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Comunicação e Relações Públicas para Vendas Enterprise

Aulas online ao vivo ou presenciais

Inscrições: Encerradas

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O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

O sucesso nas vendas enterprise envolve muitas pessoas e tem alto valor em risco. Por isso, depende da confiança do cliente no fornecedor. Este curso oferece estratégias de Relações Públicas para aumentar a confiança e conquistar mais negócios.

Para quem se destina?

Empresários, founders, pessoas de marketing, comunicação, RP, assessores de imprensa e vendas.

Programa

O que você vai aprender

  • Compreender os fundamentos da comunicação empresarial e relações públicas no contexto B2B.
  • Desenvolver estratégias eficazes de comunicação para empresas que vendem serviços com altos tickets.
  • Aprender a gerenciar crises e manter uma boa reputação corporativa.
  • Implementar técnicas de comunicação para fortalecer relações com stakeholders e clientes.
  • Definir métricas eficazes de comunicação e relações públicas.
Encontro 1: Fundamentos da Comunicação Empresarial e Relações Públicas 
Introdução ao curso e objetivos de aprendizagem 
  • Apresentação do curso e dos participantes 
  • Definição dos objetivos de aprendizagem 
Conceito e importância da comunicação empresarial no contexto B2B 
  • Diferenças entre comunicação B2B e B2C 
  • Importância da reputação na venda de serviços altos tickets 
Elementos-chave das relações públicas para empresas B2B 
  • Definição e papel das relações públicas 
  • Ferramentas e técnicas de RP no contexto B2B 
Estudos de caso: análise de empresas B2B de sucesso 
  • Análise de casos reais de empresas B2B bem-sucedidas 
  • Discussão sobre as estratégias de comunicação utilizadas 
Atividade prática: exercício de identificação de públicos-alvo 
  • Identificação e segmentação de públicos-alvo 
  • Discussão em grupo sobre os resultados 
Encontro 2: Estratégias Avançadas de Relações Públicas para B2B 
Compreensão do contexto empresarial e mercado de atuação 
  • Análise do cenário competitivo em mercados B2B de alto valor 
  • Identificação de tendências e desafios específicos do setor 
Identificação e aproveitamento de oportunidades de newsjacking 
  • Conceito e importância do newsjacking no contexto B2B 
  • Técnicas para identificar oportunidades relevantes 
  • Casos de sucesso de newsjacking em empresas B2B 
Produção de conteúdo data-driven para relevância na mídia 
  • Utilização de dados e pesquisas para criar conteúdo impactante 
  • Técnicas de storytelling com base em dados 
  • Adaptação de conteúdo data-driven para diferentes canais de mídia 
Relacionamento com a Imprensa 
  • Panorama da mídia no Brasil e no mundo 
  • Compreendendo o que os jornalistas consideram notícia 
  • Estratégias para construir e manter relacionamentos saudáveis com a imprensa 
Exercício prático: Elaboração de um plano de Relações Públicas 
  • Desenvolvimento de um plano de RP focado em gerar oportunidades reais com a imprensa
  • Apresentação e discussão dos planos desenvolvidos pelos participantes 
Discussão de grupo: Desafios e oportunidades em RP para empresas B2B 
  • Compartilhamento de experiências, melhores práticas e lições aprendidas 
Encontro 3: Gestão de Crises, Reputação Corporativa e Porta-vozes 
Construção e manutenção de uma boa reputação corporativa 
  • Importância da reputação em negócios de alto valor 
  • Estratégias para construir e proteger a reputação corporativa 
Gestão da Reputação dos Porta-vozes 
  • O papel dos executivos na construção da confiança em negócios B2B 
  • Como a reputação dos líderes influencia as decisões de compra 
  • Desenvolvimento e treinamento de porta-vozes eficazes 
Identificação e análise de crises potenciais em empresas B2B 
  • Tipos de crises específicas do setor B2B 
  • Métodos de identificação precoce e avaliação de riscos 
Estratégias de prevenção e gestão de crises 
  • Desenvolvimento de planos de contingência 
  • Comunicação eficaz durante crises em ambientes B2B 
Estudo de caso: Análise de uma crise real e sua gestão (CrowdStrike) 
  • Discussão detalhada de um caso relevante para o setor B2B 
  • Análise das estratégias de comunicação e gestão de reputação utilizadas 
Atividade prática: Simulação de gestão de crise e comunicação de porta-voz 
  • Exercício de simulação envolvendo uma crise corporativa 
  • Prática de comunicação eficaz como porta-voz durante a crise 
Encontro 4: Fortalecimento das Relações com Stakeholders e Métricas de Sucesso 
Técnicas de comunicação para fortalecer relações com stakeholders 
  • Estratégias de engajamento de stakeholders em ambientes B2B 
  • Comunicação contínua e transparente em negócios de alto valor 
Customer Advocacy e Reputação Corporativa 
  • Conceito e importância do Customer Advocacy para empresas B2B 
  • Estratégias para coletar testemunhos de clientes satisfeitos 
  • Técnicas para produção de casos de sucesso eficazes 
  • Estratégias de divulgação de testemunhos e casos de sucesso 
  • Utilização de clientes satisfeitos como advogados da marca em eventos e encontros estratégicos 

Quando acontece?

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Erih Carneiro

Professor

Guga Peccicacco

Certificado

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos?
Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.