Curso de Extensão Jornalismo de Ciência e Saúde

Uma parceria SINDUSFARMA e ESPM

O jornalismo de saúde é, de longa data, tratado nos diversos meios de comunicação, inclusive, naqueles que não são especializados. Entretanto, após o surgimento da pandemia da Covid 19, ficou evidente a necessidade de preparar ainda mais jornalistas para cobrir esse tipo de ocorrência e suas consequências na sociedade. 

Outra questão que reforça a necessidade de formação de quadros jornalísticos habilitados na área da saúde é a proliferação desenfreada de desinformações que circulam pelas redes sociais. Nesse sentido, a presença do jornalismo como prestador de serviços à sociedade é fundamental para mantê-la bem-informada e para combater essa infinidade de desinformações disseminadas por diversos meios diariamente.

O acesso à informação é um direito essencial para o exercício pleno da cidadania, conforme estabelecido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU (1948). Portanto, os jornalistas desempenham um papel relevante ao fornecer informações qualificadas à sociedade e contribuir para o desenvolvimento da ciência.

E foi dentro dessa perspectiva que o Sindusfarma e a ESPM promoveram o curso de extensão em Jornalismo de Ciência e Saúde.

Objetivos:

O curso de extensão em Jornalismo de Ciência e Saúde tem como objetivos:

  • Capacitar os estudantes do curso a comunicarem conceitos científicos complexos de maneira clara, concisa e compreensível para o público leigo, utilizando uma linguagem acessível;
  • Capacitar os estudantes do curso com as habilidades essenciais de reportagem necessárias para cobrir temas de ciência e saúde de forma precisa e ética;
  • Oferecer condições para que os estudantes do curso utilizem plataformas digitais e mídias sociais na cobertura jornalística de ciência e saúde, de maneira apropriada e buscando engajamento do público;
  • Preparar os estudantes do curso para utilizarem a inteligência artificial no jornalismo de ciência e saúde.

Matriz curricular e docentes

Abertura: Diretoria ESPM / Fábio Moreira / Presidência Sindusfarma /

Aula Magna: Nelson Mussolini (1h30) 

Nelson Mussolini (ESPM)

Ética e Responsabilidade na Cobertura de Saúde

Cláudia Collucci

Legislação na Área da Saúde

Prof. Dr.Gonçalo Vecina / Leandro Fonseca

Compreensão de Terminologias da Área da Saúde

Em breve, confirmação

Comunicação de Riscos em Saúde

Profa. Dra. Patrícia Gil (ESPM)

Cobertura de Políticas Públicas de Saúde

Jorge Felix

Acesso a Informações em Bases de Dados e por meio da LAI

Profa. Ms. Bárbara Libório (ESPM)

Cadeia Produtiva Farmacêutica e Seu Impacto no Sistema de Saúde Brasileiro

Jorge Raimundo / Patrice Zagame

Cobertura de Epidemias e Pandemias

Michelle Loreto

Jornalismo Digital e Mídias Sociais

Prof. Dr. Edson Capoano (ESPM)

IA no Jornalismo de Ciência e Saúde

Prof. Dr. Carlos Rafael Gimenes das Neves (ESPM)

Inovação na Saúde

Luís Fernando Joaquim

Desenvolvimento do Trabalho Final

Profa. Dra. Maria Elisabete Antonioli (ESPM)

Apresentações dos Trabalhos Finais

Profa. Dra. Maria Elisabete Antonioli (ESPM)

Processo de Seleção:
Perfil dos candidatos

A turma deverá ser composta por jornalistas formados a partir de 2021.

Graduação em Jornalismo (Bacharelado), concluída a partir de 2021;

Apresentação de RG, CPF e Diploma de Conclusão do Curso, nos formatos PDF, PNG, JPEG ou Word, durante o processo de inscrição;

As inscrições serão encerradas assim que forem preenchidas as 50 vagas.

No momento da inscrição, será necessário anexar os seguintes documentos: RG, CPF e Diploma da Graduação em Jornalismo. Os arquivos poderão ser anexados nos formatos PDF, PNG, JPEG ou Word, durante o processo de inscrição.

A partir do dia 18/11/2024, às 9h (horário de Brasília), as inscrições estarão abertas e serão encerradas assim que forem preenchidas as 50 vagas, de acordo com os critérios de seleção.

De 25/2/25 a 10/3/25, a equipe responsável verificará as informações e documentos enviados para selecionar os candidatos elegíveis.

Período: De 12/3/2025 até 11/6/2025

Horário: às quartas-feiras, das 19h às 23h.

Uma parceria:

logo-espm-512
logo-novo-sindusfarma-2024-reto

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.