Gestão Estratégica de Riscos e Crises

Online ao Vivo

Inscrições até: 24/11/2024

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*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

Diante da velocidade de informações que circulam nas redes sociais, um comentário não gerenciado ou em tom de voz desalinhado do discurso institucional já são suficientes para desencadear potenciais eventos críticos. Mas, como acompanhar a viralização de uma crise? Antes mesmo disso, como estruturar uma escala do que é ou não crise e o quanto isso afeta a saudabilidade da marca? A proposta do curso é capacitar profissionais para prevenir, gerenciar e estruturar protocolos, campanhas e ações focadas em mitigação de riscos e potencialização dos atributos reputacionais das marcas.

Para quem se destina?

Publicitários, administradores, Social Media, relações públicas, jornalistas, profissionais de marketing, Compliance e áreas afins​

Programa

O que você vai aprender

​​​A ideia deste treinamento prático é capacitar as equipes de social media , jornalismo, relações públicas, administração, marketing e áreas afins para identificação dos diferentes tipos de crise em possíveis cenários que venham a afetar a marca, estruturar mapas de risco, diferenciar crises e eventos críticos, compreender as diferentes naturezas das crises, mapeamento de gatilhos, criando procedimentos preventivos e parâmetros para avaliação do posicionamento (tempo x pressão x assertividade da resposta x impacto nos negócios).
Encontro 1: Universo das crises
  • Quão amplo é o universo das crises?
  • Qual o poder de destruição das crises nas organizações?
  • Definições e conceitos
  • Um sem-número de variáveis
  • Diferenças – crises iguais x padrões diferentes
  • Tipos abrangentes de crises
  • Causas e efeitos
  • Reputação institucional x crise de reputação
  • Valor das marcas
  • Perdas financeiras em momentos de crise
  • Custos de uma crise
  • Exemplificações com cases
Encontro 2: Estratégias em gestão de crise
  • O que fazer durante uma crise?
  • Estratégias institucionais x da comunicação
  • DOs & DON´Ts
  • Narrativas, posicionamento e discursos integrados de comunicação
  • Cuidados essenciais
  • Repercussões e monitoramento
  • Identificação dos potencializadores e desdobradores de crises
  • Organização de atividades
  • Relevância de públicos-alvo
  • Stakeholders como parceiros
  • Imprensa – grande vilão?
  • Sensibilização da liderança organizacional
  • Orientações de porta-vozes e funcionários
    • Exemplificações com cases
Encontro 3: Crise e Internet
  • Onde estamos na sociedade da informação?
  • Os paradigmas de comunicação e seus impactos na crise
  • Passado, presente e futuro na propagação da informação
  • Prós e contras da Internet na crise
  • Internet – números e alcance (e rapidez)
  • Até onde vão as redes sociais na crise?
  • Redes sociais – aliados e adversários
  • Estratégia de gestão de crise nas redes sociais
  • Gerenciamento de conteúdo e comentários (críticas, reclamações, haters e etc)
  • Exemplificações com cases
Encontro 4: Prevenção
  • Pré-crise: Diagnóstico da marca
  • Benefícios da prevenção
  • A quem compete a prevenção?
  • Formas e níveis de um trabalho preventivo
  • Até onde é viável mapear riscos
  • Criação de parâmetros para avaliação de riscos
  • Organizando os trabalhos preventivos
  • Criação do Comitê de crise e áreas indicadas
  • Diversas formas de manuais
  • Treinamentos e contingências
  • A crise passou: e agora?
  • Pós crise
    • Exemplificações com cases

Quando acontece?

Professor

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Marcelo Rodrigues

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Marcelo Rodrigues

Professor

Marcelo Rodrigues

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão

Ou R$
a vista no boleto*, pix ou no débito.

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.