ESPM > Blog >

Tudo sobre a faculdade de Comunicação e Publicidade

Para quem é indicado o curso? O que se aprende? Onde é possível trabalhar? Coordenador do curso de Comunicação e Publicidade da ESPM responde 

 

A faculdade de Comunicação e Publicidade forma profissionais que podem trabalhar em diversas áreas e funções. Há vagas nos segmentos clássicos, como as produtoras audiovisuais e as agências de publicidade e de comunicação, mas também existem boas oportunidades no ambiente corporativo e nos ascendentes mercados de games, redes sociais e em startups. Alessandro Souza, coordenador da graduação em Comunicação e Publicidade da ESPM em Porto Alegre, explica os principais pontos para você entender como é o curso.


Para quem é indicada a faculdade Comunicação e Publicidade?
 

Quem gosta de estudar o comportamento humano e pensar em estratégias e produtos para atender as necessidades das pessoas vai se sentir em casa na graduação de Comunicação e Publicidade. O curso aborda temas ligados a Artes, Tecnologias, Humanidades, Estratégia e Dados, entre outros conteúdos, formando profissionais dinâmicos e preparados para atuar em diversas áreas do segmento.  

 

Quais as vantagens de se formar em Comunicação e Publicidade? 

O mercado publicitário brasileiro é um dos mais conceituados do mundo e quem faz essa graduação tem boas oportunidades de atuação profissional inclusive fora do Brasil. Já quem opta por trabalhar com comunicação tem diversas possibilidades de atuação nesse segmento que cresce na mesma velocidade dos avanços tecnológicos. Hoje, é fundamental que as empresas tenham projetos de comunicação alinhados com o ambiente digital, entre eles o desenvolvimento de conteúdo e o gerenciamento de mídias sociais, e, portanto, há boa demanda de pessoas com cabedal para tocar esses projetos. 

 

O que se aprende na graduação de Comunicação e Publicidade? 

Análise de dados de pesquisas e de comportamento do mercado, consumo, branding, inovação, desenvolvimento e projetos, tecnologia e uso de recursos artísticos e suas diversas linguagens são alguns dos temas que integram a grade curricular do curso de Comunicação e Publicidade. O aluno também aprende psicologia, desenvolvimento de apps e técnicas de storytelling, saindo da graduação com uma ampla bagagem de conhecimento. 

 

Grade curricular de Comunicação e Publicidade 

Conheça as disciplinas dessa graduação na ESPM: 

Matriz curricular

Conheça todos os detalhes sobre o que você vai aprender:

Diurno

1° Semestre

LifeLab 1
Teoria da Comunicação
Fundamentos de Economia
MathMarketing
Criatividade
Estética e Comunicação
História da Propaganda
Photolab
Fundamentos de Marketing
Filosofia e Ética
Lingua Portuguesa

 
2° Semestre

LifeLab 2
Literacia e Processos Criativos com IA
Linguagem e Comunicação
Métodos de pesquisa em comunicação
Planejamento de Campanha
Fotografia Publicitária
História do pensamento em marketing
Sociologia da mídia
Análise e Visualização de Dados
Creative Lab

3° Semestre

LifeLab 3
Marketing Estratégico
Comportamento do consumidor para comunicação
Produção Audiovisual
Projetos Gráficos
Direção de Arte
Fundamentos de Redação em Comunicação
Antropologia e Cultura Visual
Laboratório de Técnicas de Pesquisa de Cultura e Mídia

 
4° Semestre

LifeLab 4
Negócios no ambiente digital
Branding e Posicionamento
Plano de Marketing
Finanças aplicada à comunicação publicitária
Redação Avançada em Comunicação
Planejamento de mídia
Planejamento Estratégico de Comunicação de Marca
Projeto Integrado
Cidadania Digital

5° Semestre

Canais de Marketing e Trade Marketing
Marketing de influência e Creators Economy
Cultura visual e sonora na comunicação
Interfaces e UX Design
Estatística e Raciocínio Analítico em Planejamento de Mídia
Storytelling
Artes e Cultura POP
Consumer Insights para Branding
Semiótica da marca
Mapeamento de público em entretenimento
Planejamento e Produção de eventos
Investigação de Campo
Branding no ponto de venda e Retail Media
Introdução ao mercado de luxo

 
6° Semestre

Empreendedorismo e Inovação
Marketing e Gestão de Serviços
CRM e Gestão da experiência do cliente
PGE I
Estudos quantitativos e qualitativos em mídia
Portfólio e Festivais
Direção de Criação
Tecnologia na gestão de marcas
Personal Branding
Storytelling em entretenimento
Aspectos Legal e Tributários em Eventos e Promoção
Análise de Tendências
Dados e Tecnologia em Trade marketing e Canais
Comunicação e estratégias de marketing de luxo

7° Semestre

– Tópicos Avançados II 

Gestão Financeira e Métricas de marketing
Projetos de Experiência de marca
Gestão de Imagem e Reputação
PGE II
Digital, OOH e OOW
Omnichannel Mídia
Criação e comunidades digitais
Criação de conteúdo transmídia
Estatística e Raciocínio Analítico em Branding
Gestão de recursos em entretenimento
Gestão de recursos em eventos
Tecnologias de Coletas de Dados
Gestão de recursos em Trade marketing
Gestão de serviços em luxo

8° Semestre

Social Impact: Advertising for Social Good
PGE III
Gestão e Métricas de Mídia Integrada
Arts & Crafts
Tecnologias Interativas
Gestão de marcas globais
Community Engagement and Social Change
Branded Entertainment
Projeto de eventos e Promoção
Consumer insights
Gestão de Trade marketing
ESG no luxo

– Libras

Qual a duração do curso de Comunicação e Publicidade 

4 anos (8 semestres). 

 

O que faz quem se forma em Comunicação e Publicidade 

Profissionais graduados em Comunicação e Publicidade podem trabalhar nos departamentos de Marketing e de Relações Corporativas de empresas, cuidando da manutenção da sua imagem e do relacionamento com o consumidor. Fora do ambiente corporativo o mercado é vasto. As agências especializadas atuam no planejamento e desenvolvimento de estratégias de mídias sociais e de comunicação, no desenvolvimento de campanhas de lançamento e posicionamento de produtos, na gestão de e-commerce, na concepção e direção de campanhas publicitárias e na coordenação de pesquisas de mercado, entre outras funções. 

 

Quanto ganha quem se forma em Comunicação e Publicidade 

Confira as remunerações médias para quem se forma na área 

 

Redator R$ 3,2 mil  
Analista de mídia R$ 3,4 mil  
Social media manager R$ 2,6 mil  
Executivo de contas R$ 4,5 mil  
Analista de marketing R$ 3,5 mil  
Coordenador de marketing R$ 7,8 mil  
Diretor de Arte R$ 4 mil  
Diretor de criação R$ 6,7 mil  
Analista de e-commerce R$ 3 mil  

 

Fonte: Glassdoor. Salários médios no Brasil em outubro de 2022. 

 

Picture of Núcleo de Conteúdo ESPM
Núcleo de Conteúdo ESPM
você também pode gostar:

Translate

According to your choice

[gtranslate]

inscrições abertas

Venha para os melhores desafios da sua vida

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.