Programa de
Pós-Graduação Stricto Sensu em

Economia Criativa, Estratégia e Inovação

PPGECEI

RELAÇÃO DE EGRESSOS

2021 - 2023
AlunoOrientadorAno da DefesaTítulo da pesquisa
MARIA CAROLINA GOPFERT PALHANO LEALVERANISE DUBEUX2023Uma análise do perfil do consumidor brasileiro de séries norte-americanas de televisão sob a perspectiva do fan funding
LUCAS SILVA DA COSTAMARCO RODRIGUES2023GESTÃO HOLÍSTICA DO TEMPO: O potencial de utilização do Sincronário das 13 Luas na gestão estratégica de negócios e projetos criativos.
PEDRO HENRIQUE SANTOS DIASLUCIA SANTA CRUZ2023Práticas de difusão e comunicação de acervos sonoros no MIS-RJ: caminhos para um guia.
MARCIO MARAO PINHEIROMARCO RODRIGUES2023O IMPACTO DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NA RESSIGNIFICAÇÃO DO TRABALHO DO SIDEMAN
LARISSA DE MORAES BARBOSA BORGESSÍLVIA BORGES2023MAPEAMENTO CRIATIVO: manual de facilitação para realização de mapeamento coletivo de setores criativos
PERICLES AUGUSTUS CAETANOMARCO RODRIGUES2023O ECOSSISTEMA DO ENTRETENIMENTO AO VIVO NO BRASIL: tendências, incertezas e cenários futuros
RENAN FRANCA DOS SANTOS RODRIGUESDANIEL KAMLOT2023ESTRATÉGIAS SUSTENTÁVEIS PARA UMA ECONOMIA CRIATIVA RESPONSÁVEL: um estudo sobre práticas ESG em grandes eventos no eixo São Paulo – Rio de Janeiro/Brasil
LUISA HADDAD BARROS DE CARVALHOLEONARDO MARQUES2023A MODA DE LUXO NO METAVERSO: Como as marcas estão se inserindo nesse ambiente digital
CAIO DAHER MOURA CAMPELLO CORDEIROLEONARDO MARQUES2023A influência da música na experiência de compra em marketplaces
EDUARDO BOONE GONCALVESANDRÉ BELTRÃO2023A produção cinematográgica independente no cenário carioca
ELIZA CRISTINA SANTANA E SILVA SANTOSLUCIANA GUILHERME2023MERCADO LITERÁRIO INDEPENDENTE: dinâmicas e inovações na construção de redes colaborativas
JEFFERSON YUJI WATANABELUCIANA GUILHERME2023CRIATIVIDADE EM REDE: uma análise comparativa do modelo de gestão de lojas colaborativas de três cidades do Brasil
LUIZ CLAUDIO DIAS RANGEL FILHOISABELLA PERROTTA2023MAPA MENTAL E OUTRAS FERRAMENTAS CRIATIVAS NA ATIVIDADE PROFISSIONAL DO PROPAGANDISTA DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
DANIEL RABHA NUNES SANTIAGOVERANISE DUBEUX2022EXPERIMENTE O VENTO: métodos e conceitos para a construção de uma experiência esportiva única e memorável na modalidade vela.
FERNANDO ANTONIO DA SILVA CARMONASÍLVIA BORGES2022@RIOMATSURIOFICIAL – PLANO DE COMUNICAÇÃO PARA O INSTAGRAM DO EVENTO RIO MATSURI
ANDREA LUCIA LOFGRENMARCO RODRIGUES2022Empresas que produzem eventos de música ao vivo em ambientes de mudanças contínuas: Um estudo de casos múltiplos em empresas do setor de música ao vivo.
INGRID BUCKMANN CARDOSO DE MELLOISABELLA PERROTTA2022O RIO QUE MORA NO MAR: A Bossa-Nova na construção da marca turística do Rio de Janeiro
VIVIAN SOUZA RIBEIROLEONARDO MARQUES2022PLATAFORMA COLETIVO: a construção de uma plataforma digital de design thinking para profissionais da economia criativa
ANA KARINE COSTA DE MOURAMARCO RODRIGUES2022COMO STARTUPS PODEM SER COMPETITIVAS EM MERCADOS DOMINADOS POR PLATAFORMAS DIGITAIS LÍDERES. Estudo de caso da empresa Safer
FABIANA ARAUJO AVELLARJOANA CONTINO2022A PERSPECTIVA ESG NO BRANDING DAS GESTORAS DE FUNDOS INVESTIMENTO COMO ESTRATÉGIA DE DIFERENCIAÇÃO
MARCELO DE CASTRO SOLLEROJOÃO FIGUEIREDO2022Indústria Cultural Paulista e seu Ecossistema Financeiro de Sustentação
JONATAS FREITAS MORAES GONCALVESDANIEL KAMLOT2022ACADEMIA BRASILEIRA DE VELA: percepção dos alunos egressos
FLAVIA DE ARAUJO BRETASISABELLA PERROTTA2022O PAPEL DA MULHER NO DESIGN DIGITAL: UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DA TRAJETÓRIA FEMININA DOS ANOS 1970
MATHEUS RIBEIRO PEREIRALUCIANA GUILHERME2021STORYTELLING COMO FERRAMENTA DE DISCURSO NO TWITTER: Uma análise da campanha presidencial de Jair Bolsonaro em 2018
GABRIELLE AMARAL BACHADANIEL KAMLOT2021A utilização do patrocínio como ferramenta de marketing em projetos de cultura e entretenimento ao vivo no Brasil.
CARLOS DE OLIVEIRA JUNIORLEONARDO MARQUES2021Encontros Digitais: A construção de uma plataforma digital para comunidade de programação criativa brasileira
MANOELA MAIA SOARESISABELLA PERROTTA2021ENSINO EXPERIENCIAL: desenvolvendo o “talento artístico profissional”
LORENA FRAGA COSTA MOULINLUCIA SANTA CRUZ2021Comunicação Organizacional e Economia Criativa: Um olhar sobre o Complexo Cultural da Marinha do Brasil no Rio de Janeiro
YASMIN COSTA DUTRA DE OLIVEIRA CORBOLUCIANA GUILHERME2021Criar, empreender e inovar: um estudo sobre o DNA criativo israelense.
JOAO BATISTA MACHADO PEREIRAMARCO RODRIGUES2021DESAFIOS PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM PROCESSO DE MENSURAÇÃO DE IMPACTOS GERADOS POR NEGÓCIOS SOCIAIS LIGADOS À ECONOMIA CRIATIVA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
EDUARDO JOSE DE CARVALHO NETOLEONARDO MARQUES2021EXPERIÊNCIA RIO CRIATIVO: O desafio de gamificar políticas públicas culturais
RENIER CROHARE MOLINASÍLVIA BORGES2021ECONOMIA CRIATIVA E DESENVOLVIMENTO: um estudo sobre a concentração de empresas dos setores de Economia Criativa na Região Metropolitana do Rio de Janeiro
MARIA LUISA ZARUR GUARISAJOÃO FIGUEIREDO2021O SHOW TEM QUE CONTINUAR: propostas de mensuração do valor cultural e econômico dos palcos de pequeno e médio porte na cidade do Rio de Janeiro
RENATA CASTELLO MEMORIADANIEL KAMLOT2021CRIATIVIDADE EMPREENDEDORA: A RELEVÂNCIA DA CRIATIVIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DE STARTUPS
ALEXANDRE MAGNO DA ROCHA VIANNALEONARDO MARQUES2021ESTUDO DA EXPERIÊNCIA MULTISSENSORIAL DO CONSUMO DE CAFÉ: Uso de técnicas de Neurodesign para análise da experiência do consumo do café.
HENRIQUE ALMEIDA SILVA JUNIORLUCIANA GUILHERME2021Praça Nelson Mandela: onde urbanismo, design e economia criativa se encontram
DANIEL DE MIRANDA CARVALHOSÍLVIA BORGES2021A Zona Cultural da Praça da Estação: um estudo sobre seu processo de transformação sob a ótica da Economia Criativa
RAUL DE SANTA HELENA PEREIRAISABELLA PERROTTA2021MARCAS VISCERAIS”: SIGNIFICADO PROFUNDO DA MARCA LABORATÓRIO FANTASMA
WILSON SOUZA ANTUNESVERANISE DUBEUX2021SISTEMA PARA SUPORTE A TOMADA DE DECISÃO EM GESTÃO, BASEADO EM ANÁLISE DE TENDÊNCIA E COMPORTAMENTO PARA SETOR DE TELECOMUNICAÇÃO.
BRUNO DE SANTA CECILIA MASSALUCIA SANTA CRUZ2021Acredito, se quiser”: a trajetória do músico na produção de um álbum independente.
AlunoOrientadorAno da DefesaTítulo da pesquisa
PATRICIA DUARTE GONCALVESELIANA FORMIGA2020SE A EXPERIÊNCIA FOR BOA O ESTUDANTE NÃO DESISTE: a contribuição do design centrado no humano para a educação a distância
ANDREI EDUARDO DE SOUZA GOMESPAULO REIS2020Teoria dos jogos aplicado na educação profissional para o desenvolvimento de competência em tomada de decisões estratégicas.
MONICA ASSIS MARQUES BARBOSAMIRELLA MIGLIARI2020CONVERSAS PRODUTIVAS – UM JOGO PARA PROMOVER A PRÁTICA DA EMPATIA: GAMIFICAÇÃO APLICADA À EDUCAÇÃO CORPORATIVA
THIAGO RIBEIRO E FREIRELEONARDO MARQUES2020O uso da Facilitação da Aprendizagem com Grupos de Encontro para a Formação de Profissionais da Economia Criativa
GABRIELA DE ALMEIDA FAGUNDESMIRELLA MIGLIARI2020Um olhar do Mercado de Trabalho para o TCC em Administração: Inovação com a metodologia Design Science Research.
MARDEN DO VALE NASCIMENTOLUCIA SANTA CRUZ2020ATELIÊ FOTOGRÁFICO: o efeito do ensino-aprendizagem de fotografia na liberação das forças criativas
RENAN CARDOSO DE LUNA FREIREEDUARDO ARIEL2020O Fazer Criativo Presente no Processo de Produção de Ilustradores e Designers
CLAUDIA GOMES MONTEIRO DE SOUZAISABELLA PERROTTA2020CONTRIBUIÇÃO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS AÇÕES DE INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE LIDERANÇA DAS EMPRESAS.
VANESSA BARTOLO GUIMARAES PEREIRASÍLVIA BORGES2020PARA ALÉM DA ACESSIBILIDADE: Pensando o pertencimento e a participação dos sujeitos surdos no Museu de Arte do Rio
LEONARDO MONTEIRO DE MIRANDALEONARDO MARQUES2020Uso da facilitação visual na gestão de projetos e times ágeis
ROMUALDO AYRES COSTAVERANISE DUBEUX2020Plano de negócios para o empreendimento Games Academy.
MARCELO MURTA VELLOSOJOÃO FIGUEIREDO2020MUSEUS COMO INDUTORES DA REESTRUTURAÇÃO URBANA: análise dos casos Museu de Arte do Rio e do Museu do Amanhã
JOAO PAULO BULHOES NOGUEIRA MARTINSDANIEL KAMLOT2020A NOVA TELEVISÃO: estratégias, desafios e tendências da distribuição digital não linear no mercado brasileiro
ANA CAROLINA SOARES DE NOBREGADIEGO SANTOS2020A marginalização da profissional criativa na conquista de posições nas áreas de planejamento e criação no setor de Publicidade e Propaganda no eixo Rio/São Paulo.
MONICA CRISTINA LOPES DA SILVAPAULO REIS2019O uso de tecnologias para melhoria da qualidade de vida populações mais vulneráveis
PAULA BENTO DE VASCONCELOSDANIEL KAMLOT2019Transformação digital de micro e pequenas empresas de setores criativos
JOAO MARCOS ABREU DOS SANTOSPAULO REIS2019Inteligência Artificial, Machine Learning e Algorítmos. Como estas tecnologias estão moldando o novo mercado da música
LEANDRO DE ANDRADE PIERUCCIMIRELLA MIGLIARI2019O Novo Criativo – Da ESPM para a realidade das agências de Publicidade
CARLA VIANA ALVESDIEGO SANTOS2019A relevância das conexões para o fomento da criatividade numa cidade-empresa que se pretende criativa: estudo sobre Ipatinga
MARCOS ANDRE RODRIGUES DE CARVALHODIEGO SANTOS2019Incubadoras de Economia Criativa: Habitats multissetoriais de inovação, capacitação empreendedora e fortalecimento de redes
MARINA BAND MACEDODIEGO SANTOS2019GESTÃO COLETIVA DE DIREITOS NO AUDIOVISUAL: o direito à remuneração de roteiristas e diretores pela exibição pública de obras cinematográficas no Brasil
RAFAEL FERREIRA DE OLIVEIRAEDUARDO ARIEL2019A BUSCA PELA CRECHE IDEAL: O design como ferramenta para a criação de uma experiência digital orientada para o cliente
GABRIELA PINTO STOCCO MOREIRAISABELLA PERROTTA2019Tendencias no Comportamento de Compro do Consumidor Carioca
ALEXANDRE RIBEIRO COSTALEONARDO MARQUES2019Moda Petrópolis: ressignificação por meio de análise gráfica, mapeamento de experiências e identidade visual.
DIOGO FERREIRA DE ALMEIDA BRAULIOLEONARDO MARQUES2019O Inbound Marketing no Mercado Brasileiro
FABIO MAIA FERREIRA DOS SANTOSLUCIA SANTA CRUZ2019MEU FILHO, MEU ROQUEIRO: análise de experiências culturais entre pais e filhos
FERNANDA RODRIGUES SOBRAL SAMPAIOEDUARDO ARIEL2019Relação entre jovens e cigarro: como torna-la distante?
RICARDO ALMEIDA DE ABREUJOÃO FIGUEIREDO2019A CONSOLIDAÇÃO DA SOM LIVRE COMO EMPRESA LÍDER DA INDÚSTRIA DA MÚSICA BRASILEIRA A PARTIR DE SUA ADAPTAÇÃO FRENTE ÀS TRANSFORMAÇÕES DIGITAIS PÓS 2000
RAQUEL LEIKO MACHADO MARUYAMAJOÃO FIGUEIREDO2019NÚCLEOS CRIATIVOS: O DESAFIO DE DESENVOLVER E VIABILIZAR PROJETOS AUDIOVISUAIS
GABRIEL CORREA LIMADIEGO SANTOS2019SUPERNOVA COMUNIDADE CRIATIVA: Como gerar conexões e inteligência coletiva para o desenvolvimento de profissionais e marcas inseridos no universo de negócios criativos
LUIZA SILVA CALADODANIEL KAMLOT2019ESTRATÉGIAS PARA PEQUENOS EMPREENDEDORES DA MODA NO RIO DE JANEIRO – Um diagnóstico sobre as dificuldades enfrentadas e as competências empreendedoras fundamentais para superação
ANITA VASCONCELOS DE CARVALHOJOÃO FIGUEIREDO2019O PAPEL DO EMPRESÁRIO ARTÍSTICO NA GESTÃO DE CARREIRAS MUSICAIS APÓS A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DA INDÚSTRIA DA MÚSICA
BIANCA SIMAOZINHO CARVALHODIEGO SANTOS2019O Ateliê Mundo Novo e a formação profissional e cidadã de mulheres para o artesanato
WILLIAM MARTINS PEREIRA DOS SANTOSDIEGO SANTOS2019EDITAIS DE FOMENTO ÀS STARTUPS CRIATIVAS: Uma análise sobre fatores críticos de sucesso para aprovação de projetos
PATRICIA MENDONCA LIMAISABELLA PERROTTA2019VESTIR A LUTA: a moda como veículo de sensibilização sobre a violência contra jovens negros no Brasil
VERONICA BIDART DE CASTRO NELSON MACHADOFABRO STEIBEL2018ESPALHA QUE É AULA, JUNTA QUE É LIVRO: O ENSINO DA ECONOMIA CRIATIVA NO AMBIENTE DIGITAL
PATRICIA CARDOSO MACHADOVERANISE DUBEUX2018Economia Criativa no Rio de Janeiro : Panorama e Proposta de um Evento na Relação Hélice Tríplice
DANIELA JACQUES DA CRUZSÍLVIA BORGES2018UM OLHAR SOBRE O LUXO: REPRESENTAÇÕES, SIGNIFICADOS E PRÁTICAS ENTRE UM GRUPO DE JOVENS MORADORES DA ROCINHA.
SANDRA MESQUITA SANCHESJOÃO FIGUEIREDO2018AS NOVAS FORMAS DE PROMOÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DOS NOVOS PRODUTORES DE MODA CARIOCA
SIMONE TERRA CABOJOÃO FIGUEIREDO2018A relação das produtoras de audiovisual com o mercado para captação de recursos e oferta de product placement e branded content
LEONARDO JOSE BARRETO DE MATTOS AMATOISABELLA PERROTTA2018A ARTE EM PRODUTOS DE CONSUMO EM ESCALA
RAFAEL LIPORACE DE SOUZA PEREIRADANIEL KAMLOT2018SISTEMA GERENCIAL PARA EVENTOS – Proposta de um sistema para integrar informações e gerar indicadores para o mercado de entretenimento
FATIMA FERNANDES RENDEIROEDUARDO ARIEL2018Mercado publicitário: Transformações na Contemporaneidade
LEONARDO JACQUES GAMMAL ZEITUNEVERANISE DUBEUX2018Uma análise do comportamento de consumo dos jovens cariocas diante da adoção de práticas sustentáveis no setor da moda
VERONICA DE JESUS MARQUES PIERRE DE GOUVEASÍLVIA BORGES2018CAUSAS PRECISAM CAUSAR: MÉTODOS PENSE-VIVA-SINTA
TATIANA DOS SANTOS MARCELINO DO NASCIMENTODANIEL KAMLOT2018CIDADES INTELIGENTES COMO ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE CIDADES SUSTENTÁVEIS – O CASO DA CIDADE DE BÚZIOS
ANDREA FRANCO AMINGERMIRELLA MIGLIARI2018ZEN SERIGRAFIA: trinta anos de permanência no processo permeográfico.
ROBERTO ALVAREZ DE SA FILHODIEGO SANTOS2017A PROPAGANDA É NOSSA? A DECISÃO DE PUBLICITÁRIOS DE DEIXAR AGÊNCIAS CARIOCAS PARA EXERCER A PROFISÃO NOS MERCADOS DE SÃO PAULO E DE CIDADES NO EXTERIOR
FERNANDO MORGADO DUARTELUCIA SANTA CRUZ2017A MARCA COMO GERADORA DE NEGÓCIOS PARA VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO: ESTUDO DE CASO DA REDE ATLÂNTIDA FM
HELENA RODRIGUES DE PAULAEDUARDO ARIEL2017DESIGN DE INTERAÇÃO PARA PRODUTO DE APROXIMAÇÃO ENTRE MARCAS E INFLUENCIADORES DIGITAIS
VINICIUS AUGUSTO CARVALHOLEONARDO MARQUES2017MONTAGEM E TECNOLOGIA: EFEITOS VISUAIS DE TRANSIÇÃO COMO PONTUADORES DA NARRATIVA AUDIOVISUAL
NATHALIA BARONE LIMAELIANA FORMIGA2017ENTRE CAPAS E CAPISTAS: UMA IMERSÃO AO UNIVERSO DO DESIGN DE CAPAS DE LIVROS
MAURICIO VIDAL SILVA DE ANDRADELEONARDO MARQUES2017ACTING DO PERSONAGEM EM ANIMAÇÃO E PROCESSO DE PRODUÇÃO
LUIZ EDUARDO BORDIMEDUARDO ARIEL2017A EDUCAÇÃO CENTRADA NO ALUNO: O USER EXPERIENCE CONTRIBUINDO PARA A RENOVAÇÃO DA EDUCAÇÃO E UM NOVO ESTIMULO À CRIATIVIDADE, A INOVAÇÃO, AO PENSAR E AO FAZER DOS NATIVOS DIGITAIS
VERA ZUNINO ROSAISABELLA PERROTTA2017A MARCA IMPERATO: MEMÓRIA, CULTURAL E EXPERIÊNCIA
MARCOS AURELIO MACHADO DOS SANTOSELIANA FORMIGA2017APLICAÇÃO DA METODOLOGIA “DESIGN SCIENCE RESEARCH’ NA INDÚSTRIA DO CARNAVAL – A GESTÃO DO DESIGN APLICADA DOS DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA DO GRUPO ESPERIACIL DO RIO DE JANEIRO”
RICARDO PIMENTELMIRELLA MIGLIARI2017MEMÓRIA DA RODA CULTURAL DO TERREIRÃO:PROJETO DE CAPACITAÇÃO VISUAL PARA REGISTROS DA MEMÓRIA DE UM EVENTO DO HIP-HOP
ANA CAROLINA SOARES DE NÓBREGA
ANDREA FRANCO AMINGER                             
ANDREI EDUARDO DE SOUZA GOMES                     
CARLOS DE OLIVEIRA JUNIOR
CLAUDIA GOMES MONTEIRO                            
DANIELA JACQUES DA CRUZ                           
EDUARDO JOSE DE CARVALHO NETO
FATIMA FERNANDES RENDEIRO                         
FERNANDO MORGADO DUARTE                           
GABRIELLE AMARAL BACHA
HELENA RODRIGUES DE PAULA                         
INGRID BUCKMANN CARDOSO MELLO
JOÃO BATISTA MACHADO PEREIRA
JOAO PAULO BULHOES NOGUEIRA MARTINS               
LEONARDO JACQUES GAMMAL ZEITUNE                   
LEONARDO JOSE BARRETO DE MATTOS AMATO             
LEONARDO MONTEIRO DE MIRANDA                      
LORENA FRAGA COSTA MOULIN
LUIZ EDUARDO BORDIM                               
MANOELA MAIA SOARES
MARCELO MURTA VELLOSO                             
MARCELO SOLLERO
MARCOS AURELIO MACHADO DOS SANTOS                 
MARDEN DO VALE NASCIMENTO                         
MARIA LUÍSA ZARUR GUARISA
MATHEUS RIBEIRO PEREIRA
MAURICIO VIDAL SILVA DE ANDRADE                   
MONICA ASSIS MARQUES BARBOSA                      
NATHALIA BARONE LIMA                              
PATRICIA CARDOSO MACHADO                          
PATRICIA DUARTE GONCALVES                         
PAULA BENTO DE VASCONCELOS                        
RAFAEL LIPORACE DE SOUZA PEREIRA                  
RENAN CARDOSO DE LUNA FREIRE                      
RENIER CROHARE MOLINA
RICARDO PIMENTEL                                  
ROBERTO ALVAREZ DE SA FILHO                       
ROMUALDO AYRES COSTA                              
SANDRA MESQUITA SANCHES                           
SIMONE TERRA CABO                                 
TATIANA DOS SANTOS MARCELINO DO NASCIMENTO        
THIAGO RIBEIRO E FREIRE                           
VANESSA BARTOLO GUIMARAES PEREIRA                 
VERA ZUNINO ROSA                                  
VERONICA BIDART DE CASTRO NELSON MACHADO          
VERONICA DE JESUS MARQUES PIERRE DE GOUVEA        
VINICIUS AUGUSTO CARVALHO                         
VIVIAN SOUZA RIBEIRO
YASMIN COSTA DUTRA DE OLIVEIRA CORBO

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.