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Alexandre Uehara comenta novos hábitos de consumo dos chineses para o Valor Econômico

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Alexandre Uehara, coordenador do curso de Relações Internacionais, participou da matéria “O padrão de vida das novas gerações chinesas gera novos hábitos de consumo” para o jornal Valor Econômico. 

 

Segundo a matéria, a China está em uma fase de transição, saindo de um período de crescimento econômico muito acelerado para um cenário de maior estabilidade, mas ainda assim com um desempenho econômico acima da média global, em torno de 5%.

 

“De 1990 para cá, a renda per capita subiu de 350 dólares para 13 mil dólares, o poder de compra cresceu”, diz Uehara. “Por mais que a economia avance na faixa dos 5%, continua sendo muito interessante, porque cresce 5% num PIB de 18 trilhões de dólares.”

 

Alexandre Ratsuo Uehara
Professor Alexandre Ratsuo Uehara

 

Confira a matéria aqui

 

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Assessoria de imprensa ESPM
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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.