Em carreiras públicas ou privadas, o leque de atuação se torna cada vez mais amplo com as novas demandas digitais, ambientais, de compliance e governança
Além das disciplinas tradicionais, o curso de Direito aborda temas atuais e importantes para quem vai trabalhar no segmento. Direito de Proteção de Dados, Direito Digital e Direito Ambiental são algumas áreas novas na profissão e onde há boas oportunidades de atuação. “Esses últimos estão no topo da pirâmide porque existem pouquíssimos profissionais especializados e referência no assunto”, explica Marcelo Crespo, coordenador do curso de Direito da ESPM. Conheça 6 profissões e 6 áreas de atuação em Direito.
1. ESCRITÓRIO PRÓPRIO (EMPREENDEDORISMO)
Para trabalhar como advogado é necessário que o bacharel em Direito faça o exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Uma vez aprovado, ele pode montar seu escritório e captar clientes de acordo com sua área (contrato, criminal, civil, sucessão familiar etc.). Quem opta por esse caminho tem mais autonomia para definir que tipo de causas quer atender e como deseja trabalhar.
2. ESCRITÓRIOS DE TERCEIROS
A entrada em renomados escritórios de advocacia é por meio do estágio e quem se aplica vai sendo promovido, podendo chegar a sócio ou advogado associado. A rotina de trabalho segue a especialidade do escritório: direito civil, criminal, sindical, trabalhista, sucessão familiar e recuperação judicial, entre outras áreas.
3. DEPARTAMENTO JURÍDICO DE EMPRESAS
Toda empresa tem um departamento jurídico para lidar com questões como comércio internacional, tributos, causas trabalhistas, contratos, proteção intelectual e de dados, entre outras. Portanto, sempre há espaço para advogados trabalharem em corporações.
4. STARTUPS
Algumas startups recém fundadas podem não ter condições de criar um departamento jurídico, mas esta é uma trajetória que muitas precisam seguir para se estruturar desde o início de suas operações, principalmente porque o ambiente digital tem legislação própria e é necessário estar alinhado com a lei.
5. NOVAS DEMANDAS
As áreas de governança corporativa e compliance podem contar com profissionais que conheçam leis, já que estar de acordo com a legislação é fundamental em qualquer área. Dependendo do tipo de trabalho interno, o advogado não precisa ter a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil. Basta seu conhecimento sobre o sistema jurídico.
6. CARREIRAS PÚBLICAS
O bacharel em Direito também pode trabalhar no setor público como delegado, defensor, promotor, juiz e procurador, por exemplo. Para isso, o advogado tem que prestar concurso público.
Conheça 6 profissões em Direito
1. Advogado
2. Analista de compliance
3. Delegado de polícia
4. Procurador
5. Defensor público
6. Juiz de direito
Conheça a graduação de Direito da ESPM