Condições especiais para ex-alunos

Como Iniciar a Carreira de Escritor

Online ao Vivo

Inscrições: Encerradas

Selecione a opção do curso para continuar

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

O mercado editorial mudou drasticamente na última década e, com isso, o(a) escritor(a) precisa de adaptações na forma de conduzir sua escrita e se posicionar nesse mercado. Entretanto, são milhares de novos autores que publicam suas obras mensalmente no Brasil, mas poucos se destacam e conseguem uma carreira sólida como escritores. Por que será que isso ocorre?

Nessa formação, você aprenderá como iniciar sua carreira de escritor(a), do começo da sua obra ao entendimento desse mercado para investir melhor seu tempo, dinheiro e energia em ações que sejam mais estratégicas e tenham a possibilidade de gerar mais valor aos seus leitores.

Para quem se destina?

Profissionais que acreditam que a possibilidade de se tornarem um(a) escritor(a) renomado(a) é o resultado de um propósito maior além de vender livros. É um legado construído por meio de uma missão, sendo esta formação ideal para quem quer alcançar um patamar mais elevado de consciência sobre o mercado editorial no Brasil e sobre a sua própria obra a ser construída.

Programa

O que você vai aprender

Os principais objetivos do curso são:
  • Conhecer o presente e futuro do mercado editorial;
  • Como iniciar sua jornada como escritor(a);
  • Aprender como publicar o seu livro de forma estratégica;
  • Como vender o seu livro;
  • Posicionamento de marca pessoal como escritor(a).
Aula 01:
  • Cenários e Tendências: presente e futuro do mercado editorial;
  • Dá para ficar rico como escritor(a)?
  • As 5 missões do(a) escritor(a) para um livro ter sucesso.
  • Quais as questões jurídicas a se atentar antes de assinar um contrato com uma editora?
  • Qual editora escolher para publicar o seu livro?
  • Como chamar a atenção de editoras?
Aula 02:
  • Como definir a área do seu livro?
  • Será que a sua ideia de tema de livro é o que o mercado procura?
  • Identificando o seu real público-alvo;
  • Ser o(a) único(a) autor(a) ou publicar o livro com mais pessoas: qual a melhor opção?
  • Escrita própria x Ghost Writer X Inteligência Artificial (IA): o que escolher para escrever o seu livro?
  • Matriz PCDOGS: entendendo o problema-chave que você discutirá na sua obra.
Aula 03:
  • Como planejar a escrita do seu livro;
  • Vencendo a busca pelo perfeccionismo na escrita;
  • Rompendo os bloqueios da exposição e de se lançar ao mercado;
  • Método de início da escrita do seu livro;
  • Uso de depoimentos e cases de sucesso dentro do livro: erros, excessos e quando usar;
  • Livro interativo: da gamificação aos QR Codes, o que usar na sua obra?
  • Revisão e leitura crítica: quando é o momento de usar?
  • Quando o meu livro está concluído?
Aula 04:
  • Capa, design, diagramação e ilustração: conhecimentos que não podem faltar a você;
  • Como selecionar prestadores de serviço para a sua obra?
  • Como escolher o autor do prefácio?
  • Plataformas de vendas de livros;
  • Livro físico x digital: tendências para a sua obra.
Aula 05:
  • O marketing do(a) escritor(a);
  • As etapas de lançamento do seu livro;
  • Assessoria de imprensa x Marketing próprio: o que vale a pena?
  • Como precificar o seu livro;
  • Estratégias nas vendas B2C (Business-to-Consumer) e B2B (Business-to-Business) do seu livro;
  • Lançamento físico do seu livro: pontos de atenção no planejamento da sessão de autógrafos.
Aula 06:
  • Posicionamento de marca pessoal do escritor(a);
  • Como virar um(a) escritor(a) Best Seller?
  • O que muda na vida do(a) escritor(a) a partir de um livro Best Seller?
  • Aumentando o seu faturamento: a “cauda longa” de produtos a partir da sua obra;
  • A construção do seu legado como escritor(a)!

Quando acontece?

Professor

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Ricardo Dalbosco

Certificado

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos?
Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.