Luis Gustavo Lima

Professor Luis Gustavo Lima

Luís Gustavo Lima (LG) é Partner na ACE, empresa de Inovação que investe em startups e impulsiona empresas a novos patamares de mercado e a criação de seu futuro, eleita três vezes a melhor da América Latina. Formado em Engenharia Elétrica com pós-graduação em Marketing e Gestão Comercial pela BSP – Business School São Paulo, possui uma carreira nada tradicional. Começou a empreender aos 14 anos como camelô. Na faculdade passou pelo movimento Empresa Junior onde foi reconhecido como empreendedor destaque do ano 2008 pela APRH Sorocaba. Possui mais de 15 anos de experiência no mundo corporativo, dos quais 7 anos na Natura, onde entrou como Trainee e atuou nas áreas de Operações, Logística, Planejamento Mercadológico, Marketing e Inovação. Escreveu o manual “Lean Startup: como aplicar no seu negócio”. Com experiência adquirida nos últimos anos no ecossistema brasileiro de startups, projetos de inovação corporativa realizados em grandes empresas e negócios desenvolvidos com o Google (Vale do Silício) e Amazon AWS, é especialista em inovação, startups, empreendedorismo, criação de novos negócios, open innovation, corporate venture e transformação digital. Atualmente é o CEO de ACE Cortex, consultoria de inovação que tem como diferencial a execução skin in the game, tem como clientes empresas como a Unilever, Gerdau, BRF, Audi, Basf e Mastercard, além de atuar como conselheiro de startups e professor no MBA da FGV e ESPM.

Lattes

Meus cursos na ESPM

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.