AULA ABERTA
A Pesquisa de Mercado como elemento transformador da estratégia
Master em Comportamento e Experiência do Consumidor
Online
Vivencie a ESPM
Estratégias certeiras começam com perguntas certas. A pesquisa de mercado vai além dos dados: é o olhar profundo para os desejos, dores e comportamentos do público. Nesta palestra, vamos explorar como insights bem fundamentados podem transformar decisões estratégicas, reduzindo riscos e potencializando oportunidades. Descubra como as empresas mais inovadoras usam a pesquisa para se antecipar às mudanças, criar valor e conquistar vantagem competitiva. Afinal, quem entende o mercado, lidera o futuro.
- 19.MAR 2025
- Às 19h30
- Online, via ZOOM
- Gratuito
Palestrante:
Karine Karan
Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2019), mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio (2006) e graduada em Estatística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é professora RTI da Escola Superior de Propaganda e Marketing, lecionando nos cursos de graduação em Publicidade e Administração. Na mesma instituição, integra o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Publicidade e Propaganda e a Comissão Própria de Avaliação (CPA). Fez cursos de extensão em Gestão Estratégica de Clientes pelo Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e Antropologia do Consumo (2008) também no Coppead/ UFRJ. Tem experiência na área de Marketing, especialmente no estudo do comportamento do consumidor usando metodologias quantitativas e qualitativas de pesquisa.
Coordenador do curso:
Marcelo Boschi
Doutor em Administração Unigranrio (2014), Mestre em Administração pela EBAPE/FGV (2007) e graduado em administração de empresas pela Universidade Federal Fluminense (1984).
ESPM – vinculo empregatício: RTI – regime de tempo integral
Formação Acadêmica: Atuação docente graduação: ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING /ESPM (1998 – atual) Marketing I e II – lecionando atualmente Gestão de Marcas – lecionando atualmente Plano de Marketing Orientador de trabalhos finais (TCC) – lecionando atualmente
FACULDADE CÂNDIDO MENDES – CENTRO (1986 – 2009) Marketing II e III Estratégia Empresarial I e II; (1995 e1996) Teoria de Administração I e II; (1986 a 1995)
UFRRJ – UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (1987-1990) Professor concursado das disciplinas de Administração da Produção e Teoria Geral da Administração. Professor adjunto da Escola Superior de Propaganda e Marketing. Atuação docente pósgraduação: ESPM – Branding, Gerenciamento de Marca, Comunicação com o Mercado, Marketing Estratégico, Orientação de trabalhos finais (TCC); UFRRJ – Estratégia Empresarial, Gerência de Marketing; UCAM – Gerência de Mercados e Produtos, Planejamento Estratégico de Marketing; UFF – Gerência de Marketing e Teoria das Organizações.
Atuação administrativa ESPM Coordenador de pós graduação da ESPM/RJ. (2005-atual) Membro CPA 2010/2011 Atuação profissional Diretor de Marketing, responsável pelo planejamento e marketing, bem como a supervisão direta do atendimento das mesmas. Desenvolvimento de produtos para as áreas de promoção e eventos.(Agencia de propaganda Elipse) (2003- 2004) Gerente de Marketing – Implantação de estratégia de marketing da líder de mercado Brasil. Integração com a visão estratégica, definição do mix de marketing e do perfil de venda com o objetivo modernizar a área.
HIBORN DO BRASIL (produtos infantis) (1996 – 1997) Gerente de Produtos – Implantação da estratégia de marketing, desenvolvimento do mix de produtos, analise do comportamento do consumidor, coordenação da comunicação bem como da área de vendas e orçamento de área.
RACIMEC INFORMÁTICA BRASILEIRA S.A. (jogos lotéricos) (1995 – 1996) Gerente de Grupo de Produtos – total envolvimento no marketing mix da empresa, atuando nas áreas de planejamento, vendas, promoção e publicidade. Análise de mercado através de pesquisas qualitativas e quantitativas, dados estatísticos e contatos diretos com o consumidor. Desenvolvimento, lançamento e acompanhamento de produtos, análise e projeção de resultados de venda e acompanhamento de todas as etapas de comunicação da empresa bem como seleção, contratação e avaliação de pesquisas de mercado. Elaboração, implantação e avaliação de políticas de merchandising e desenvolvimento de campanhas de promoção de vendas. (1990-1994) Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu (1988-1990) Assessor de modernização administrativa – responsável pela elaboração de projetos de racionalização de custos das diversas áreas subordinadas ao Secretário de Administração. Finep – Financiadora de Projetos de Pesquisa (1982-1987) Iniciei como estagiário e fui contrato como assistente técnico da área administrativo financeira.