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Design Visual: o que faz e quanto ganha quem se forma na área

Diretor de arte, digital designer, brand designer, produtor gráfico e mais. Conheça as funções e os salários de quem segue carreira como designer visual

 

Quer saber o que faz e quanto ganha quem se forma em Design Visual? Confira algumas profissões que vão além do design gráfico, segmento que oferece muitas possibilidades de atuação. “O estudante que opta por cursar Design Visual trilhará um caminho bastante aberto que possibilitará ao futuro designer trabalhar tanto na área gráfica (identidade visual, editorial, embalagem, sinalização), como na área digital (criação de interfaces de aplicativos, UX, UI, design de serviços), mas principalmente na integração dessas áreas, com a lente do design e pensamento estratégico”, afirma Mara Martha Roberto, coordenadora da graduação em Design Visual da ESPM. 

 

1. DESIGNER GRÁFICO  

O profissional cria o visual de um projeto impresso ou digital. “É o responsável pela criação de produtos gráficos equilibrando sempre aspectos visuais com a mensagem. Quanto mais experiência, maior autonomia de criação”, explica a professora. O salário mensal médio no Brasil é de R$ 2.500 e em São Paulo, R$ 2.500. 

 

2. DIRETOR DE ARTE   

O diretor de arte cuida da gestão de todas as etapas de criação e desenvolvimento visual e artístico de um projeto. Ele gerencia e dá suporte à equipe para que o trabalho alcance o resultado desejado. O salário mensal médio no Brasil é de R$ 4.200 e em São Paulo, R$ 5.000. 

   

3. DIGITAL DESIGNER 

Os designers trabalham com UX (User Experience) e UI (User Interface) desenvolvendo sites, jogos e aplicativos que aliam estética e função e que garantem uma experiência do usuário interativa e amigável. O salário mensal médio no Brasil é de R$ 3.435 e em São Paulo, R$ 3.254. 

 

4. DESIGNER ESTRATÉGICO   

Por meio da análise do mercado, do comportamento dos clientes e das tendências, entre outros fatores, o designer pode apresentar soluções criativas para os projetos e definir estratégias para solucionar problemas. O salário mensal médio no Brasil é de R$ 4.500 e em São Paulo, R$ 4.500. 

 

5. SERVICE DESIGNER 

Para garantir a qualidade de um serviço, este profissional planeja e desenvolve as etapas dos processos do serviço prestado a fim de atender aos desejos e expectativas dos clientes, seja no meio digital ou fora dele. O salário mensal médio no Brasil é de R$ 6.820 e em São Paulo, R$ 7.430. 

 

6. BRAND DESIGNER 

Os valores e a filosofia de uma empresa são traduzidos na identidade visual de uma marca por meio do trabalho do brand designer. “É responsável pela gestão de marca de uma empresa, atuando em campanhas, ações, redes sociais”, explica a professora. O salário mensal médio no Brasil é de R$ 5.095 e em São Paulo, R$ 6.125. 

   

7. PRODUTOR GRÁFICO

O trabalho consiste em fazer o planejamento e orientar a feitura de orçamentos de gráfica, dar orientação técnica e acompanhar todo o processo até a entrega do produto final impresso para o cliente. O salário mensal médio no Brasil é de R$ 4.391 e em São Paulo, R$ 5.343. 

 

Os salários médios foram consultados no Glassdoor em abril de 2023. 

 

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.