Curadoria de Conteúdo na Educação Corporativa

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O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

No mundo BANI e digital, o profissional de educação corporativa e RH cuida da curadoria de conteúdo para engajamento máximo! Entenda sobre experiências de aprendizagem que encantam, conectam e formalizam o conhecimento, impulsionando a cultura organizacional e ativando a marca empregadora. Inscreva-se agora e destaque-se nas áreas de T&D!

Para quem se destina?

  • Profissionais de Recursos Humanos buscando aprimorar a educação corporativa.
  • Especialistas em Treinamento & Desenvolvimento interessados em melhorar o engajamento dos colaboradores.
  • Produtores de conteúdo para educação continuada em empresas.
  • Executivos procurando fortalecer a cultura organizacional através da educação.
  • Educadores buscando criar experiências de aprendizagem mais impactantes.
  • Consultores que desejam implementar práticas de formalização do conhecimento.
  • Empreendedores focados em desenvolver Universidades Corporativas eficazes.
  • Se você deseja transformar a educação corporativa da sua empresa e engajar seus colaboradores, este curso é para você.

Programa

O que você vai aprender

Os principais objetivos do curso são:
  • Compreender as transformações no ambiente de negócios.
  • Analisar mudanças nos comportamentos e valores sociais.
  • Formalizar e gerir o conhecimento organizacional.
  • Aplicar curadoria eficaz de conteúdo educacional.
  • Implementar princípios de andragogia no ensino para adultos.
  • Analisar conteúdos que engajem e encantem o seu público-alvo.
  • Utilizar estratégias de humanização na educação a distância.
  • Criar experiências de aprendizagem impactantes.
  • Reforçar a cultura organizacional e ativar a marca empregadora.
Aula 1 (3h):
1. Contexto: transformações no mundo de negócios e nas pessoas (2h)
  • Explanação sobre os conceitos de Mundo BANI e VUCA. Era do Caos.
  • Mudanças no comportamento da sociedade e ressignificação de valores.
  • Impactos na gestão do conhecimento e na educação corporativa.
2. Gestão do conhecimento e cultura organizacional (1h)
  • Cultura organizacional.
Aula 2 (3h):
2. Gestão do conhecimento e cultura organizacional (1h)
  • Pirâmide DICS.
  • Conhecimento tácito e explícito e a formalização do conhecimento.
  • Ciclo de conversão do conhecimento: SECI.
3. Curadoria do conteúdo e gestão do conhecimento (2h)
  • Curadoria e organização: planejamento dos conteúdos.
  • Processos de criação e de produção de conteúdo
  • Roteirização e produção do conteúdo.
Aula 3 (3h):
3. Curadoria do conteúdo e gestão do conhecimento (1h)
  • Andragogia: ensino para adultos.
  • Produção para ler, ver e ouvir.
4. Humanização da educação a distância (1h)
  • Interação e a conexão emocional em ambiente virtual.
  • Estratégias para engajar e motivar os colaboradores.
  • A importância do conteúdo original e relevante para a educação corporativa.
5. Experiência e encantamento (1h)
  • Comunicação e persona.
Aula 4 (3h):
5. Experiência e encantamento (1h)
  • Criação de experiência de aprendizagem.
  • Ações de comunicação e lançamento.
6. Universidade Corporativa como janela (2h)
  • Educação corporativa, oportunidade de desenvolvimento para a vida.
  • Disseminação da cultura organizacional.
  • A importância do orgulho de pertencimento à universidade corporativa.
  • Ativação da marca empregadora.

Quando acontece?

Professor

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Maria Helena Carneiro

Certificado

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.