ESG em Negócios de Beleza

Online ao Vivo

Inscrições: Encerradas

Selecione a opção do curso para continuar

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

Programa imersivo de aprendizado e debates sobre o papel do ESG no crescimento e reputação das marcas de beleza.

Para quem se destina?

Empreendedores e profissionais da indústria da beleza – especialistas, analistas, assistentes, gerentes – e estudantes interessados em desenvolver competências sobre a agenda ESG no setor cosmético.

Programa

O que você vai aprender

A agenda ESG se insere cada vez mais no modelo de negócios das empresas e no setor cosmético, os aspectos ambientais, sociais e de governança, são cada vez mais evidentes já que existe uma demanda cada vez maior por produtos sustentáveis e éticos. As marcas que têm um compromisso genuíno com esse movimento, podem obter vantagem competitiva, desde que os gestores entendam que essa agenda deve ser um propósito do negócio. O curso irá proporcionar a compreensão dos conceitos de consumo consciente e da agenda ESG, bem como o entendimento da cadeia produtiva da indústria cosmética e seus impactos sociais e ambientais. Essa compreensão holística é vital para a adoção de práticas genuínas, já que existem múltiplas interpretações que direcionam erroneamente o posicionamento das empresas. A partir dessa base serão analisados os negócios sustentáveis do setor e a influência da tecnologia como catalisadora desse processo. Ao final deste programa, os participantes serão capazes de:
  • Desenvolver uma estratégia de desenvolvimento sustentável para sua marca.
  • Implementar práticas sustentáveis nos processos da empresa.
  • Comunicar o compromisso genuíno com os consumidores.
Aula 1: Introdução ao ESG e Sustentabilidade na Beleza
  • Conceitos e princípios de ESG
  • Relação entre ESG e sustentabilidade na indústria da beleza.
  • O ESG como forma de fazer negócios
  • Inovações disruptivas na cosmética sustentável: refil, embalagens recicláveis, cosméticos biodegradáveis, etc.
  • Desafios e oportunidades do ESG na indústria da beleza
Aula 2: A esfera ambiental: a letra “E” do ESG
  • As diferentes etapas da cadeia produtiva da indústria cosmética (desde a matéria-prima até o descarte) e seus impactos ambientais.
  • Inovações e tecnologias para uma cadeia produtiva mais sustentável
  • Certificações de sustentabilidade para a indústria cosmética.
Aula 3: A esfera social: a letra “S” do ESG
  • Os pilares da esfera social
  • A interconexão do social e do ambiental
  • Desenvolvimento de Comunidades e Impacto Social
  • O papel da tecnologia na esfera social
Aula 4: A esfera governança: a letra “G” do ESG
  • A governança como base para a concretização das práticas ambientais e sociais
  • Princípios básicos de governança corporativa
  • As políticas de compliance na indústria cosmética
  • O papel da tecnologia na governança
Aula 5: Estratégias de Marketing para Negócios de Cosmética Sustentável
  • Segmentação e posicionamento estratégico no mercado
  • A construção da marca
  • O marketing para comunicar os valores e diferenciais da marca sustentável.
  • Análise de cases de sucesso de marketing em negócios de cosmética sustentável

Quando acontece?

Professor

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Daniela Ferreira

Cursos de ESG

Este curso faz parte do HUB de ESG

Certificado

Invista no seu futuro

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos?
Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.