7 Passos para ter Insights Criativos em Business Intelligence (BI)

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*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

7 passos para ter insights criativos em BI.

Para quem se destina?

Profissionais das áreas de marketing, comunicação, planejamento, mídia, BI, criação e interessados no assunto, em empresas, agências de propaganda, digitais e startups, que buscam ter soluções criativas para as principais questões relacionadas ao negócio.

Programa

O que você vai aprender

O objetivo do curso é capacitar profissionais das áreas de marketing, planejamento, criação, mídia, análise de dados e BI, em diferentes níveis de atuação, a terem insights mais poderosos e criativos para solução de problemas de marketing e comunicação. Para tanto, será mostrado como aplicar técnica para produção de insights criativos, a partir dos dados coletados, e avaliar a sua efetividade na solução de demandas do negócio.
Aula 1- A importância de ter insights criativos.
  • Introdução ao curso para que diferentes tipos de profissionais, comprometidos com o sucesso do negócio de empresas, marcas e produtos, possam saber como ter respostas criativas e eficazes para seus problemas mercadológicos e de comunicação, aplicando uma metodologia criativa em BI. Exposição e discussão sobre as principais dificuldades e entraves para se identificar caminhos novos para velhas questões, analisando e interpretando dados.
Aula 2- Qual a principal pergunta que eu quero responder?
  • Passo 1– Definição de objetivos claros para orientar a formulação de perguntas que gerem respostas aos principais problemas sobre o negócio da empresa, marca ou produto. Quais resultados se espera atingir com estas respostas. Em tempos de IA, a qualidade da pergunta é determinante no sucesso da resposta.
Aula 3- Coletando materiais
  • Passo 2 – Coletar o maior número de informações possível sobre o problema ou o desafio que se deseja resolver. Isso pode ser feito por meio de pesquisas, entrevistas, observações etc. Esses dados podem ser internos, como dados de vendas, marketing ou operações, ou externos, como dados de mercado ou concorrência. Importante acrescentar informações mais generalistas e menos previsíveis para extrapolar as possibilidades de dados e insights. Fuja do mesmo.
Aula 4- Analisar com espírito criativo
  • Passo 3 – Depois de coletar o material é necessário estudá-lo e analisá-lo cuidadosamente. Isso ajudará a identificar os padrões, as tendências e as possíveis soluções para o problema. Os dados coletados precisam ser preparados para serem analisados. Isso inclui a limpeza, a padronização e a integração dos dados. Depois disso, identificar o que é realmente novo e relevante, do que é repetitivo e comum. O que tem frescor do que é velho. O que já sabemos do que ainda precisamos saber para ter insumos mais ricos.
Aula 5- Cruzando todas as informações
  • Passo 4 – Nesta etapa do processo, a análise dos dados deve ser pausada da visão objetiva e deve mergulhar no inconsciente de cada profissional para ser nutrida de toda informação e conhecimento possível. É a oportunidade de produzir livres associações de ideias e ir além da interpretação pura e simples dos dados.
Aula 6- Colheita fértil
  • Passo 5 – Depois de processar toda a informação de forma consciente e inconsciente, comece a registrar e organizar todos os insights possíveis que possam responder de maneira inovadora a pergunta inicial que se quer responder. Compartilhe as análises e procure traduzi-las em conceitos, frases ou ideias. Não deixe o espírito crítico e conhecimentos anteriores inviabilizarem esta etapa.
Aula 7- Só o melhor.
  • Passo 6 – Depois de processar todos os dados, extrair insights, chega a hora de validar sua aplicação como resposta ao problema proposto. É preciso avaliar sua clareza, aplicação e efetividade. É fundamental compartilhar, ouvir e, por fim, escolher qual ou quais insights apresentam a solução mais criativa e poderosa em razão dos objetivos de negócio. Para chegar a escolha final, estresse o insight. Certifique-se que é claro, extremamente objetivo, que não repete padrões passados, que está muito a frente da concorrência, se for o caso, e que entrega uma proposta de valor que ainda ninguém apresentou.
Aula 8- O Sucesso
  • Passo 7 – A gestão e o aprimoramento dos dados precisa ser contínuo num processo de BI. A ideia é promover um processo fluido e criativo em detrimento de um compartimentado e linear. Ir para além do olhar lógico e buscar respostas inesperadas que podem estar no inconsciente das pessoas. É propor em todo processo de trabalho, o envolvimento dos principais responsáveis e compartilhar ao máximo dados e ideias para se alcançar o sucesso.

Quando acontece?

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Raul Vieira Orfão Filho

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Certificado

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a vista no boleto*, pix ou no débito.

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.