José Carlos da Silva Freitas Junior

Professor José Carlos Freitas

José Carlos da Silva Freitas Jr – Doutor em Administração (PPGA – UFRGS). Mestre em Administração (UNISINOS) e Mestre em Operações Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército (EsAO). É Bacharel Administração pela UNISUL e Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), e ainda Especialização em Administração de Empresas pela FGV. Possui formação em Mentoria (Escola de Mentores, 2020). Atua como Professor na Universidade do Vale dos Sinos, como professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios e cursos de graduação da Escola de Gestão e Negócios da UNISINOS. Temas de interesse: Liderança e Transformação Digital. É colíder do Grupo de Pesquisa Liderança e Gestão de Pessoas, vinculado ao PPGN. Possui experiência de mais de 20 anos com desenvolvimento de liderança no Exército Brasileiro. Atuação em consultoria com foco em processo de desenvolvimento de liderança, grupos e equipes e outdoor training. Tem como temas de pesquisa, liderança e transformação digital, e é especialista no uso do método de pesquisa Design Science Research.  

 

Lattes

http://lattes.cnpq.br/9070894806445071

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.