​​Gestão Estratégica de Sell Out – Integração Comercial e Trade Marketing​

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*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à sua presença em pelo menos 75% da carga horária do curso.

 

O curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

sobre o curso

Descrição do curso

​​​O objetivo do curso é capacitar os alunos no desenvolvimento de um ecossistema empresarial voltado ao sell out.

Para quem se destina?

​​​Executivos, gestores, vendedores e profissionais das áreas interligadas: Comercial, Trade Marketing, Marketing e RH​​

Programa

O que você vai aprender

​​O objetivo do curso é capacitar os alunos no desenvolvimento de um ecossistema empresarial voltado ao sell out, que orienta as decisões estratégicas, norteia as áreas envolvidas diretamente no sucesso de vendas das empresas (Marketing, Trade, Comercial e RH) e estrutura um modelo de gestão baseado em processos que integram e direcionem as equipes de venda e promoção à execução. ​A cultura do sell out precisa partir de uma decisão estratégica macro, estabelecendo modelos ágeis e táticos no meso e engajando e impactando diretamente no micro (as equipes), permitindo que esse ciclo funcione, amparado por políticas e KPIs adequados, munido de ferramentas e dados, baseado em diagnósticos mais ou menos profundo em função do tipo de canal (direto ou indireto), que visem desenvolver o negócio dos clientes, preferencialmente calcado em cima de programas de relacionamento, investimento direcionado ao Trade e muita capacitação e engajamento das equipes.
​​AULA 1 – A EVOLUÇÃO DO MERCADO
  • ​A necessária evolução comercial
  • A estrutura da ida ao mercado – Go to market
  • ​​Ciclo e processo de transformação de cultura
  • ​O papel do Marketing, Trade, Comercial e RH na gestão voltada a sell out da empresa
  • ​A visão estratégica, tática e operacional do sell out
  • ​Desenvolvendo um modelo de negócio para potencializar as vendas do varejo – diagnóstico comercial, programas de relacionamento, desenvolvimento de parcerias e processo ganha-ganha
  • ​Professor convidado: Daniel Sousa (MSD Saúde Animal)
AULA 2 – EXECUÇÃO 360° – DO ESTRATÉGICO AO OPERACIONAL
  • ​Planejamento voltado à execução – Categoria e Canal
  • ​Modelo de Execução
  • ​Segmentação e clusterização de clientes – atributos e critérios em diferentes segmentos
  • ​Portfolio de produtos por canal
  • ​Definição de material merchandising por canal
  • ​Fotografia do sucesso e ativação por canal
  • ​Indicadores de sell out para equipes e promotores
  • ​Hierarquia da Comunicação
  • ​Professores convidados: Tatiane Bittencourt (JBS)
AULA 3 – GESTÃO E ENGAJAMENTO DA EQUIPE DE CAMPO E TRADE DIGITAL
  • ​Gestão e engajamento da equipe de campo
  • ​Modelos de operação de equipes de campo – própria, terceirizada, mista e compartilhada
  • ​Mapeamento de competências e regras de seleção de pessoas
  • ​Liderança das equipes de sell out
  • ​Capacitação e desenvolvimento profissional das equipes de sell in e sell out
  • ​Trade Digital
  • ​Omnishopper, Omnichannel e Shopper Marketing
  • ​Percurso de compra do shopper on e offline
  • ​Os 5Ps da Execução Digital
  • ​Gestão do Trade Digital
  • ​Professor convidado: Deise Amorim (Mondial)
​AULA 4 – VIRADA CULTURAL DE SELL IN PARA SELL OUT EM EQUIPES COMERCIAIS – PARTE 1
  • ​Ciclo e processo de transformação de cultura
  • ​Ferramentas e modelos de mensuração
  • ​KPIs e remuneração envolvendo o sell out
  • ​Modelos de tomada de decisão
  • ​Os papéis e a multiplicação do processo (roll out)
  • ​Integrando o On e off line na estratégia e abordagem comercial
  • ​Os passos da venda voltados ao sell out: Planejamento; Análise de Oportunidades no PDV; Negociação; Ativação do Sell out; Revisão e acompanhamento das ações.
  • ​Professor convidado: a confirmar
AULA 5 – VIRADA CULTURAL DE SELL IN PARA SELL OUT EM EQUIPES COMERCIAIS – PARTE 2
  • ​​ Modelos de capacitação na cadeia de vendas envolvendo equipes internas e externas (stakeholders, balconistas, equipes do varejo)
  • ​Avaliação qualitativa e quantitativa das equipes
  • ​Desenvolvimento de competências adequadas
  • ​O sell out estratégico do KAM
  • ​​A missão e o papel das lideranças Comercial e Trade para o sucesso da implementação
  • ​​Construção, aplicabilidade e acompanhamento de um plano de JBP
  • ​​Professor convidado: Michelle Tsufa (Stanley)​

Quando acontece?

Cursos de trade marketing

Este curso faz parte do HUB de Trade Marketing

Curador

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Simone Terra

Certificado

Invista no seu futuro

Em até
x

R$

sem juros no cartão

Ou R$
a vista no boleto*, pix ou no débito.

* Forma de pagamento disponível para matrículas até cinco dias antes do início do curso. Após o prazo, será aceito apenas pagamento via cartão de crédito.

Desconto exclusivo para alunos e ex-alunos

20% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

5% de desconto

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Caso o estudante não concorde com o adiamento, deverá solicitar a transferência e/ou cancelamento junto a Central de Relacionamento através do e-mail  [email protected].

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.

Caso haja desistência de participar de um curso, serão aceitos pedidos de transferência ou restituição do investimento apenas com 24 horas de antecedência do início do curso, através do e-mail  [email protected].

Pesquisa

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?
Dá uma olhada aqui.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.