Inovação e UX: Transformação Digital no Agronegócio

Online ao Vivo

Inscrições até: 01/12/2024

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*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

​​​Desenvolver e aperfeiçoar profissionais do agronegócio que desejam entender e aplicar os princípios de User Experience (UX) para transformar suas operações e interações digitais. O curso tem como foco o princípio do design centrado no usuário e inovação, e como esses conceitos podem romper barreiras e revolucionar a forma como os produtores rurais, fornecedores e outros stakeholders interagem com plataformas digitais, promovendo eficiência, satisfação e adoção tecnológica no setor agrícola.​​

Para quem se destina?

​​​Profissionais de marketing, pesquisa de mercado, trade marketing, product managers e profissionais de UX que já atuam no setor e estão buscando um aprofundamento de como se comunicar de forma mais assertiva com stakeholders e entender melhor seu público-alvo, ou para aqueles que queiram migrar para o setor agro.​​

Programa

O que você vai aprender

Os principais objetivos do curso são:
  • ​​Contexto do Agronegócio – onde estamos e para onde vamos
  • ​O produtor rural e o uso de novas tecnologias – desafios e oportunidades
  • ​Futuro e Tecnologias emergentes no Agronegócio – o uso de IA e tecnologias humanizadas
  • ​Fomentar a Inovação: Promover uma cultura de inovação e melhoria contínua através do design centrado no usuário.
  • ​Aplicar UX ao Agronegócio: Adaptar princípios de UX para resolver desafios específicos do agronegócio, como a resistência à tecnologia e a diversidade de usuários.
  • ​Desenvolver Habilidades Práticas: Realizar atividades práticas, como metodologias e pesquisas com usuários, criação de personas, prototipagem e testes.
  • ​Implementar Soluções Digitais Eficazes: Projetar e melhorar plataformas digitais que atendam às necessidades dos produtores rurais e outros usuários do agronegócio.​
​​Módulo 1: O uso de tecnologias no Agronegócio e as AgTechs – visão atual e futura (3 horas – 1 aula)
​Aula 1: Contexto do Agronegócio e AgTechs (3 horas)
  • ​Visão geral do setor de agronegócio: principais desafios e oportunidades;
  • ​Panorama atual das AgTechs: quem são os principais players, quais tecnologias estão sendo utilizadas e quais problemas estão sendo resolvidos;
  • ​Aplicações práticas de IA e tecnologias humanizadas no agronegócio;
  • ​Discussão sobre o impacto dessas tecnologias no setor: benefícios, desafios e implicações éticas;
  • ​Discussão e análise de estudos de caso relevantes (cases de sucesso/falha);
​Módulo 2: Experiência do Usuário (UX) no Agro (6 horas – 2 aulas)
​​Aula 1: Introdução à UX e conhecendo os consumidores do universo agro (3 horas)
  • ​Conceitos básicos e a importância do conceito de UX
  • ​Conhecendo o produtor rural – dia a dia no campo, hábitos de consumo, dores, necessidades e oportunidades
  • ​Experiência de usuário no Agro – aplicação do UX no setor agrícola, estudos de caso, benefícios e boas práticas
  • ​Aula 2: Implementação do UX no Agro (3 horas)
  • ​Processo de pesquisa de usuário e mapeamento de oportunidades
  • ​Criação de experimentos para coleta e análise de feedback
  • ​Exercício – criação de um planejamento para pesquisa do consumidor com um foco definido
​​Módulo 3: O Futuro do Agronegócio – Para Onde Estamos Indo (3 horas – 1 aula)
  • ​Aula 1: Tendências e tecnologias emergentes (3 horas)
  • ​Discussão sobre as tendências futuras no agronegócio e nas AgTechs: quais tecnologias emergentes devemos prestar atenção, quais são as oportunidades inexploradas;
  • ​Debate sobre como essas tendências podem moldar o futuro do setor de agronegócio e o papel das AgTechs nesse futuro;
  • ​Reflexão e discussão sobre o que os alunos podem fazer para se preparar para esse futuro, tanto em termos de habilidades que podem desenvolver quanto de ações que podem tomar em suas próprias organizações ou carreiras;
​Módulo 4: Inovação e transformação digital no Agro (6 horas – 2 aulas)
​Aula 1: Transformação digital como catalisador (3 horas)
  • ​Entendendo a transformação digital;
  • ​Impacto da transformação digital no agronegócio;
  • ​Planejamento estratégico para a transformação digital;
  • ​Gerenciamento de mudanças;
  • ​Medindo o sucesso da transformação digital;
  • ​O uso do Design de Serviço e interação na melhoria da comunicação com o produtor rural
​Aula 2: Processo de Inovação (3 horas)
  • ​Princípios da inovação;
  • ​Inovação focada no usuário (user-informed);
  • ​Estratégias para promover a inovação contínua nas organizações agrícolas;
  • ​Como elaborar uma área de inovação em uma AgTech;
  • ​Desenvolvimento de um plano de transformação digital;
  • ​[Exercício] Como implementar uma cultura user-informed e de inovação no Agro.

Quando acontece?

Professor

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Ana Paula Domingos

Izabela Escanhoela

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão

Ou R$
a vista no boleto*, pix ou no débito.

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.