Tecnologia e Inovação: Introdução ao RH Ágil e Futuro do Trabalho

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Inscrições até: 18/11/2024

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*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

Tecnologia e Inovação: Introdução ao RH Ágil e Futuro do Trabalho

Para quem se destina?

  • Pessoas de RH e Executivas que querem implantar um processo de RH mais ágil/digital ou que já estão passando por um momento de transformação e estão tendo dificuldades/obstáculos.
  • Grupos Docentes e Entusiastas: Querem agregar conhecimento e entender como aplicar conceitos de produto e tecnologia para gestão de pessoas.
  • Pessoas que querem migrar para essa área: em fase de descoberta e transição para a área de RH.
  • Empreendedores e Pessoas Curiosas do Novo Tempo: Almejam entender o novo cenário e enriquecer o repertório no universo ágil e de gestão.

Programa

O que você vai aprender

Os principais objetivos do curso são:
  • Aprender sobre Inovação Na Prática e o ecossistema de HR Techs
  • Aprender sobre mentalidade de Tecnologia e Agilidade e aplicabilidades
  • Introdução sobre People Analytics, principais KPIs e técnicas de diagnóstico
  • Aprender tendências sobre o Futuro do trabalho, trazendo cases
  • Finalização do curso com apresentação de um Pitch em formato de Ideathon / Hackathon
Aula 1 – INOVAÇÃO NA PRÁTICA (3 horas)
  • Nesse módulo, queremos contextualizar sobre as soluções disruptivas que estão transformando o mercado, desconstruir o que é criatividade e inovação e compartilhar metodologias de como inovar no dia a dia.
  • Culturas e peculiaridades: networking
  • Ecossistema de empreendedorismo e unicórnios
  • HR Techs: quem está transformando a forma de fazer RH
  • Inovação: o que é? como aplicar no dia a dia?
  • Resolvendo os mesmos problemas de formas diferentes (Atividade prática)
Aula 2 – MINDSET DE TECNOLOGIA E AGILIDADE (3 horas)
  • Tecnologia, dados e design passaram a ser disciplinas core na criação de produtos e experiências centradas em seus usuários. O objetivo desse módulo é entender esses papéis, suas funções e responsabilidades, e aprender com técnicas e insights que essas profissões trazem para o mercado. Além de aprender sobre novas formas de comunicar objetivos (OKRs), novas formas de organizar times (Squads) e como usar Scrum e outras metodologias para ganhar agilidade, inovação e competitividade.
  • Product, Design, Data e Engenharia
  • Desenhando seu time (Atividade prática)
  • Metas vs OKRs: uma nova forma de pensar e comunicar objetivos estratégicos
  • Squads: novas formas de organização times e fazer gestão
  • Agilidade: Scrum e cerimônias (daily stand-ups, sprint planning, sprint review e retrospectivas)
  • Atividade Prática Definir as OKRs da minha área
Aula 3 – PEOPLE ANALYTICS E FUTURO DO TRABALHO (3 horas)
  • O objetivo dessa sessão é dar visibilidade para o conceito de People Analytics como uma forma de realizar diagnósticos assertivos, definir e acompanhar principais métricas (Heath Metrics), priorizar e antecipar problemas.
  • Como pessoas de RH precisamos ser entusiastas de Tech para trazer ainda mais relevância, investimento e priorização para o nosso trabalho, nos posicionando estrategicamente no contexto atual e trazendo escalabilidade e melhores resultados para nossas iniciativas
  • People Analytics: conceitos básicos
  • Aplicabilidade People Analytics, cases, principais resultados e barreias
  • Construindo as principais métricas e um dashboard de RH (Atividade prática)
  • Profissões e Habilidades do futuro do trabalho
  • Novas tecnologias e principais tendências: GEN IA, Prompt, Computação Quântica, Cibersegurança
  • Atividade Prática: Como englobar na minha estratégia pessoal
Aula 4 – HACKATHON NA PRÁTICA: MENTORIA E PITCH (3 horas)
  • Em grupo, vamos colocar todos os conceitos na prática, simulando um Hackathon e prototipando produtos e soluções inovadoras de RH, como acontece na vida real. No pitch, cada grupo vai apresentar sua solução única em até 10 min + 5 minutos para perguntas. Uma banca de pessoas especialistas vai trazer feedbacks reais de desenvolvimento e também escolher a solução vencedora.
  • Problemas a serem resolvidos: brainstorming com o grupo
  • Diagnóstico qualitativo e quantitativo: quais são as causas raízes?
  • Proposta de valor
  • Protótipo da experiência e do produto final
  • Pitch

Quando acontece?

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Erih Carneiro

Professor

Rafa Mores

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão

Ou R$
a vista no boleto*, pix ou no débito.

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.