Desvendando a Mídia Programática – Guia Tático para a Compra de Mídia Digital 

Presencial

Em parceria com Rede Bahia

Inscrições até: 02/2/2025

Selecione a opção do curso para continuar

Matrículas abertas no site até o dia 02/2/2025, ou enquanto houver vagas.

Matrículas abertas no site até o dia 1738454400, ou enquanto houver vagas.*

*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

sobre o curso

Descrição do curso

Desvendando a Mídia Programática | Guia tático para a compra de mídia com Mídia Digital

Para quem se destina?

Profissionais de marketing, publicidade, mídia, agências digitais, e-commerce e todos aqueles que desejam aprimorar seus conhecimentos em publicidade digital para análise da performance das suas campanhas de mídia.

Programa

O que você vai aprender

Curso projetado para capacitar profissionais de marketing e publicidade a entenderem o dinâmico universo da mídia programática. Faremos uma trilha de conhecimento que abordará os fundamentos da mídia programática, as principais plataformas e ferramentas utilizadas, além das melhores práticas para otimização de campanhas e alcançar resultados mensuráveis considerando todas as realidades e relação de consumo de mídia digital que existem no Brasil.
Módulo 1: Mídia Programática
Introdução
  • Definição e conceitos
  • Histórico e evolução
  • Comparação com métodos tradicionais de compra de mídia
  Benefícios
  • Segmentação avançada e personalização
  • Eficiência e automação
  • Medição e análise de performance
  Glossário e Terminologias
  • Apresentação dos termos chave como DSP, SSP, RTB, DMP, etc
  Plataformas e Ferramentas Plataformas de Demand-Side (DSP)
  • Principais DSPs no mercado
  • Funcionalidades e vantagens
  Plataformas de Supply-Side (SSP)
  • Principais SSPs no mercado
  • Funcionamento das SSPs e vantagens
  Data Management Platforms (DMP)
  • O papel das DMPs na coleta e gerenciamento de dados
  • Integração de dados para uma melhor segmentação e desempenho de mídia
Tecnologia de Real-Time Bidding (RTB)
    • Funcionamento e processos de leilão em tempo real
    • Impacto no custo e na eficiência das campanhas
 
Módulo 2: Guia tático para entendimento da estrutura e implementação de campanhas
Planejamento Desenvolvimento de Estratégias de Mídia Programática
  • Definição de objetivos e KPIs
  • Segmentação de audiência e definição de público-alvo
  • Tipos de dados – Novos dados
  Criação de Anúncios e Criativos
  • Principais formatos
  • Criativos ricos
  • Boas práticas para criativos em campanhas de performance
  Configuração e Lançamento de Campanhas
  • Pontos de atenção para configuração otimizada de campanhas em DSPs
  • Estratégias de bidding e orçamento
  Otimização e Monitoramento de Campanha Análise de Performance
  • Métricas e KPIs essenciais para avaliação de campanhas
  • Ferramentas de análise e relatórios
  Otimização
  • Recursos para otimização das campanhas
  • Cruzamento de dados de mídia com dados do pós clique
  • Testes A/B e experimentação
  • Avaliação do macro ambiente
  Brand Safety
  • Recursos para identificação e prevenção de fraudes em mídia programática
 
Módulo 3: Brasil: Pluralidade de perfis e relações com o ambiente digital
Brasil Digital
  • Pluralidade
  • Consumo de mídia digital
  • Preferências por região
  • Bases de audiência: entendendo a relação das praças com os formatos
  • Mídia Digital no Interior
  Nordeste: Racional para projetos de alta performance
  • Principais pontos de atenção para projetos de mídia
  • Metodologias ágeis, rotina e interação entre times
  • Ampliação dos esforços para performance
  • Tomada de decisão em projetos de performance
Estudos de Caso e Atividades Práticas
  • Análise de Estudos de Caso Reais
  • Casos de sucesso e desafios enfrentados
  • Lições aprendidas e melhores práticas
  • Atividades Práticas
  • Exercícios de análise e otimização de campanhas

Quando acontece?

logo pag parceria rede bahia

Uma parceria Rede Bahia e ESPM

A ESPM, escola de negócios, comunicação e marketing, e a Rede Bahia, conglomerado de mídia que conta com 16 veículos presentes em todo o estado da Bahia, promovem o “ESPM em Rede”, uma iniciativa que contempla um conjunto de ações para o mercado de comunicação da Bahia, entre eles, a Pós-Graduação em Marketing Estratégico, Branding e Mídias. 

Professor

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Saulo Tácio

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão

Ou R$
a vista no boleto*, pix ou no débito.

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

LOCAL

Onde o curso aconterá?

Salvador – BA

Rua Professor Aristides Novis, 123

Federação - Salvador - BA

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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10% de desconto para matrículas antecipadas até 30/12

Digite o cupom FERIAS#2025 no checkout para aplicação do desconto.

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.