formação e mudança de atitudes. Trabalhos em áreas afins ou com foco no ambiente digital também são bem-vindos.

Líder: Profa. Suzane Strehlau

 


Nessa área, discutimos temas como relacionamento consumidor-marca, brand equity, identidade, personalidade e autenticidade, posicionamento, estratégias de branding, impactos no marketing, comunicação digital, responsabilidade social e ativismo relacionados a marcas, marcas globais e regionais, bem como marca de lugar. Temas afins são bem-vindos.

Líder: Prof. Marcelo Gabriel 

 


Esse tema abrange as discussões relativas ao papel do marketing e suas interações societais, com foco em sustentabilidade em um sentido amplo. São bem-vindos os estudos que relacionem ESG, ODS, Economia Circular, Mobilidade Verde e outras vertentes conceituais com marketing, tanto no âmbito das unidades individuais de consumo (pessoas e organizações), bem como as interações entre os sistemas de marketing sob a ótica do macromarketing.

Líder: Profa. Luciana Florêncio de Almeida

 


Este track é uma oportunidade para pesquisadores compartilharem suas descobertas e inovações nas áreas de marketing de relacionamento, lealdade, experiência do consumidor e jornada do consumidor. Busca explorar como as estratégias de marketing voltadas para a construção e manutenção de relacionamentos duradouros com os clientes podem impactar a lealdade e a satisfação do consumidor, além de examinar as diversas etapas da jornada do consumidor e suas experiências.

Líder: Profa. Karin Brondino

 


Artigos submetidos para discussão nas sessões do Consórcio Doutoral. Para mais detalhes, consulte as Normas de Submissão no website do evento.

Líder: Prof. Evandro Lopes

 


Artigos submetidos para discussão nas sessões de PDW. Para mais detalhes, consulte as Normas de Submissão no website do evento.

Normas de Submissão

A submissão deverá ser realizada utilizando o link abaixo.

Obs.: É necessário ter uma conta Google para realizar a submissão por este link.

Datas Importantes

15/6/2024 – Abertura das submissões

2/9/2024 – Data-limite para submissões de trabalhos

10/10/2024 – Divulgação dos resultados das submissões

De 10 a 21/10/2024 – Período de inscrição dos trabalhos aprovados para inclusão na programação

4/11/2024 – Divulgação da programação geral

21 e 22/11/2024 – realização do XV Simpósio Internacional da ESPM

Materiais
FAST-TRACK

O Cobra Conference realizou parcerias com os seguintes periódicos acadêmicos de destaque para o processo de Fast-Track:  

logo rgbn

RBGN – Revista Brasileira de Gestão de Negócios

QUALIS A2
logo base

BASE – Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos

QUALIS A3
logo internext

InternexT – International Business and Management Review

QUALIS A3
logo regepe

REGEPE – Entrepreneurship & Small Business Journal

QUALIS A3
logo remark

REMARK – Revista Brasileira de Marketing

QUALIS A3
logo IJI

IJI - International Journal of Innovation

QUALIS A4
logo contextus

CONTEXTUS – Revista Contemporânea de Economia e Gestão

QUALIS B1
logo IJBMKT

IJBMKT - International Journal Business & Marketing

QUALIS B1

IMPORTANTE!

1. Os artigos para o Fast-Track serão considerados na listagem recebida pelo Comitê Científico com base nas indicações dos Líderes de Tema;

2. Após a divulgação dos artigos selecionados para o Fast-Track, que ocorrerá durante o Cobra Conference, os autores receberão um e-mail informando o prazo final para a submissão dos artigos aos periódicos. Os autores deverão submeter seus artigos às revistas indicadas. Recomenda-se incorporar as sugestões de melhorias recebidas durante a avaliação no Cobra Conference para aumentar as chances de aceitação nas revistas;

3. O Cobra Conference não garante aprovação do artigo nos periódicos. Os artigos selecionados para o Fast-Track, ao serem submetidos às revistas, seguirão o processo normal de avaliação por blind-review, porém, sem a etapa de desk-review, que já foi aprovado nessa etapa pelo próprio editor ao selecionar o artigo para o Fast Track;

4. Se o artigo for indicado para o Fast-Track, o autor deverá revisar todas as regras do periódico relacionadas à submissão e às exigências de publicação, caso o artigo seja aceito.

Palestrantes Internacionais (International Guest Speakers)
Vlado Dimovski

Vlado Dimovski

(University of Ljubljana, Slovenia)

Vlado Dimovski is a full professor of management at the Faculty of Economics, University of Ljubljana, Slovenia. He holds degrees in economics (BA, MA), philosophy (BA), and a Ph.D. in Management and Finance from Cleveland State University. His dissertation was among the first globally on organizational learning and learning organizations.

Since 1984, he has been with the Faculty of Economics. He has served as State Secretary for Industry (1995-1997), Minister for Labor, Family, and Social Affairs (2000-2004), and President of the Center for International Competitiveness (1997-2000). He has authored numerous books, book chapters, and research articles in Slovenian and international journals.

As a professor, he has supervised nearly 300 undergraduate theses, over 200 master’s theses, and almost 20 doctoral theses. His expertise includes organizational learning, knowledge management, and leadership. He has taught and conducted research at many renowned universities and institutions.

Dimovski is also active in sports, having served as president of the Swimming Federation of Slovenia, in charity work, and as a member of the Clinton Global Initiative and Lions International. He has received numerous honors and awards, including the Youth Leader Award, Best Master Thesis Award, Beta Gamma Sigma, Slovenian Management Award, Who’s Who Statesmen, Harvard Directory of Scholars, and multiple Best Paper Awards.

Diego Finchelstein

Diego Finchelstein

(Universidad de San Andrés, Argentina)

Diego Finchelstein is an Associate Professor at Universidad de San Andrés in Argentina, teaching undergraduate and postgraduate courses in strategy and international business. He is also a researcher at Argentina’s National Research Agency (CONICET). He earned his Ph.D. in Political Science from Northwestern University, USA.

His main areas of expertise encompass institutional environments, state actions, internationalization, and innovation from emerging markets. His research has been published in several prestigious international journals, including the Journal of World Business, Multinational Business Review, European Business Review, and Management Organization Review. He is co-editing a book on unicorns from emerging markets to be published by Cambridge University Press. 

Finchelstein had been executive director of the Emerging Multinationals Research Network, and is a member of the Latin American and Caribbean Chapter of the Academy of International Business (AIB-LAC) executive board. Additionally, he has provided consultancy services for the Argentine Secretariat of Energy and the Inter-American Development Bank (IADB).

Contato

Para obter mais informações ou esclarecer dúvidas, por favor, encaminhe sua mensagem para o seguinte endereço de e-mail:

Estamos à disposição para ajudar.

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.