GRUPOS DE PESQUISA DA ESPM

Grupo de pesquisa

O grupo de pesquisa é definido como um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente em torno de uma ou, eventualmente, duas lideranças:

  • cujo fundamento organizador dessa hierarquia é a experiência, o destaque e a liderança no terreno científico ou tecnológico;
  • no qual existe envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa;
  • cujo trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa que subordinam-se ao grupo (e não ao contrário);
  • e que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos.

O conceito de grupo admite aquele composto de apenas um pesquisador e seus estudantes.

Líder do grupo

O pesquisador líder de grupo é o personagem que detém a liderança acadêmica e intelectual no seu ambiente de pesquisa. Normalmente, tem a responsabilidade de coordenação e planejamento dos trabalhos de pesquisa do grupo. Sua função aglutina os esforços dos demais pesquisadores e aponta horizontes e novas áreas de atuação dos trabalhos. Um grupo pode admitir até dois líderes, denominados 1º Líder e 2º Líder.

 

– 1º Líder e 2º Líder de grupo

O 1º líder e o 2º líder têm exatamente o mesmo “valor” no DGP. Essa diferenciação só aparece no Formulário Grupo, e serve para identificar o responsável pelo preenchimento das informações, que é o 1º líder (até porque, grande parte dos grupos tem apenas um líder). O sistema não permite que ambos os líderes acessem o mesmo formulário para evitar problemas com o acesso simultâneo e contradições de informações.

Certificação pela ESPM

É o grupo de pesquisa, enviado pelo líder, que foi certificado pelo Dirigente Institucional de Pesquisa – Diretoria Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da ESPM, que o abriga. A respectiva Diretoria acompanha o funcionamento e a produção técnico- científica dos GPs e garante a continuidade institucional dos GPs produtivos.

A certificação de um grupo pode ser retirada pelo Dirigente e, neste caso, a situação de Grupo altera-se para Certificação negada pela instituição.

Se permanecer mais 12 (doze) meses sem sofrer nenhuma atualização, a situação do grupo altera-se automaticamente para “Não-atualizado”. 

Quando atualizado e reenviado pelo líder, o grupo retorna para a situação de Certificado, exceto quando houver troca do 1º líder; neste caso, a situação do grupo altera-se para “Aguardando certificação”.

Apenas os grupos certificados e atualizados participam dos Censos do Diretório.

Grupos de pesquisa certificados pela ESPM

Nome do Grupo Líder(es) Área Predominante Site

Agrifood & Franchising

 

Espelho

Luciana Florêncio de Almeida/Thelma Valeria Rocha Rodrigues Administração www.linkedin.com/in/agrifood-franchising

ATORES E AGENDAS NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

 

Espelho

Eveline Vieira Brigido Ciência Política  

Cadeia Global de Valor

 

Espelho

Ilan Avrichir Administração http://cadeiaglobaldevalor.wordpress.com

Centro de Estudos e Pesquisas em Diplomacia Corporativa

 

Espelho

Alexandre Ratsuo Uehara/Marcelo Rocha e Silva Zorovich Ciência Política http://ri.espm.br/centro-de-estudos-e-pesquisas-em-diplomacia-corporativa/

Cidadania e Educação: produção, consumo e recepção de narrativas/linguagens de mídia (TIC e TDIC)

 

Espelho

Marcus Tadeu de Souza Tavares Comunicação  

Comportamento do Consumidor

 

Espelho

Ricardo Zagallo Camargo Administração https://gpcomportamentodoconsumidor.weebly.com/

Comunicação, consumo e arte

 

Espelho

João Luís Anzanello Carrascoza Comunicação  

COMUNICAÇÃO, CONSUMO e IDENTIDADES SÓCIO-CULTURAIS - CICO

 

Espelho

Marcia Perencin Tondato/Simone Antoniaci Tuzzo Comunicação http://memorialdoconsumo.espm.br/grupos-de-pesquisa/cico/

Comunicação, discursos e biopolíticas do consumo

 

Espelho

Tania Marcia Cezar Hoff Comunicação  

Comunicação, Literacia Digital e Consumo

 

Espelho

Egle Müller Spinelli Comunicação  

Conex.lab - Comunicação, Consumo, Subjetividade, Sociabilidade

 

Espelho

Gisela Grangeiro da Silva Castro Comunicação https://gruscco.wordpress.com/

Consumo e Marcas em Ambiente Internacional e Regional

 

Espelho

Vivian Iara Strehlau/Flavio Santino Bizarrias Administração https://www.espm.br/pesquisa-espm/administracao/

Consumo e Sociabilidades

 

Espelho

Sílvia Borges Corrêa/Veranise Jacubowski Correia Dubeux Antropologia  

Consumo e Transformação Digital

 

Espelho

Evandro Luiz Lopes/Giuliana Isabella Administração https://ctd-espm.webnode.page/

Design e Estratégia aplicados a Estudos sobre Inovação, Interação e Informação

 

Espelho

Marco Aurelio de Souza Rodrigues Desenho Industrial www.lab3i.espm.edu.br

DESIGN VISUAL: CULTURA, PROJETO E GESTÃO

 

Espelho

Guilherme Mirage Umeda Desenho Industrial  

Deslocar - Interculturalidade, cidadania, comunicação e consumo

 

Espelho

Denise Maria Cogo Comunicação https://deslocar3ci.wordpress.com/

Economia criativa, desenvolvimento e território

 

Espelho

Luciana Lima Guilherme/Sílvia Borges Corrêa Economia https://labeconomiacriativa.espm.br/

Eu e o outro na cidade

 

Espelho

Pedro Luiz Ribeiro de Santi/Clarissa Sanfelice Rahmeier Psicologia http://www.eueooutronacidade.weebly.com

Gestão, Clima Organizacional e Desenvolvimento Humano

 

Espelho

Mariana Malvezzi/Cléber da Costa Figueiredo Psicologia  

GPIG - Grupo de Pesquisa em Indicações Geográficas

 

Espelho

Ilan Avrichir/Francisco José Mitidieri Administração  

Grupo de Estudos sobre Marketing, Sociedade e Sustentabilidade (GEMS2)

 

Espelho

Marcelo Luiz Dias da Silva Gabriel Administração  

Grupo de Pesquisa Estudos sobre Estratégia em Gestão Internacional

 

Espelho

Sílvio Luís de Vasconcellos Administração https://estrategiaemgestaointernacional.wordpress.com/category/prof-ilan-avrichir/

Grupo Entrever Futuros do Consumo

 

Espelho

Roberta Dias Campos/Karin Ligia Brondino-Pompeo Administração  

Grupo de Pesquisa em Inteligência Artificial Aplicada

 

Espelho

Flavio Marques Azevedo Ciência da Computação  

HISTÓRIA, COMUNICAÇÃO E CONSUMO

 

Espelho

Eliza Bachega Casadei Comunicação http://memorialdoconsumo.espm.br/grupos-de-pesquisa/

JUVENÁLIA: questões estéticas, geracionais, raciais e de gênero na comunicação e no consumo

 

Espelho

Rosamaria Luiza de Melo Rocha Comunicação  

LEMBRAR - ESTUDOS DE MEMÓRIA BRASILEIRA E REPRESENTAÇÃO

 

Espelho

Mirella De Menezes Migliari/Andre Luis Ferreira Beltrao História https://lembrar.espm.br/grupo-de-pesquisa-lembrar/

Marketing de Luxo e Moda

 

Espelho

Suzane Strehlau Administração  

Memória, Comunicação e Consumo - MNEMON

 

Espelho

Mônica Rebecca Ferrari Nunes Comunicação http://memorialdoconsumo.espm.br/grupos-de-pesquisa/mnemon/

Modos de Ver - Estudos das salas de cinema, exibição e audiências cinematográficas

 

Espelho

Talitha Gomes Ferraz/Pedro Peixoto Curi Comunicação  

Múltiplos olhares sobre a universidade: pessoas, territórios e projetos

 

Espelho

Manolita Correia Lima/Solange Rodrigues Bonomo Assumpção Administração  

Práticas de Criatividade e Colaboração em Projetos

 

Espelho

Paulo de Oliveira Reis Filho/Luciano Tardin Pinheiro Desenho Industrial http://www.lab3i.espm.br/criatividadeecolaboracao.wordpress.com

Sense - Comunicação, consumo, imagem e experiência

 

Espelho

Gabriela Machado Ramos de Almeida Comunicação  

Tecnologias, processos e narrativas midiáticas

 

Espelho

Maria Elisabete Antonioli Comunicação  

Grupos de pesquisa certificados pela ESPM

Bolsas de estudo
100%

Inscrições

20/8 a 5/12/2024

 

Bolsa

Meritocrática e socioeconômica

Processo para Ingresso
Vestibular

Ensino médio em escola pública ou particular, com bolsa de 100% nos 3 anos

Renda per capita mensal do grupo familiar:

Até 1,5 salários mínimos

 

 

 

 

2 bolsas por curso e unidade 

 

 

Não necessita de fiador

Aprovação na 1ª chamada no curso  e unidade

Há entrevista motivacional

Bolsas de estudo
50%

Inscrições

20/8 a 5/12/2024

 

Bolsa

Meritocrática e socioeconômica

Processo para Ingresso
Vestibular

Ensino médio em escola da rede pública ou particular (com ou sem bolsa)

Renda per capita mensal do grupo familiar:

mais de 1,5 até 3 salários mínimos

 

 

 

 

2 bolsas por curso e unidade 

 

 

Não necessita de fiador

Até o 50º lugar, para cada curso e unidade

Há entrevista motivacional

Bolsas Processo
ENEM I e II 100%

Inscrições

Processo I: de 20/8 a 2/10/24 

Processo II: de 8/10 a 21/11/24 

Bolsa

Meritocrática e socioeconômica

Processo para Ingresso
ENEM I e/ou II

Ensino médio em escola pública ou particular, com bolsa de 100% nos 3 anos

Renda per capita mensal do grupo familiar:

Até 1,5 salários mínimos

 

 

Processo I:

1 bolsa 100% por curso e unidade 

 

Processo II:

1 bolsa 100% por curso e unidade 

Não necessita de fiador

Aprovação na 1ª chamada no curso  e unidade

Há entrevista motivacional

Parcial Restituível
30%, 50% ou 70%

Inscrições

a partir de 20/8/24

 

Tipo de bolsa

Financiamento

 

ENEM, Vestibular, 2ª Graduação e Transferência

Ensino médio em escola da rede pública ou particular (com ou sem bolsa)

Renda per capita mensal do grupo familiar:

Entre 2 e 5 salários mínimos

Necessita de fiador

Não se aplica

 

Não há entrevista motivacional

Parcial Restituível
30%, 50% ou 70%

Inscrições

a partir de 20/8/24

 

Tipo de bolsa

Financiamento

 

ENEM, Vestibular, 2ª Graduação e Transferência

Ensino médio em escola da rede pública ou particular (com ou sem bolsa)

Renda per capita mensal do grupo familiar:

Entre 2 e 5 salários mínimos

Necessita de fiador

Não se aplica

 

Não há entrevista motivacional

Formação de grupo de pesquisa

Para solicitação de formação de um grupo de pesquisa, o pesquisador líder deverá enviar o anexo I preenchido para análise da Diretoria Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu no e-mail [email protected].

 

Após aprovação da formação, o EPAP acompanhará as etapas seguintes junto com o líder pesquisador para certificação do grupo no Diretório dos Grupos de Pesquisa – DGP/CNPq.

CNPq – Diretório dos Grupos de Pesquisa

O site permite buscar informações sobre os grupos de pesquisa e os dirigentes, líderes, pesquisadores, estudantes e técnicos, por meio do CPF e senha do Lattes, possam realizar inclusão ou atualização dos dados.

 

Notícias

em breve

Contatos

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.